A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos de Souza, Denise
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos de Souza da Silva, Cristine, Bedin, Everton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11250
Resumo: A formação inicial docente é de suma importância para o aprimoramento da educação. É por meio da preparação profissional que os professores buscam desenvolver as habilidades fundamentais para a prática docente. Dentre as principais competências para ensinar, se destaca a prática reflexiva, a qual possibilita que o professor avalie e aprimore a sua atuação junto aos estudantes. Neste contexto, o presente estudo teve como enfoque a importância da prática da observação na formação inicial docente, a qual está inserida na disciplina de Estágio Supervisionado II e tem o intuito de possibilitar que os graduandos vivenciem a realidade escolar, assim como, reflitam acerca da docência. A partir da observação das aulas de Química de uma escola da rede pública de ensino do município de Viamão/RS, a qual ocorreu em duas turmas distintas de 3º ano do Ensino Médio, sendo uma do diurno e a outra do noturno, pode-se constatar as realidades contrastante das turmas, assim como, no perfil dos professores. Ademais, verificou-se a importância da prática reflexiva docente e a necessidade de formação específica, uma vez que, o conhecimento do conteúdo possibilita que os professores sejam capazes de trabalha de forma voltada para a cidadania.
id UFFS-2_a1bf4579e0df1e2bde2192caf662e4b6
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11250
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexivaA formação inicial docente é de suma importância para o aprimoramento da educação. É por meio da preparação profissional que os professores buscam desenvolver as habilidades fundamentais para a prática docente. Dentre as principais competências para ensinar, se destaca a prática reflexiva, a qual possibilita que o professor avalie e aprimore a sua atuação junto aos estudantes. Neste contexto, o presente estudo teve como enfoque a importância da prática da observação na formação inicial docente, a qual está inserida na disciplina de Estágio Supervisionado II e tem o intuito de possibilitar que os graduandos vivenciem a realidade escolar, assim como, reflitam acerca da docência. A partir da observação das aulas de Química de uma escola da rede pública de ensino do município de Viamão/RS, a qual ocorreu em duas turmas distintas de 3º ano do Ensino Médio, sendo uma do diurno e a outra do noturno, pode-se constatar as realidades contrastante das turmas, assim como, no perfil dos professores. Ademais, verificou-se a importância da prática reflexiva docente e a necessidade de formação específica, uma vez que, o conhecimento do conteúdo possibilita que os professores sejam capazes de trabalha de forma voltada para a cidadania. Universidade Federal da Fronteira Sul2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1125010.36661/2595-4520.2020v3i1.11250Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 322-3392595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11250/7391Copyright (c) 2020 Denise Santos de Souza, Msa, Cristine Santos de Souza da Silva, Dra, Everton Bedin, Drhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos de Souza, DeniseSantos de Souza da Silva, CristineBedin, Everton2021-07-13T05:24:09Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11250Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:09Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva
title A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva
spellingShingle A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva
Santos de Souza, Denise
title_short A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva
title_full A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva
title_fullStr A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva
title_full_unstemmed A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva
title_sort A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva
author Santos de Souza, Denise
author_facet Santos de Souza, Denise
Santos de Souza da Silva, Cristine
Bedin, Everton
author_role author
author2 Santos de Souza da Silva, Cristine
Bedin, Everton
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos de Souza, Denise
Santos de Souza da Silva, Cristine
Bedin, Everton
description A formação inicial docente é de suma importância para o aprimoramento da educação. É por meio da preparação profissional que os professores buscam desenvolver as habilidades fundamentais para a prática docente. Dentre as principais competências para ensinar, se destaca a prática reflexiva, a qual possibilita que o professor avalie e aprimore a sua atuação junto aos estudantes. Neste contexto, o presente estudo teve como enfoque a importância da prática da observação na formação inicial docente, a qual está inserida na disciplina de Estágio Supervisionado II e tem o intuito de possibilitar que os graduandos vivenciem a realidade escolar, assim como, reflitam acerca da docência. A partir da observação das aulas de Química de uma escola da rede pública de ensino do município de Viamão/RS, a qual ocorreu em duas turmas distintas de 3º ano do Ensino Médio, sendo uma do diurno e a outra do noturno, pode-se constatar as realidades contrastante das turmas, assim como, no perfil dos professores. Ademais, verificou-se a importância da prática reflexiva docente e a necessidade de formação específica, uma vez que, o conhecimento do conteúdo possibilita que os professores sejam capazes de trabalha de forma voltada para a cidadania.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11250
10.36661/2595-4520.2020v3i1.11250
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11250
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11250/7391
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 322-339
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612398837760