Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11900 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático, envolvendo conceitos básicos referentes à teoria das cores. O jogo foi concebido para alunos do Ensino Fundamental II, a partir de uma temática para os conteúdos que estavam sendo trabalhados em sala de aula pelo docente da disciplina de Ciências. O jogo, chamado “Cores”, pedagogicamente permitiu revisar, de forma lúdica no Clube de Ciências, a temática sobre a composição das cores propiciando aos alunos um processo de ensino e de aprendizagem mais prazeroso, e como divulgação científica, a atividade foi aplicada para os participantes da Feira de Ciências. Através de uma metodologia qualitativa o docente da turma do 6º ano relatou que a revisão dos conceitos foi altamente satisfatória para o processo de consolidação da aprendizagem, e inclusive a exploração de habilidades de socialização que a proposta apresentou, foi elogiada pelo corpo docente da escola. Os alunos que participaram da atividade demonstraram grande aceitação por essa metodologia alternativa e solicitaram sua aplicação para outras turmas na escola. |
id |
UFFS-2_72fe07567846f4353166d3926654fcf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11900 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino FundamentalEste trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático, envolvendo conceitos básicos referentes à teoria das cores. O jogo foi concebido para alunos do Ensino Fundamental II, a partir de uma temática para os conteúdos que estavam sendo trabalhados em sala de aula pelo docente da disciplina de Ciências. O jogo, chamado “Cores”, pedagogicamente permitiu revisar, de forma lúdica no Clube de Ciências, a temática sobre a composição das cores propiciando aos alunos um processo de ensino e de aprendizagem mais prazeroso, e como divulgação científica, a atividade foi aplicada para os participantes da Feira de Ciências. Através de uma metodologia qualitativa o docente da turma do 6º ano relatou que a revisão dos conceitos foi altamente satisfatória para o processo de consolidação da aprendizagem, e inclusive a exploração de habilidades de socialização que a proposta apresentou, foi elogiada pelo corpo docente da escola. Os alunos que participaram da atividade demonstraram grande aceitação por essa metodologia alternativa e solicitaram sua aplicação para outras turmas na escola.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1190010.36661/2595-4520.2021v4i4.11900Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 292-3082595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11900/7968Copyright (c) 2021 Edemar Benedetti Filho, Letícia Asheley Gomes, Gabriel Moraes Reche Martins, João Marcos Soares Maiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBenedetti Filho, EdemarGomes, Letícia AsheleyMartins, Gabriel Moraes RecheMaia, João Marcos Soares2021-06-22T14:03:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11900Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-06-22T14:03:55Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental |
title |
Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental Benedetti Filho, Edemar |
title_short |
Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental |
title_full |
Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental |
title_sort |
Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental |
author |
Benedetti Filho, Edemar |
author_facet |
Benedetti Filho, Edemar Gomes, Letícia Asheley Martins, Gabriel Moraes Reche Maia, João Marcos Soares |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Letícia Asheley Martins, Gabriel Moraes Reche Maia, João Marcos Soares |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benedetti Filho, Edemar Gomes, Letícia Asheley Martins, Gabriel Moraes Reche Maia, João Marcos Soares |
description |
Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático, envolvendo conceitos básicos referentes à teoria das cores. O jogo foi concebido para alunos do Ensino Fundamental II, a partir de uma temática para os conteúdos que estavam sendo trabalhados em sala de aula pelo docente da disciplina de Ciências. O jogo, chamado “Cores”, pedagogicamente permitiu revisar, de forma lúdica no Clube de Ciências, a temática sobre a composição das cores propiciando aos alunos um processo de ensino e de aprendizagem mais prazeroso, e como divulgação científica, a atividade foi aplicada para os participantes da Feira de Ciências. Através de uma metodologia qualitativa o docente da turma do 6º ano relatou que a revisão dos conceitos foi altamente satisfatória para o processo de consolidação da aprendizagem, e inclusive a exploração de habilidades de socialização que a proposta apresentou, foi elogiada pelo corpo docente da escola. Os alunos que participaram da atividade demonstraram grande aceitação por essa metodologia alternativa e solicitaram sua aplicação para outras turmas na escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11900 10.36661/2595-4520.2021v4i4.11900 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11900 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i4.11900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11900/7968 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 292-308 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612886425600 |