O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12086 |
Resumo: | A relação da temática Agrotóxicos com o ambiente escolar e os processos pedagógicos é de grande importância, considerando o ensino e aprendizagem das vantagens e desvantagens do uso desses produtos na agricultura e seu impacto no ambiente e na saúde das pessoas. Os conceitos oriundos dessa temática podem ser desenvolvidos e debatidos com os estudantes de maneira contextualizada e interdisciplinar envolvendo as disciplinas da Biologia, Física e Química que compreendem a área das Ciências da Natureza, além de outras áreas. O presente estudo tem como objetivo verificar as percepções dos estudantes quanto à temática Agrotóxicos em uma escola pública do município de Sinop/MT. A coleta de dados se deu por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foi possível perceber que grande parte dos estudantes possuem conhecimentos prévios sobre a temática, destacando em seus discursos a relação com a palavra “veneno”. Pontua-se que a temática não alcança todo o contexto escolar e estudantes, necessitando maior articulação com o cotidiano dos estudantes e a capacitação através da formação dos(as) professores(as). |
id |
UFFS-2_9e4718d7c5f301e9658392ce47128e0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12086 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MTA relação da temática Agrotóxicos com o ambiente escolar e os processos pedagógicos é de grande importância, considerando o ensino e aprendizagem das vantagens e desvantagens do uso desses produtos na agricultura e seu impacto no ambiente e na saúde das pessoas. Os conceitos oriundos dessa temática podem ser desenvolvidos e debatidos com os estudantes de maneira contextualizada e interdisciplinar envolvendo as disciplinas da Biologia, Física e Química que compreendem a área das Ciências da Natureza, além de outras áreas. O presente estudo tem como objetivo verificar as percepções dos estudantes quanto à temática Agrotóxicos em uma escola pública do município de Sinop/MT. A coleta de dados se deu por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foi possível perceber que grande parte dos estudantes possuem conhecimentos prévios sobre a temática, destacando em seus discursos a relação com a palavra “veneno”. Pontua-se que a temática não alcança todo o contexto escolar e estudantes, necessitando maior articulação com o cotidiano dos estudantes e a capacitação através da formação dos(as) professores(as).Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1208610.36661/2595-4520.2021v4i2.12086Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 212-220Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 2 (2021): Special Edition: XVI Meeting on Research in School: in defense of school, science, and democracy; 212-2202595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12086/7768Copyright (c) 2021 Sandra Mara Mezalira, Jeferson Rosa Soares, Renan de Almeida Barbosa, José Vicente Lima Robainahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMezalira, Sandra MaraSoares, Jeferson RosaBarbosa, Renan de AlmeidaRobaina, José Vicente Lima2024-08-01T12:06:49Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12086Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:06:49Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT |
title |
O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT |
spellingShingle |
O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT Mezalira, Sandra Mara |
title_short |
O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT |
title_full |
O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT |
title_fullStr |
O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT |
title_full_unstemmed |
O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT |
title_sort |
O tema agrotóxico no contexto escolar: o caso de uma escola pública de Sinop/MT |
author |
Mezalira, Sandra Mara |
author_facet |
Mezalira, Sandra Mara Soares, Jeferson Rosa Barbosa, Renan de Almeida Robaina, José Vicente Lima |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Jeferson Rosa Barbosa, Renan de Almeida Robaina, José Vicente Lima |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mezalira, Sandra Mara Soares, Jeferson Rosa Barbosa, Renan de Almeida Robaina, José Vicente Lima |
description |
A relação da temática Agrotóxicos com o ambiente escolar e os processos pedagógicos é de grande importância, considerando o ensino e aprendizagem das vantagens e desvantagens do uso desses produtos na agricultura e seu impacto no ambiente e na saúde das pessoas. Os conceitos oriundos dessa temática podem ser desenvolvidos e debatidos com os estudantes de maneira contextualizada e interdisciplinar envolvendo as disciplinas da Biologia, Física e Química que compreendem a área das Ciências da Natureza, além de outras áreas. O presente estudo tem como objetivo verificar as percepções dos estudantes quanto à temática Agrotóxicos em uma escola pública do município de Sinop/MT. A coleta de dados se deu por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foi possível perceber que grande parte dos estudantes possuem conhecimentos prévios sobre a temática, destacando em seus discursos a relação com a palavra “veneno”. Pontua-se que a temática não alcança todo o contexto escolar e estudantes, necessitando maior articulação com o cotidiano dos estudantes e a capacitação através da formação dos(as) professores(as). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12086 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12086 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12086 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12086/7768 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 212-220 Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 2 (2021): Special Edition: XVI Meeting on Research in School: in defense of school, science, and democracy; 212-220 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1816704928567001088 |