Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12077 |
Resumo: | Nesta escrita objetivamos compreender o que motiva professores e licenciandos a buscarem formações direcionadas a Feiras de Ciências, bem como suas experiências com esses espaços não formais. Para esta compreensão, nos direcionamos a um curso online ofertado pelo projeto da Feira de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Ao questionarmos os sujeitos participantes sobre o motivo da busca/realização do curso voltado para a reflexão sobre Feiras/Mostras de Ciências e o compartilhamento de alguma experiência com Feiras/Mostras de Ciências, emerge a discussão por meio da metodologia de análise do Discurso do Sujeito Coletivo: “O altruísmo do ser professor na busca por conhecimento sobre Feiras de Ciências”. Significamos que a imersão em cursos de formação direcionada ao planejamento e desenvolvimento de Feiras de Ciências em lócus escolar, contribui para o aperfeiçoamento das ações pedagógicas, auxiliando na ampliação das relações entre professores, alunos e comunidade, bem como no estreitamento de novas redes de interação e socialização da produção científica. |
id |
UFFS-2_72baf54ebe3924ca3d2940cae03af983 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12077 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências?Nesta escrita objetivamos compreender o que motiva professores e licenciandos a buscarem formações direcionadas a Feiras de Ciências, bem como suas experiências com esses espaços não formais. Para esta compreensão, nos direcionamos a um curso online ofertado pelo projeto da Feira de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Ao questionarmos os sujeitos participantes sobre o motivo da busca/realização do curso voltado para a reflexão sobre Feiras/Mostras de Ciências e o compartilhamento de alguma experiência com Feiras/Mostras de Ciências, emerge a discussão por meio da metodologia de análise do Discurso do Sujeito Coletivo: “O altruísmo do ser professor na busca por conhecimento sobre Feiras de Ciências”. Significamos que a imersão em cursos de formação direcionada ao planejamento e desenvolvimento de Feiras de Ciências em lócus escolar, contribui para o aperfeiçoamento das ações pedagógicas, auxiliando na ampliação das relações entre professores, alunos e comunidade, bem como no estreitamento de novas redes de interação e socialização da produção científica.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1207710.36661/2595-4520.2021v4i2.12077Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 110-1212595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12077/7759Copyright (c) 2021 Franciele Pires Ruas, Valmir Heckler, Rafaele Rodrigues de Araujohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRuas, Franciele PiresHeckler, Valmirde Araujo, Rafaele Rodrigues2021-07-13T05:21:34Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12077Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:34Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências? |
title |
Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências? |
spellingShingle |
Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências? Ruas, Franciele Pires |
title_short |
Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências? |
title_full |
Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências? |
title_fullStr |
Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências? |
title_full_unstemmed |
Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências? |
title_sort |
Motivações e Experiências: o que dizem os professores e licenciandos sobre formações em Feiras de Ciências? |
author |
Ruas, Franciele Pires |
author_facet |
Ruas, Franciele Pires Heckler, Valmir de Araujo, Rafaele Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Heckler, Valmir de Araujo, Rafaele Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruas, Franciele Pires Heckler, Valmir de Araujo, Rafaele Rodrigues |
description |
Nesta escrita objetivamos compreender o que motiva professores e licenciandos a buscarem formações direcionadas a Feiras de Ciências, bem como suas experiências com esses espaços não formais. Para esta compreensão, nos direcionamos a um curso online ofertado pelo projeto da Feira de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Ao questionarmos os sujeitos participantes sobre o motivo da busca/realização do curso voltado para a reflexão sobre Feiras/Mostras de Ciências e o compartilhamento de alguma experiência com Feiras/Mostras de Ciências, emerge a discussão por meio da metodologia de análise do Discurso do Sujeito Coletivo: “O altruísmo do ser professor na busca por conhecimento sobre Feiras de Ciências”. Significamos que a imersão em cursos de formação direcionada ao planejamento e desenvolvimento de Feiras de Ciências em lócus escolar, contribui para o aperfeiçoamento das ações pedagógicas, auxiliando na ampliação das relações entre professores, alunos e comunidade, bem como no estreitamento de novas redes de interação e socialização da produção científica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12077 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12077 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12077 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12077/7759 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Franciele Pires Ruas, Valmir Heckler, Rafaele Rodrigues de Araujo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Franciele Pires Ruas, Valmir Heckler, Rafaele Rodrigues de Araujo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 110-121 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613183172608 |