Terminologias matemáticas em Libras: a geometria plana e espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Smolski, Luciana Carlize Juliani
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Franzin, Rozelaine de Fatima, Santos, Antonio Vanderlei dos, Stracke, Marcelo Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11909
Resumo: Este estudo trata da interpretação para Libras-Língua Brasileira de Sinais de terminologias matemáticas usadas na geometria plana e espacial como instrumento facilitador ao intérprete de sinais e ao professor de matemática, que trabalham com alunos surdos. A metodologia caracteriza-se como exploratória e os dados foram coletados por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. Após a coleta de dados, a partir da entrevista estruturada, como instrumento, o discurso dos participantes e, também, das respostas dos sujeitos envolvidos, as mesmas foram organizadas e analisadas, de tal modo que os questionamentos revelaram papel determinante para nortear a construção da web site denominada “Geometria Plana e Espacial em Libras”. Teve como objetivo identificar os sinais que estão sendo utilizados para a educação de surdos, com o conteúdo proposto nas escolas que foram objeto da pesquisa. A análise indicou que, por mais empenho que se tenha uma inclusão na escola regular de surdos ainda existe uma carência em convencionar sinais de termos utilizados na disciplina de matemática.
id UFFS-2_9305f428fd2ca6a928c09452ca42dcda
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11909
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Terminologias matemáticas em Libras: a geometria plana e espacialEste estudo trata da interpretação para Libras-Língua Brasileira de Sinais de terminologias matemáticas usadas na geometria plana e espacial como instrumento facilitador ao intérprete de sinais e ao professor de matemática, que trabalham com alunos surdos. A metodologia caracteriza-se como exploratória e os dados foram coletados por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. Após a coleta de dados, a partir da entrevista estruturada, como instrumento, o discurso dos participantes e, também, das respostas dos sujeitos envolvidos, as mesmas foram organizadas e analisadas, de tal modo que os questionamentos revelaram papel determinante para nortear a construção da web site denominada “Geometria Plana e Espacial em Libras”. Teve como objetivo identificar os sinais que estão sendo utilizados para a educação de surdos, com o conteúdo proposto nas escolas que foram objeto da pesquisa. A análise indicou que, por mais empenho que se tenha uma inclusão na escola regular de surdos ainda existe uma carência em convencionar sinais de termos utilizados na disciplina de matemática.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1190910.36661/2595-4520.2020v3i5.11909Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 249-2692595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11909/7579Copyright (c) 2020 Luciana Carlize Juliani Smolski, Rozelaine de Fatima Franzin, Antonio Vanderlei dos Santos, Marcelo Paulo Strackehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSmolski, Luciana Carlize JulianiFranzin, Rozelaine de FatimaSantos, Antonio Vanderlei dosStracke, Marcelo Paulo2021-07-13T05:22:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11909Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:08Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Terminologias matemáticas em Libras: a geometria plana e espacial
title Terminologias matemáticas em Libras: a geometria plana e espacial
spellingShingle Terminologias matemáticas em Libras: a geometria plana e espacial
Smolski, Luciana Carlize Juliani
title_short Terminologias matemáticas em Libras: a geometria plana e espacial
title_full Terminologias matemáticas em Libras: a geometria plana e espacial
title_fullStr Terminologias matemáticas em Libras: a geometria plana e espacial
title_full_unstemmed Terminologias matemáticas em Libras: a geometria plana e espacial
title_sort Terminologias matemáticas em Libras: a geometria plana e espacial
author Smolski, Luciana Carlize Juliani
author_facet Smolski, Luciana Carlize Juliani
Franzin, Rozelaine de Fatima
Santos, Antonio Vanderlei dos
Stracke, Marcelo Paulo
author_role author
author2 Franzin, Rozelaine de Fatima
Santos, Antonio Vanderlei dos
Stracke, Marcelo Paulo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Smolski, Luciana Carlize Juliani
Franzin, Rozelaine de Fatima
Santos, Antonio Vanderlei dos
Stracke, Marcelo Paulo
description Este estudo trata da interpretação para Libras-Língua Brasileira de Sinais de terminologias matemáticas usadas na geometria plana e espacial como instrumento facilitador ao intérprete de sinais e ao professor de matemática, que trabalham com alunos surdos. A metodologia caracteriza-se como exploratória e os dados foram coletados por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. Após a coleta de dados, a partir da entrevista estruturada, como instrumento, o discurso dos participantes e, também, das respostas dos sujeitos envolvidos, as mesmas foram organizadas e analisadas, de tal modo que os questionamentos revelaram papel determinante para nortear a construção da web site denominada “Geometria Plana e Espacial em Libras”. Teve como objetivo identificar os sinais que estão sendo utilizados para a educação de surdos, com o conteúdo proposto nas escolas que foram objeto da pesquisa. A análise indicou que, por mais empenho que se tenha uma inclusão na escola regular de surdos ainda existe uma carência em convencionar sinais de termos utilizados na disciplina de matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11909
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11909
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11909
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11909/7579
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 249-269
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612897959936