Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruas, Franciele Pires
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Heckler, Valmir, de Araujo, Rafaele Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12077
Resumo: Nesta escrita objetivamos compreender o que motiva professores e licenciandos a buscarem formações direcionadas a Feiras de Ciências, bem como suas experiências com esses espaços não formais. Para esta compreensão, nos direcionamos a um curso online ofertado pelo projeto da Feira de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Ao questionarmos os sujeitos participantes sobre o motivo da busca/realização do curso voltado para a reflexão sobre Feiras/Mostras de Ciências e o compartilhamento de alguma experiência com Feiras/Mostras de Ciências, emerge a discussão por meio da metodologia de análise do Discurso do Sujeito Coletivo: “O altruísmo do ser professor na busca por conhecimento sobre Feiras de Ciências”. Significamos que a imersão em cursos de formação direcionada ao planejamento e desenvolvimento de Feiras de Ciências em lócus escolar, contribui para o aperfeiçoamento das ações pedagógicas, auxiliando na ampliação das relações entre professores, alunos e comunidade, bem como no estreitamento de novas redes de interação e socialização da produção científica.
id UFFS-2_72baf54ebe3924ca3d2940cae03af983
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12077
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências?Nesta escrita objetivamos compreender o que motiva professores e licenciandos a buscarem formações direcionadas a Feiras de Ciências, bem como suas experiências com esses espaços não formais. Para esta compreensão, nos direcionamos a um curso online ofertado pelo projeto da Feira de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Ao questionarmos os sujeitos participantes sobre o motivo da busca/realização do curso voltado para a reflexão sobre Feiras/Mostras de Ciências e o compartilhamento de alguma experiência com Feiras/Mostras de Ciências, emerge a discussão por meio da metodologia de análise do Discurso do Sujeito Coletivo: “O altruísmo do ser professor na busca por conhecimento sobre Feiras de Ciências”. Significamos que a imersão em cursos de formação direcionada ao planejamento e desenvolvimento de Feiras de Ciências em lócus escolar, contribui para o aperfeiçoamento das ações pedagógicas, auxiliando na ampliação das relações entre professores, alunos e comunidade, bem como no estreitamento de novas redes de interação e socialização da produção científica.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1207710.36661/2595-4520.2021v4i2.12077Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 110-1212595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12077/7759Copyright (c) 2021 Franciele Pires Ruas, Valmir Heckler, Rafaele Rodrigues de Araujohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRuas, Franciele PiresHeckler, Valmirde Araujo, Rafaele Rodrigues2021-07-13T05:21:34Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12077Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:34Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências?
title Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências?
spellingShingle Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências?
Ruas, Franciele Pires
title_short Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências?
title_full Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências?
title_fullStr Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências?
title_full_unstemmed Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências?
title_sort Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências?
author Ruas, Franciele Pires
author_facet Ruas, Franciele Pires
Heckler, Valmir
de Araujo, Rafaele Rodrigues
author_role author
author2 Heckler, Valmir
de Araujo, Rafaele Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruas, Franciele Pires
Heckler, Valmir
de Araujo, Rafaele Rodrigues
description Nesta escrita objetivamos compreender o que motiva professores e licenciandos a buscarem formações direcionadas a Feiras de Ciências, bem como suas experiências com esses espaços não formais. Para esta compreensão, nos direcionamos a um curso online ofertado pelo projeto da Feira de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Ao questionarmos os sujeitos participantes sobre o motivo da busca/realização do curso voltado para a reflexão sobre Feiras/Mostras de Ciências e o compartilhamento de alguma experiência com Feiras/Mostras de Ciências, emerge a discussão por meio da metodologia de análise do Discurso do Sujeito Coletivo: “O altruísmo do ser professor na busca por conhecimento sobre Feiras de Ciências”. Significamos que a imersão em cursos de formação direcionada ao planejamento e desenvolvimento de Feiras de Ciências em lócus escolar, contribui para o aperfeiçoamento das ações pedagógicas, auxiliando na ampliação das relações entre professores, alunos e comunidade, bem como no estreitamento de novas redes de interação e socialização da produção científica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12077
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12077
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12077
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12077/7759
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Franciele Pires Ruas, Valmir Heckler, Rafaele Rodrigues de Araujo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Franciele Pires Ruas, Valmir Heckler, Rafaele Rodrigues de Araujo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 110-121
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613183172608