Uso de metodologias ativas no ensino do conteúdo de Zoologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francisca Aparecida de Sousa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Lindonilda Dias dos, Araújo, Maurício dos Santos, Leite, Aracelli de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12890
Resumo: Metodologias ativas são estratégias que buscam proporcionar uma aprendizagem significativa aos estudantes. Entretanto, há uma certa complexidade no conteúdo de Zoologia no Ensino Médio, e ainda falta variedade de recursos didáticos para esse fim. Esta pesquisa objetivou relatar o desempenho na aprendizagem de alunos do Ensino Médio, na disciplina de Biologia, no conteúdo de Zoologia, mediado pelo uso de um material didático pedagógico. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual no município de Floriano, Piauí. A pesquisa foi de campo seguindo uma abordagem quali-quantitativa. O material didático consistia na descrição das etapas de metamorfose da borboleta e traça. A coleta dos dados foi realizada por um questionário (pré e pós-teste), a análise dos dados foi pelo teste de ganho normalizado da aprendizagem. Os estudantes apresentavam um conhecimento prévio fragmentado sobre o conteúdo e após a aplicação do modelo didático foi possível observar uma melhor assimilação do conteúdo. Os dados de ganhos normalizados da aprendizagem foram altos com valores variando de 0,89 a 1,00. Por fim, sugere que a metodologia foi eficiente no aprendizado dos alunos, e pode ser usada como ferramenta complementar no ensino desse conteúdo.
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spelling Uso de metodologias ativas no ensino do conteúdo de ZoologiaUso de Metodologías Activas en la Enseñanza de los Contenidos de ZoologíaUse of Active Methodologies in Teaching the Zoology ContentMetodologias ativas são estratégias que buscam proporcionar uma aprendizagem significativa aos estudantes. Entretanto, há uma certa complexidade no conteúdo de Zoologia no Ensino Médio, e ainda falta variedade de recursos didáticos para esse fim. Esta pesquisa objetivou relatar o desempenho na aprendizagem de alunos do Ensino Médio, na disciplina de Biologia, no conteúdo de Zoologia, mediado pelo uso de um material didático pedagógico. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual no município de Floriano, Piauí. A pesquisa foi de campo seguindo uma abordagem quali-quantitativa. O material didático consistia na descrição das etapas de metamorfose da borboleta e traça. A coleta dos dados foi realizada por um questionário (pré e pós-teste), a análise dos dados foi pelo teste de ganho normalizado da aprendizagem. Os estudantes apresentavam um conhecimento prévio fragmentado sobre o conteúdo e após a aplicação do modelo didático foi possível observar uma melhor assimilação do conteúdo. Os dados de ganhos normalizados da aprendizagem foram altos com valores variando de 0,89 a 1,00. Por fim, sugere que a metodologia foi eficiente no aprendizado dos alunos, e pode ser usada como ferramenta complementar no ensino desse conteúdo.Active methodologies are strategies that aim to provide meaningful learning to students. However, there is a certain complexity in the Zoology content in High School, and still lack variety of didactic resources for this purpose. This research has the objective of reporting the learning performance of high school students in the subject of Biology, in the Zoology content, mediated by the use of a didactic teaching material. The study was developed in a public school of the state network in the city of Floriano, Piauí. The research was of field following a quali-quantitative approach. The didactic material consisted in the description of the butterfly and moth metamorphosis stages. The data collection was performed by a questionnaire (pre and post-test), the data analysis was by the normalized learning gain test. The students presented a fragmented previous knowledge about the content and after the application of the didactic model it was possible to observe a better assimilation of the content. The data of normalized learning gains were high with values ranging from 0.89 to 1.00. Finally, it suggests that the methodology was efficient in the students' learning, and can be used as a complementary tool in the teaching of this content.Las metodologías activas son estrategias que buscan proporcionar un aprendizaje significativo a los alumnos. Sin embargo, existe una cierta complejidad en los contenidos de Zoología en el Bachillerato, y todavía falta variedad de recursos didácticos para ello. Esta investigación tuvo como objetivo reportar el desempeño del aprendizaje de los estudiantes de secundaria, en Biología, en el contenido de Zoología, mediado por el uso de un material didáctico de enseñanza. El estudio se desarrolló en una escuela pública de la red estatal en la ciudad de Floriano, Piauí. La investigación fue de campo siguiendo un enfoque cuali-cuantitativo. El material didáctico consistía en la descripción de las fases de metamorfosis de las mariposas y polillas. La recogida de datos se realizó mediante un cuestionario (pre y post test), el análisis de los datos fue mediante el test de ganancia de aprendizaje normalizado. Los alumnos presentaban un conocimiento previo fragmentado sobre el contenido y tras la aplicación del modelo didáctico se pudo observar una mejor asimilación del contenido. Los datos de la ganancia de aprendizaje normalizada fueron altos, con valores que van de 0,89 a 1,00. Finalmente, sugiere que la metodología fue eficiente en el aprendizaje de los alumnos, y puede ser utilizada como herramienta complementaria en la enseñanza de este contenido.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1289010.36661/2595-4520.2022v5n4.12890Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 4 (2022): Revista Insignare Scientia; 137-1532595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12890/8650Copyright (c) 2022 Francisca Aparecida de Sousa Alves, Lindonilda Dias dos Santos, Maurício dos Santos Araújo, Aracelli de Sousa Leitehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Francisca Aparecida de SousaSantos, Lindonilda Dias dosAraújo, Maurício dos SantosLeite, Aracelli de Sousa2022-12-22T21:32:21Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12890Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-12-22T21:32:21Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
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