Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12989 |
Resumo: | A formação de professores no Curso Normal visa habilitar profissionais éticos, pesquisadores e reflexivos, combinando aulas teóricas e práticas no ambiente de atuação do docente. Diante da lacuna observada, na área das Ciências da Natureza, quando se trata de objetos de conhecimento da Física e da Química na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considera-se imprescindível aprimorar a formação de professores do Curso Normal, tendo em vista que tais profissionais atuarão com os alunos das referidas etapas. Nesse sentido, o presente artigo busca socializar experiências realizadas no componente curricular Didática das Ciências da Natureza, a partir de atividades desenvolvidas com alunos de uma turma de segundo ano do Curso Normal de uma escola pública. Os alunos foram desafiados a organizarem experimentos para abordar conceitos das Ciências da Natureza na Educação Infantil, em formato de “Feirinha de Ciências”, online, visualizando formas de explorar Física e Química com as crianças. Como resultado, foram desenvolvidos vídeos com os experimentos e planos de aula abordando os conceitos em questão. |
id |
UFFS-2_88dca07ff1010562455bdc5bed554861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12989 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso NormalPosibilidades para la enseñanza de las ciencias de la naturaleza en la educación infantil: una experiencia vivida en el Curso NormalPossibilities for teaching Nature Sciences in early Childhood Education: an experience lived in the Normal CourseA formação de professores no Curso Normal visa habilitar profissionais éticos, pesquisadores e reflexivos, combinando aulas teóricas e práticas no ambiente de atuação do docente. Diante da lacuna observada, na área das Ciências da Natureza, quando se trata de objetos de conhecimento da Física e da Química na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considera-se imprescindível aprimorar a formação de professores do Curso Normal, tendo em vista que tais profissionais atuarão com os alunos das referidas etapas. Nesse sentido, o presente artigo busca socializar experiências realizadas no componente curricular Didática das Ciências da Natureza, a partir de atividades desenvolvidas com alunos de uma turma de segundo ano do Curso Normal de uma escola pública. Os alunos foram desafiados a organizarem experimentos para abordar conceitos das Ciências da Natureza na Educação Infantil, em formato de “Feirinha de Ciências”, online, visualizando formas de explorar Física e Química com as crianças. Como resultado, foram desenvolvidos vídeos com os experimentos e planos de aula abordando os conceitos em questão.The training of teachers in the Normal Course aims to enable ethical, researchers and reflective professionals, combining theoretical and practical classes in the teaching environment. Given the gap observed, in the area of Natural Sciences, when it comes to objects of knowledge in Physics and Chemistry in Kindergarten and Early Years of Elementary School, it is considered essential to improve the training of teachers in the Normal Course, bearing in mind that these professionals will work with students of those stages. In this sense, this article seeks to socialize experiences carried out in the Didactics of Natural Sciences curricular component, based on activities developed with students from a second-year class of the Normal Course of a public school. Students were challenged to organize experiments to address concepts of Nature Science in Kindergarten, in the format of "Science Fair", online, viewing ways to explore Physics and Chemistry with children. As a result, videos were developed with the experiments and lesson plans addressing the concepts in question.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1298910.36661/2595-4520.2022v5n2.12989Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 39-542595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12989/8485Copyright (c) 2022 Ana Laura Ortolan Corioni, Jane Herber, Vanessa Brandão de Vargas, Eniz Conceição Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorioni, Ana Laura OrtolanHerber, Janede Vargas, Vanessa BrandãoOliveira, Eniz Conceição2022-07-25T11:33:45Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12989Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-25T11:33:45Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal Posibilidades para la enseñanza de las ciencias de la naturaleza en la educación infantil: una experiencia vivida en el Curso Normal Possibilities for teaching Nature Sciences in early Childhood Education: an experience lived in the Normal Course |
title |
Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal |
spellingShingle |
Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal Corioni, Ana Laura Ortolan |
title_short |
Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal |
title_full |
Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal |
title_fullStr |
Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal |
title_full_unstemmed |
Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal |
title_sort |
Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal |
author |
Corioni, Ana Laura Ortolan |
author_facet |
Corioni, Ana Laura Ortolan Herber, Jane de Vargas, Vanessa Brandão Oliveira, Eniz Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Herber, Jane de Vargas, Vanessa Brandão Oliveira, Eniz Conceição |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corioni, Ana Laura Ortolan Herber, Jane de Vargas, Vanessa Brandão Oliveira, Eniz Conceição |
description |
A formação de professores no Curso Normal visa habilitar profissionais éticos, pesquisadores e reflexivos, combinando aulas teóricas e práticas no ambiente de atuação do docente. Diante da lacuna observada, na área das Ciências da Natureza, quando se trata de objetos de conhecimento da Física e da Química na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considera-se imprescindível aprimorar a formação de professores do Curso Normal, tendo em vista que tais profissionais atuarão com os alunos das referidas etapas. Nesse sentido, o presente artigo busca socializar experiências realizadas no componente curricular Didática das Ciências da Natureza, a partir de atividades desenvolvidas com alunos de uma turma de segundo ano do Curso Normal de uma escola pública. Os alunos foram desafiados a organizarem experimentos para abordar conceitos das Ciências da Natureza na Educação Infantil, em formato de “Feirinha de Ciências”, online, visualizando formas de explorar Física e Química com as crianças. Como resultado, foram desenvolvidos vídeos com os experimentos e planos de aula abordando os conceitos em questão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12989 10.36661/2595-4520.2022v5n2.12989 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12989 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n2.12989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12989/8485 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 39-54 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613766180864 |