Os filmes e jogos didáticos no trabalho educativo com reeducação alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bremm, Daniele
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11186
Resumo: Este trabalho dialoga sobre o uso de filmes e de jogos como ferramentas didáticas para trabalhar conceitos de Ciências, a partir do desenvolvimento de um conjunto de aulas produzidas em uma escola pública do município de Cerro Largo- RS, por meio da intervenção do Programa de Educação Tutorial – PETCiências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Para o conteúdo de educação alimentar, utilizou-se o filme: “Muito além do peso”, com o objetivo de sensibilizar os alunos em relação aos seus hábitos alimentares. Na sequência utilizou-se de um jogo didático com degustação de alimentos para resolver a problemática da associação da vitamina as suas respectivas fontes. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise das potencialidades dos filmes e jogos didáticos para trabalhar a educação alimentar. Podemos perceber que o uso de filmes como ferramenta didática facilita a sensibilização dos alunos, uma vez que o audiovisual é algo que chama muito a atenção dos pequenos, podendo assim, ser usado com facilidade para iniciar a educação alimentar. A aprendizagem de experiências através dos sentidos, realizada através do jogo também se mostrou efetiva para a aprendizagem resolvendo o problema que a turma apresentava para relacionar a vitamina e as suas fontes.
id UFFS-2_9f9df027bcae2f827432bb770e26fbf5
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11186
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Os filmes e jogos didáticos no trabalho educativo com reeducação alimentarEste trabalho dialoga sobre o uso de filmes e de jogos como ferramentas didáticas para trabalhar conceitos de Ciências, a partir do desenvolvimento de um conjunto de aulas produzidas em uma escola pública do município de Cerro Largo- RS, por meio da intervenção do Programa de Educação Tutorial – PETCiências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Para o conteúdo de educação alimentar, utilizou-se o filme: “Muito além do peso”, com o objetivo de sensibilizar os alunos em relação aos seus hábitos alimentares. Na sequência utilizou-se de um jogo didático com degustação de alimentos para resolver a problemática da associação da vitamina as suas respectivas fontes. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise das potencialidades dos filmes e jogos didáticos para trabalhar a educação alimentar. Podemos perceber que o uso de filmes como ferramenta didática facilita a sensibilização dos alunos, uma vez que o audiovisual é algo que chama muito a atenção dos pequenos, podendo assim, ser usado com facilidade para iniciar a educação alimentar. A aprendizagem de experiências através dos sentidos, realizada através do jogo também se mostrou efetiva para a aprendizagem resolvendo o problema que a turma apresentava para relacionar a vitamina e as suas fontes.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1118610.36661/2595-4520.2019v2i3.11186Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 92-1022595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11186/7254Copyright (c) 2019 Daniele Bremmhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBremm, Daniele2021-07-13T05:25:50Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11186Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:25:50Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os filmes e jogos didáticos no trabalho educativo com reeducação alimentar
title Os filmes e jogos didáticos no trabalho educativo com reeducação alimentar
spellingShingle Os filmes e jogos didáticos no trabalho educativo com reeducação alimentar
Bremm, Daniele
title_short Os filmes e jogos didáticos no trabalho educativo com reeducação alimentar
title_full Os filmes e jogos didáticos no trabalho educativo com reeducação alimentar
title_fullStr Os filmes e jogos didáticos no trabalho educativo com reeducação alimentar
title_full_unstemmed Os filmes e jogos didáticos no trabalho educativo com reeducação alimentar
title_sort Os filmes e jogos didáticos no trabalho educativo com reeducação alimentar
author Bremm, Daniele
author_facet Bremm, Daniele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bremm, Daniele
description Este trabalho dialoga sobre o uso de filmes e de jogos como ferramentas didáticas para trabalhar conceitos de Ciências, a partir do desenvolvimento de um conjunto de aulas produzidas em uma escola pública do município de Cerro Largo- RS, por meio da intervenção do Programa de Educação Tutorial – PETCiências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Para o conteúdo de educação alimentar, utilizou-se o filme: “Muito além do peso”, com o objetivo de sensibilizar os alunos em relação aos seus hábitos alimentares. Na sequência utilizou-se de um jogo didático com degustação de alimentos para resolver a problemática da associação da vitamina as suas respectivas fontes. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise das potencialidades dos filmes e jogos didáticos para trabalhar a educação alimentar. Podemos perceber que o uso de filmes como ferramenta didática facilita a sensibilização dos alunos, uma vez que o audiovisual é algo que chama muito a atenção dos pequenos, podendo assim, ser usado com facilidade para iniciar a educação alimentar. A aprendizagem de experiências através dos sentidos, realizada através do jogo também se mostrou efetiva para a aprendizagem resolvendo o problema que a turma apresentava para relacionar a vitamina e as suas fontes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11186
10.36661/2595-4520.2019v2i3.11186
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11186
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i3.11186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11186/7254
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Daniele Bremm
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Daniele Bremm
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 92-102
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612352700416