A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11250 |
Resumo: | A formação inicial docente é de suma importância para o aprimoramento da educação. É por meio da preparação profissional que os professores buscam desenvolver as habilidades fundamentais para a prática docente. Dentre as principais competências para ensinar, se destaca a prática reflexiva, a qual possibilita que o professor avalie e aprimore a sua atuação junto aos estudantes. Neste contexto, o presente estudo teve como enfoque a importância da prática da observação na formação inicial docente, a qual está inserida na disciplina de Estágio Supervisionado II e tem o intuito de possibilitar que os graduandos vivenciem a realidade escolar, assim como, reflitam acerca da docência. A partir da observação das aulas de Química de uma escola da rede pública de ensino do município de Viamão/RS, a qual ocorreu em duas turmas distintas de 3º ano do Ensino Médio, sendo uma do diurno e a outra do noturno, pode-se constatar as realidades contrastante das turmas, assim como, no perfil dos professores. Ademais, verificou-se a importância da prática reflexiva docente e a necessidade de formação específica, uma vez que, o conhecimento do conteúdo possibilita que os professores sejam capazes de trabalha de forma voltada para a cidadania. |
id |
UFFS-2_a1bf4579e0df1e2bde2192caf662e4b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11250 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexivaA formação inicial docente é de suma importância para o aprimoramento da educação. É por meio da preparação profissional que os professores buscam desenvolver as habilidades fundamentais para a prática docente. Dentre as principais competências para ensinar, se destaca a prática reflexiva, a qual possibilita que o professor avalie e aprimore a sua atuação junto aos estudantes. Neste contexto, o presente estudo teve como enfoque a importância da prática da observação na formação inicial docente, a qual está inserida na disciplina de Estágio Supervisionado II e tem o intuito de possibilitar que os graduandos vivenciem a realidade escolar, assim como, reflitam acerca da docência. A partir da observação das aulas de Química de uma escola da rede pública de ensino do município de Viamão/RS, a qual ocorreu em duas turmas distintas de 3º ano do Ensino Médio, sendo uma do diurno e a outra do noturno, pode-se constatar as realidades contrastante das turmas, assim como, no perfil dos professores. Ademais, verificou-se a importância da prática reflexiva docente e a necessidade de formação específica, uma vez que, o conhecimento do conteúdo possibilita que os professores sejam capazes de trabalha de forma voltada para a cidadania. Universidade Federal da Fronteira Sul2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1125010.36661/2595-4520.2020v3i1.11250Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 322-3392595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11250/7391Copyright (c) 2020 Denise Santos de Souza, Msa, Cristine Santos de Souza da Silva, Dra, Everton Bedin, Drhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos de Souza, DeniseSantos de Souza da Silva, CristineBedin, Everton2021-07-13T05:24:09Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11250Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:09Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva |
title |
A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva |
spellingShingle |
A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva Santos de Souza, Denise |
title_short |
A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva |
title_full |
A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva |
title_fullStr |
A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva |
title_full_unstemmed |
A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva |
title_sort |
A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva |
author |
Santos de Souza, Denise |
author_facet |
Santos de Souza, Denise Santos de Souza da Silva, Cristine Bedin, Everton |
author_role |
author |
author2 |
Santos de Souza da Silva, Cristine Bedin, Everton |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos de Souza, Denise Santos de Souza da Silva, Cristine Bedin, Everton |
description |
A formação inicial docente é de suma importância para o aprimoramento da educação. É por meio da preparação profissional que os professores buscam desenvolver as habilidades fundamentais para a prática docente. Dentre as principais competências para ensinar, se destaca a prática reflexiva, a qual possibilita que o professor avalie e aprimore a sua atuação junto aos estudantes. Neste contexto, o presente estudo teve como enfoque a importância da prática da observação na formação inicial docente, a qual está inserida na disciplina de Estágio Supervisionado II e tem o intuito de possibilitar que os graduandos vivenciem a realidade escolar, assim como, reflitam acerca da docência. A partir da observação das aulas de Química de uma escola da rede pública de ensino do município de Viamão/RS, a qual ocorreu em duas turmas distintas de 3º ano do Ensino Médio, sendo uma do diurno e a outra do noturno, pode-se constatar as realidades contrastante das turmas, assim como, no perfil dos professores. Ademais, verificou-se a importância da prática reflexiva docente e a necessidade de formação específica, uma vez que, o conhecimento do conteúdo possibilita que os professores sejam capazes de trabalha de forma voltada para a cidadania. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11250 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11250 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11250 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i1.11250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11250/7391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 322-339 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612398837760 |