La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13355 |
Resumo: | A disciplina de Química no ensino básico torna-se muitas vezes “intrigante” por parte dos alunos em determinados assuntos. O processo de separação de misturas não é considerado um conteúdo complexo da disciplina, porém, torna-se mais didático quando se utiliza alguma técnica que permita auxiliar no entendimento do assunto abordado pelo professor em sala de aula. A cromatografia em papel, por exemplo, é um método simples de separação de misturas no qual existe uma fase móvel e uma fase estacionária, em que a fase estacionária é a fase fixa, na qual a substância que passará pelo processo de separação irá se estabilizar na superfície de um outro material. Já a fase móvel, será a fase em que os componentes serão arrastados por um solvente fluido. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didática que tenha um impacto positivo nas aulas de Química do ensino médio. A cromatografia em papel é uma técnica de ensino e aprendizagem simples, que pode ser facilmente realizada em sala de aula ou em laboratório de ciências, utilizando materiais de baixo custo. A utilização dessa abordagem pode facilmente atrair a atenção dos alunos e incentivar sua participação ativa pelo conteúdo e consequentemente na disciplina de Química |
id |
UFFS-2_8e152533978784726ab5519080a5f750 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13355 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativosPaper Chromatography as a Teaching and Learning Technique in Elementary School Chemistry Classes Through the Use of Alternative MaterialsCromatografia em Papel como uma Técnica de Ensino e Aprendizagem em Aulas de Química do Ensino Básico por meio do uso de Materiais AlternativosA disciplina de Química no ensino básico torna-se muitas vezes “intrigante” por parte dos alunos em determinados assuntos. O processo de separação de misturas não é considerado um conteúdo complexo da disciplina, porém, torna-se mais didático quando se utiliza alguma técnica que permita auxiliar no entendimento do assunto abordado pelo professor em sala de aula. A cromatografia em papel, por exemplo, é um método simples de separação de misturas no qual existe uma fase móvel e uma fase estacionária, em que a fase estacionária é a fase fixa, na qual a substância que passará pelo processo de separação irá se estabilizar na superfície de um outro material. Já a fase móvel, será a fase em que os componentes serão arrastados por um solvente fluido. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didática que tenha um impacto positivo nas aulas de Química do ensino médio. A cromatografia em papel é uma técnica de ensino e aprendizagem simples, que pode ser facilmente realizada em sala de aula ou em laboratório de ciências, utilizando materiais de baixo custo. A utilização dessa abordagem pode facilmente atrair a atenção dos alunos e incentivar sua participação ativa pelo conteúdo e consequentemente na disciplina de QuímicaLa disciplina de la química en la enseñanza básica suele resultar "desconcertante" para los alumnos en determinadas asignaturas. En el primer año, por ejemplo, el proceso de separación de mezclas no es considerado uno de los temas más complejos de la asignatura, sin embargo, se vuelve más didáctico y pertinente cuando se utiliza alguna técnica que ayude en la comprensión del tema abordado. La cromatografía en papel, por ejemplo, es un método sencillo para separar mezclas en el que hay una fase móvil y una fase estacionaria. Un ejemplo de estas fases serían el agua y el papel de filtro, donde, el objetivo del trabajo expuesto es proponer una idea para que, a través del proceso cromatográfico, los alumnos de 1º de Bachillerato puedan identificar y comprender el proceso de separación de mezclas y distinguir una fase móvil de una fase estacionaria utilizando materiales alternativos. Se pudo observar que las moléculas con mayor solubilidad recorren una distancia más rápida que las moléculas con baja solubilidad. Por lo tanto, la cromatografía en papel es una técnica sencilla para la enseñanza y el aprendizaje que puede realizarse con materiales de bajo coste en el aula o en el laboratorio de ciencias, atrayendo la atención de los alumnos y propiciando la participación activa de éstos por la disciplina.The chemistry discipline in elementary school often becomes "puzzling" for the students in certain subjects. In the 1st grade, for example, the process of mixture separation is not considered one of the most complex subjects of the subject, but it becomes more didactic and pertinent when a technique is used to aid in the understanding of the subject. Paper chromatography, for example, is a simple method for separating mixtures in which there is a mobile phase and a stationary phase. An example of these phases would be water and filter paper, where, the objective of the exposed work is to propose an idea that, through the chromatographic process, 1st year students can identify and understand the process of mixture separation and distinguish a mobile phase from a stationary phase using alternative materials. It was possible to observe that molecules with higher solubility travel a faster distance than molecules with lower solubility. Thus, paper chromatography is a simple teaching and learning technique that can be performed with low cost materials in the classroom or science lab, attracting the attention of students and leading to the active participation of students by the subject.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1335510.36661/2595-4520.2023v6n6.13355Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 22-412595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13355/9076Copyright (c) 2023 Laura Ianca Gomes, Clebiana Mendes Gomes, Monaliza Gabriel de Sousa, Gicelia Moreirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes de Oliveira, Laura IancaGomes Mendes, ClebianaSousa, Monaliza Gabriel deMoreira, Gicelia2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13355Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos Paper Chromatography as a Teaching and Learning Technique in Elementary School Chemistry Classes Through the Use of Alternative Materials Cromatografia em Papel como uma Técnica de Ensino e Aprendizagem em Aulas de Química do Ensino Básico por meio do uso de Materiais Alternativos |
title |
La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos |
spellingShingle |
La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos Gomes de Oliveira, Laura Ianca |
title_short |
La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos |
title_full |
La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos |
title_fullStr |
La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos |
title_full_unstemmed |
La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos |
title_sort |
La cromatografía de papel como técnica de enseñanza y aprendizaje en las clases de química de primaria mediante el uso de materiales alternativos |
author |
Gomes de Oliveira, Laura Ianca |
author_facet |
Gomes de Oliveira, Laura Ianca Gomes Mendes, Clebiana Sousa, Monaliza Gabriel de Moreira, Gicelia |
author_role |
author |
author2 |
Gomes Mendes, Clebiana Sousa, Monaliza Gabriel de Moreira, Gicelia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes de Oliveira, Laura Ianca Gomes Mendes, Clebiana Sousa, Monaliza Gabriel de Moreira, Gicelia |
description |
A disciplina de Química no ensino básico torna-se muitas vezes “intrigante” por parte dos alunos em determinados assuntos. O processo de separação de misturas não é considerado um conteúdo complexo da disciplina, porém, torna-se mais didático quando se utiliza alguma técnica que permita auxiliar no entendimento do assunto abordado pelo professor em sala de aula. A cromatografia em papel, por exemplo, é um método simples de separação de misturas no qual existe uma fase móvel e uma fase estacionária, em que a fase estacionária é a fase fixa, na qual a substância que passará pelo processo de separação irá se estabilizar na superfície de um outro material. Já a fase móvel, será a fase em que os componentes serão arrastados por um solvente fluido. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didática que tenha um impacto positivo nas aulas de Química do ensino médio. A cromatografia em papel é uma técnica de ensino e aprendizagem simples, que pode ser facilmente realizada em sala de aula ou em laboratório de ciências, utilizando materiais de baixo custo. A utilização dessa abordagem pode facilmente atrair a atenção dos alunos e incentivar sua participação ativa pelo conteúdo e consequentemente na disciplina de Química |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13355 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13355 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13355 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n6.13355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13355/9076 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 22-41 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221614339751936 |