Terminologias matemáticas em Libras: a geometria plana e espacial
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11909 |
Resumo: | Este estudo trata da interpretação para Libras-Língua Brasileira de Sinais de terminologias matemáticas usadas na geometria plana e espacial como instrumento facilitador ao intérprete de sinais e ao professor de matemática, que trabalham com alunos surdos. A metodologia caracteriza-se como exploratória e os dados foram coletados por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. Após a coleta de dados, a partir da entrevista estruturada, como instrumento, o discurso dos participantes e, também, das respostas dos sujeitos envolvidos, as mesmas foram organizadas e analisadas, de tal modo que os questionamentos revelaram papel determinante para nortear a construção da web site denominada “Geometria Plana e Espacial em Libras”. Teve como objetivo identificar os sinais que estão sendo utilizados para a educação de surdos, com o conteúdo proposto nas escolas que foram objeto da pesquisa. A análise indicou que, por mais empenho que se tenha uma inclusão na escola regular de surdos ainda existe uma carência em convencionar sinais de termos utilizados na disciplina de matemática. |
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Terminologias matemáticas em Libras: a geometria plana e espacialEste estudo trata da interpretação para Libras-Língua Brasileira de Sinais de terminologias matemáticas usadas na geometria plana e espacial como instrumento facilitador ao intérprete de sinais e ao professor de matemática, que trabalham com alunos surdos. A metodologia caracteriza-se como exploratória e os dados foram coletados por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. Após a coleta de dados, a partir da entrevista estruturada, como instrumento, o discurso dos participantes e, também, das respostas dos sujeitos envolvidos, as mesmas foram organizadas e analisadas, de tal modo que os questionamentos revelaram papel determinante para nortear a construção da web site denominada “Geometria Plana e Espacial em Libras”. Teve como objetivo identificar os sinais que estão sendo utilizados para a educação de surdos, com o conteúdo proposto nas escolas que foram objeto da pesquisa. A análise indicou que, por mais empenho que se tenha uma inclusão na escola regular de surdos ainda existe uma carência em convencionar sinais de termos utilizados na disciplina de matemática.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1190910.36661/2595-4520.2020v3i5.11909Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 249-2692595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11909/7579Copyright (c) 2020 Luciana Carlize Juliani Smolski, Rozelaine de Fatima Franzin, Antonio Vanderlei dos Santos, Marcelo Paulo Strackehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSmolski, Luciana Carlize JulianiFranzin, Rozelaine de FatimaSantos, Antonio Vanderlei dosStracke, Marcelo Paulo2021-07-13T05:22:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11909Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:08Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
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