Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12522 |
Resumo: | O objetivo principal desta pesquisa, de cunho qualitativo, realizada em uma escola pública do interior do Estado de Minas Gerais, foi investigar como a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) contribuirá para o desenvolvimento dos alunos portadores do TDAH que estão inseridos nas salas de aula regulares da Educação Básica. Como aporte teórico, utilizou-se dos teóricos da Educação (CTS). Participaram da pesquisa 25 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Foram elaboradas atividades de ensino, com duração de 45 minutos, durante as quais foram coletados os dados através de questionários abertos e fechados e de gravação em áudio. A análise de conteúdo de Bardin e os teóricos da Educação CTS foram utilizados para examinar os dados. Os resultados indicam que questões ligadas a Educação CTS é um caminho promissor para o maior desenvolvimento e participação dos alunos durante as aulas, na maioria das vezes os portadores do TDAH são pouco participativos, retraídos e não gostam de interagir. Por fim, entendemos e esperamos que atividades diferenciadas e que levam a maior participação do portador do TDAH poderá facilitar o trabalho do professor e proporcionará uma maior participação e interesse pelos assuntos abordados no decorrer das aulas. |
id |
UFFS-2_7d3067e33adaa3e9b55d6058d9751c72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12522 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagemO objetivo principal desta pesquisa, de cunho qualitativo, realizada em uma escola pública do interior do Estado de Minas Gerais, foi investigar como a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) contribuirá para o desenvolvimento dos alunos portadores do TDAH que estão inseridos nas salas de aula regulares da Educação Básica. Como aporte teórico, utilizou-se dos teóricos da Educação (CTS). Participaram da pesquisa 25 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Foram elaboradas atividades de ensino, com duração de 45 minutos, durante as quais foram coletados os dados através de questionários abertos e fechados e de gravação em áudio. A análise de conteúdo de Bardin e os teóricos da Educação CTS foram utilizados para examinar os dados. Os resultados indicam que questões ligadas a Educação CTS é um caminho promissor para o maior desenvolvimento e participação dos alunos durante as aulas, na maioria das vezes os portadores do TDAH são pouco participativos, retraídos e não gostam de interagir. Por fim, entendemos e esperamos que atividades diferenciadas e que levam a maior participação do portador do TDAH poderá facilitar o trabalho do professor e proporcionará uma maior participação e interesse pelos assuntos abordados no decorrer das aulas.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1252210.36661/2595-4520.2022v5n3.12522Revista Insignare Scientia; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 264-287Revista Insignare Scientia; Vol 5 No 3 (2022): Insignare Scientia Journal; 264-2872595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12522/8545Copyright (c) 2022 Anderson Claiton Ferraz, Jean Louis Landim Vilela, Alex Paubel Junger, Mauro Sérgio Teixeira de Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Anderson ClaitonLandim Vilela, Jean LouisPaubel Junger, AlexTeixeira de Araújo, Mauro Sérgio2024-08-01T12:00:23Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12522Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:00:23Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem |
title |
Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem Ferraz, Anderson Claiton |
title_short |
Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Alunos portadores do TDAH e a Educação CTS: contribuições no processo de ensino e aprendizagem |
author |
Ferraz, Anderson Claiton |
author_facet |
Ferraz, Anderson Claiton Landim Vilela, Jean Louis Paubel Junger, Alex Teixeira de Araújo, Mauro Sérgio |
author_role |
author |
author2 |
Landim Vilela, Jean Louis Paubel Junger, Alex Teixeira de Araújo, Mauro Sérgio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Anderson Claiton Landim Vilela, Jean Louis Paubel Junger, Alex Teixeira de Araújo, Mauro Sérgio |
description |
O objetivo principal desta pesquisa, de cunho qualitativo, realizada em uma escola pública do interior do Estado de Minas Gerais, foi investigar como a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) contribuirá para o desenvolvimento dos alunos portadores do TDAH que estão inseridos nas salas de aula regulares da Educação Básica. Como aporte teórico, utilizou-se dos teóricos da Educação (CTS). Participaram da pesquisa 25 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Foram elaboradas atividades de ensino, com duração de 45 minutos, durante as quais foram coletados os dados através de questionários abertos e fechados e de gravação em áudio. A análise de conteúdo de Bardin e os teóricos da Educação CTS foram utilizados para examinar os dados. Os resultados indicam que questões ligadas a Educação CTS é um caminho promissor para o maior desenvolvimento e participação dos alunos durante as aulas, na maioria das vezes os portadores do TDAH são pouco participativos, retraídos e não gostam de interagir. Por fim, entendemos e esperamos que atividades diferenciadas e que levam a maior participação do portador do TDAH poderá facilitar o trabalho do professor e proporcionará uma maior participação e interesse pelos assuntos abordados no decorrer das aulas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12522 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12522 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12522 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n3.12522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12522/8545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 264-287 Revista Insignare Scientia; Vol 5 No 3 (2022): Insignare Scientia Journal; 264-287 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1816704929024180224 |