Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benedetti Filho, Edemar
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Letícia Asheley, Martins, Gabriel Moraes Reche, Maia, João Marcos Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11900
Resumo: Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático, envolvendo conceitos básicos referentes à teoria das cores. O jogo foi concebido para alunos do Ensino Fundamental II, a partir de uma temática para os conteúdos que estavam sendo trabalhados em sala de aula pelo docente da disciplina de Ciências. O jogo, chamado “Cores”, pedagogicamente permitiu revisar, de forma lúdica no Clube de Ciências, a temática sobre a composição das cores propiciando aos alunos um processo de ensino e de aprendizagem mais prazeroso, e como divulgação científica, a atividade foi aplicada para os participantes da Feira de Ciências. Através de uma metodologia qualitativa o docente da turma do 6º ano relatou que a revisão dos conceitos foi altamente satisfatória para o processo de consolidação da aprendizagem, e inclusive a exploração de habilidades de socialização que a proposta apresentou, foi elogiada pelo corpo docente da escola. Os alunos que participaram da atividade demonstraram grande aceitação por essa metodologia alternativa e solicitaram sua aplicação para outras turmas na escola.
id UFFS-2_72fe07567846f4353166d3926654fcf5
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11900
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino FundamentalEste trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático, envolvendo conceitos básicos referentes à teoria das cores. O jogo foi concebido para alunos do Ensino Fundamental II, a partir de uma temática para os conteúdos que estavam sendo trabalhados em sala de aula pelo docente da disciplina de Ciências. O jogo, chamado “Cores”, pedagogicamente permitiu revisar, de forma lúdica no Clube de Ciências, a temática sobre a composição das cores propiciando aos alunos um processo de ensino e de aprendizagem mais prazeroso, e como divulgação científica, a atividade foi aplicada para os participantes da Feira de Ciências. Através de uma metodologia qualitativa o docente da turma do 6º ano relatou que a revisão dos conceitos foi altamente satisfatória para o processo de consolidação da aprendizagem, e inclusive a exploração de habilidades de socialização que a proposta apresentou, foi elogiada pelo corpo docente da escola. Os alunos que participaram da atividade demonstraram grande aceitação por essa metodologia alternativa e solicitaram sua aplicação para outras turmas na escola.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1190010.36661/2595-4520.2021v4i4.11900Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 292-3082595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11900/7968Copyright (c) 2021 Edemar Benedetti Filho, Letícia Asheley Gomes, Gabriel Moraes Reche Martins, João Marcos Soares Maiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBenedetti Filho, EdemarGomes, Letícia AsheleyMartins, Gabriel Moraes RecheMaia, João Marcos Soares2021-06-22T14:03:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11900Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-06-22T14:03:55Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental
title Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental
spellingShingle Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental
Benedetti Filho, Edemar
title_short Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental
title_full Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental
title_fullStr Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental
title_sort Jogo das Cores: uma atividade interativa no Ensino Fundamental
author Benedetti Filho, Edemar
author_facet Benedetti Filho, Edemar
Gomes, Letícia Asheley
Martins, Gabriel Moraes Reche
Maia, João Marcos Soares
author_role author
author2 Gomes, Letícia Asheley
Martins, Gabriel Moraes Reche
Maia, João Marcos Soares
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benedetti Filho, Edemar
Gomes, Letícia Asheley
Martins, Gabriel Moraes Reche
Maia, João Marcos Soares
description Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático, envolvendo conceitos básicos referentes à teoria das cores. O jogo foi concebido para alunos do Ensino Fundamental II, a partir de uma temática para os conteúdos que estavam sendo trabalhados em sala de aula pelo docente da disciplina de Ciências. O jogo, chamado “Cores”, pedagogicamente permitiu revisar, de forma lúdica no Clube de Ciências, a temática sobre a composição das cores propiciando aos alunos um processo de ensino e de aprendizagem mais prazeroso, e como divulgação científica, a atividade foi aplicada para os participantes da Feira de Ciências. Através de uma metodologia qualitativa o docente da turma do 6º ano relatou que a revisão dos conceitos foi altamente satisfatória para o processo de consolidação da aprendizagem, e inclusive a exploração de habilidades de socialização que a proposta apresentou, foi elogiada pelo corpo docente da escola. Os alunos que participaram da atividade demonstraram grande aceitação por essa metodologia alternativa e solicitaram sua aplicação para outras turmas na escola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11900
10.36661/2595-4520.2021v4i4.11900
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11900
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i4.11900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11900/7968
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 292-308
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612886425600