Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Anderson Claiton
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Landim Vilela, Jean Louis, Paubel Junger, Alex, Teixeira de Araújo, Mauro Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12522
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa, de cunho qualitativo, realizada em uma escola pública do interior do Estado de Minas Gerais, foi investigar como a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) contribuirá para o desenvolvimento dos alunos portadores do TDAH que estão inseridos nas salas de aula regulares da Educação Básica. Como aporte teórico, utilizou-se dos teóricos da Educação (CTS). Participaram da pesquisa 25 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Foram elaboradas atividades de ensino, com duração de 45 minutos, durante as quais foram coletados os dados através de questionários abertos e fechados e de gravação em áudio. A análise de conteúdo de Bardin e os teóricos da Educação CTS foram utilizados para examinar os dados. Os resultados indicam que questões ligadas a Educação CTS é um caminho promissor para o maior desenvolvimento e participação dos alunos durante as aulas, na maioria das vezes os portadores do TDAH são pouco participativos, retraídos e não gostam de interagir. Por fim, entendemos e esperamos que atividades diferenciadas e que levam a maior participação do portador do TDAH poderá facilitar o trabalho do professor e proporcionará uma maior participação e interesse pelos assuntos abordados no decorrer das aulas.
id UFFS-2_7d3067e33adaa3e9b55d6058d9751c72
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12522
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagemO objetivo principal desta pesquisa, de cunho qualitativo, realizada em uma escola pública do interior do Estado de Minas Gerais, foi investigar como a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) contribuirá para o desenvolvimento dos alunos portadores do TDAH que estão inseridos nas salas de aula regulares da Educação Básica. Como aporte teórico, utilizou-se dos teóricos da Educação (CTS). Participaram da pesquisa 25 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Foram elaboradas atividades de ensino, com duração de 45 minutos, durante as quais foram coletados os dados através de questionários abertos e fechados e de gravação em áudio. A análise de conteúdo de Bardin e os teóricos da Educação CTS foram utilizados para examinar os dados. Os resultados indicam que questões ligadas a Educação CTS é um caminho promissor para o maior desenvolvimento e participação dos alunos durante as aulas, na maioria das vezes os portadores do TDAH são pouco participativos, retraídos e não gostam de interagir. Por fim, entendemos e esperamos que atividades diferenciadas e que levam a maior participação do portador do TDAH poderá facilitar o trabalho do professor e proporcionará uma maior participação e interesse pelos assuntos abordados no decorrer das aulas.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1252210.36661/2595-4520.2022v5n3.12522Revista Insignare Scientia; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 264-287Revista Insignare Scientia; Vol 5 No 3 (2022): Insignare Scientia Journal; 264-2872595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12522/8545Copyright (c) 2022 Anderson Claiton Ferraz, Jean Louis Landim Vilela, Alex Paubel Junger, Mauro Sérgio Teixeira de Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Anderson ClaitonLandim Vilela, Jean LouisPaubel Junger, AlexTeixeira de Araújo, Mauro Sérgio2024-08-01T12:00:23Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12522Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:00:23Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem
title Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem
Ferraz, Anderson Claiton
title_short Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem
title_full Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem
title_sort Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem
author Ferraz, Anderson Claiton
author_facet Ferraz, Anderson Claiton
Landim Vilela, Jean Louis
Paubel Junger, Alex
Teixeira de Araújo, Mauro Sérgio
author_role author
author2 Landim Vilela, Jean Louis
Paubel Junger, Alex
Teixeira de Araújo, Mauro Sérgio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Anderson Claiton
Landim Vilela, Jean Louis
Paubel Junger, Alex
Teixeira de Araújo, Mauro Sérgio
description O objetivo principal desta pesquisa, de cunho qualitativo, realizada em uma escola pública do interior do Estado de Minas Gerais, foi investigar como a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) contribuirá para o desenvolvimento dos alunos portadores do TDAH que estão inseridos nas salas de aula regulares da Educação Básica. Como aporte teórico, utilizou-se dos teóricos da Educação (CTS). Participaram da pesquisa 25 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Foram elaboradas atividades de ensino, com duração de 45 minutos, durante as quais foram coletados os dados através de questionários abertos e fechados e de gravação em áudio. A análise de conteúdo de Bardin e os teóricos da Educação CTS foram utilizados para examinar os dados. Os resultados indicam que questões ligadas a Educação CTS é um caminho promissor para o maior desenvolvimento e participação dos alunos durante as aulas, na maioria das vezes os portadores do TDAH são pouco participativos, retraídos e não gostam de interagir. Por fim, entendemos e esperamos que atividades diferenciadas e que levam a maior participação do portador do TDAH poderá facilitar o trabalho do professor e proporcionará uma maior participação e interesse pelos assuntos abordados no decorrer das aulas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12522
10.36661/2595-4520.2022v5n3.12522
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12522
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12522/8545
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 264-287
Revista Insignare Scientia; Vol 5 No 3 (2022): Insignare Scientia Journal; 264-287
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1816704929024180224