La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes de Oliveira, Laura Ianca
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gomes Mendes, Clebiana, Sousa, Monaliza Gabriel de, Moreira, Gicelia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13355
Resumo: A disciplina de Química no ensino básico torna-se muitas vezes “intrigante” por parte dos alunos em determinados assuntos. O processo de separação de misturas não é considerado um conteúdo complexo da disciplina, porém, torna-se mais didático quando se utiliza alguma técnica que permita auxiliar no entendimento do assunto abordado pelo professor em sala de aula. A cromatografia em papel, por exemplo, é um método simples de separação de misturas no qual existe uma fase móvel e uma fase estacionária, em que a fase estacionária é a fase fixa, na qual a substância que passará pelo processo de separação irá se estabilizar na superfície de um outro material. Já a fase móvel, será a fase em que os componentes serão arrastados por um solvente fluido. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didática que tenha um impacto positivo nas aulas de Química do ensino médio. A cromatografia em papel é uma técnica de ensino e aprendizagem simples, que pode ser facilmente realizada em sala de aula ou em laboratório de ciências, utilizando materiais de baixo custo. A utilização dessa abordagem pode facilmente atrair a atenção dos alunos e incentivar sua participação ativa pelo conteúdo e consequentemente na disciplina de Química
id UFFS-2_8e152533978784726ab5519080a5f750
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13355
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativosPaper Chromatography as a Teaching and Learning Technique in Elementary School Chemistry Classes Through the Use of Alternative MaterialsCromatografia em Papel como uma Técnica de Ensino e Aprendizagem em Aulas de Química do Ensino Básico por meio do uso de Materiais AlternativosA disciplina de Química no ensino básico torna-se muitas vezes “intrigante” por parte dos alunos em determinados assuntos. O processo de separação de misturas não é considerado um conteúdo complexo da disciplina, porém, torna-se mais didático quando se utiliza alguma técnica que permita auxiliar no entendimento do assunto abordado pelo professor em sala de aula. A cromatografia em papel, por exemplo, é um método simples de separação de misturas no qual existe uma fase móvel e uma fase estacionária, em que a fase estacionária é a fase fixa, na qual a substância que passará pelo processo de separação irá se estabilizar na superfície de um outro material. Já a fase móvel, será a fase em que os componentes serão arrastados por um solvente fluido. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didática que tenha um impacto positivo nas aulas de Química do ensino médio. A cromatografia em papel é uma técnica de ensino e aprendizagem simples, que pode ser facilmente realizada em sala de aula ou em laboratório de ciências, utilizando materiais de baixo custo. A utilização dessa abordagem pode facilmente atrair a atenção dos alunos e incentivar sua participação ativa pelo conteúdo e consequentemente na disciplina de QuímicaLa disciplina de la química en la enseñanza básica suele resultar "desconcertante" para los alumnos en determinadas asignaturas. En el primer año, por ejemplo, el proceso de separación de mezclas no es considerado uno de los temas más complejos de la asignatura, sin embargo, se vuelve más didáctico y pertinente cuando se utiliza alguna técnica que ayude en la comprensión del tema abordado. La cromatografía en papel, por ejemplo, es un método sencillo para separar mezclas en el que hay una fase móvil y una fase estacionaria. Un ejemplo de estas fases serían el agua y el papel de filtro, donde, el objetivo del trabajo expuesto es proponer una idea para que, a través del proceso cromatográfico, los alumnos de 1º de Bachillerato puedan identificar y comprender el proceso de separación de mezclas y distinguir una fase móvil de una fase estacionaria utilizando materiales alternativos. Se pudo observar que las moléculas con mayor solubilidad recorren una distancia más rápida que las moléculas con baja solubilidad. Por lo tanto, la cromatografía en papel es una técnica sencilla para la enseñanza y el aprendizaje que puede realizarse con materiales de bajo coste en el aula o en el laboratorio de ciencias, atrayendo la atención de los alumnos y propiciando la participación activa de éstos por la disciplina.The chemistry discipline in elementary school often becomes "puzzling" for the students in certain subjects. In the 1st grade, for example, the process of mixture separation is not considered one of the most complex subjects of the subject, but it becomes more didactic and pertinent when a technique is used to aid in the understanding of the subject. Paper chromatography, for example, is a simple method for separating mixtures in which there is a mobile phase and a stationary phase. An example of these phases would be water and filter paper, where, the objective of the exposed work is to propose an idea that, through the chromatographic process, 1st year students can identify and understand the process of mixture separation and distinguish a mobile phase from a stationary phase using alternative materials. It was possible to observe that molecules with higher solubility travel a faster distance than molecules with lower solubility. Thus, paper chromatography is a simple teaching and learning technique that can be performed with low cost materials in the classroom or science lab, attracting the attention of students and leading to the active participation of students by the subject.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1335510.36661/2595-4520.2023v6n6.13355Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 22-412595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13355/9076Copyright (c) 2023 Laura Ianca Gomes, Clebiana Mendes Gomes, Monaliza Gabriel de Sousa, Gicelia Moreirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes de Oliveira, Laura IancaGomes Mendes, ClebianaSousa, Monaliza Gabriel deMoreira, Gicelia2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13355Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos
Paper Chromatography as a Teaching and Learning Technique in Elementary School Chemistry Classes Through the Use of Alternative Materials
Cromatografia em Papel como uma Técnica de Ensino e Aprendizagem em Aulas de Química do Ensino Básico por meio do uso de Materiais Alternativos
title La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos
spellingShingle La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos
Gomes de Oliveira, Laura Ianca
title_short La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos
title_full La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos
title_fullStr La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos
title_full_unstemmed La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos
title_sort La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos
author Gomes de Oliveira, Laura Ianca
author_facet Gomes de Oliveira, Laura Ianca
Gomes Mendes, Clebiana
Sousa, Monaliza Gabriel de
Moreira, Gicelia
author_role author
author2 Gomes Mendes, Clebiana
Sousa, Monaliza Gabriel de
Moreira, Gicelia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes de Oliveira, Laura Ianca
Gomes Mendes, Clebiana
Sousa, Monaliza Gabriel de
Moreira, Gicelia
description A disciplina de Química no ensino básico torna-se muitas vezes “intrigante” por parte dos alunos em determinados assuntos. O processo de separação de misturas não é considerado um conteúdo complexo da disciplina, porém, torna-se mais didático quando se utiliza alguma técnica que permita auxiliar no entendimento do assunto abordado pelo professor em sala de aula. A cromatografia em papel, por exemplo, é um método simples de separação de misturas no qual existe uma fase móvel e uma fase estacionária, em que a fase estacionária é a fase fixa, na qual a substância que passará pelo processo de separação irá se estabilizar na superfície de um outro material. Já a fase móvel, será a fase em que os componentes serão arrastados por um solvente fluido. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didática que tenha um impacto positivo nas aulas de Química do ensino médio. A cromatografia em papel é uma técnica de ensino e aprendizagem simples, que pode ser facilmente realizada em sala de aula ou em laboratório de ciências, utilizando materiais de baixo custo. A utilização dessa abordagem pode facilmente atrair a atenção dos alunos e incentivar sua participação ativa pelo conteúdo e consequentemente na disciplina de Química
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13355
10.36661/2595-4520.2023v6n6.13355
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13355
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13355/9076
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 22-41
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221614339751936