Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Joici de Carvalho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Maria Aparecida, Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11016
Resumo: O ensino investigativo baseia-se nas mais variadas práticas de ensino destinadas aos alunos (as), com supervisão e orientação do (a) professor (a). Por conta disso, este manuscrito averiguou se professores (as) de Ciências em processo de formação continuada concebem na construção de materiais didáticos, elementos relacionados ao referido ensino. Em virtude disso, a coleta de informações se deu no contexto de um grupo de estudos, onde ao seu término os (as) participantes deveriam elaborar sequências didáticas ancoradas no ensino investigativo. Através da análise do material produzido e posterior discussões e interlocuções mediadas pelos referenciais teóricos ligados ao ensino de Ciências, os resultados indicaram a presença de elementos pedagógicos importantes acerca da metodologia investigativa, tais como: valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, problematização, experimentação e diversidade de estratégias didáticas, as quais possibilitam a participação dos (as) alunos (as) no processo de aprendizagem. Assim, pode-se dizer que a elaboração de sequências didáticas no contexto deste grupo, contribui, mesmo que de forma pontual, para ampliar a visão dos (das) professores (as) a respeito do ensino investigativo.   
id UFFS-2_a5737e76705d5d8852f859c15344f7ef
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11016
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuadaO ensino investigativo baseia-se nas mais variadas práticas de ensino destinadas aos alunos (as), com supervisão e orientação do (a) professor (a). Por conta disso, este manuscrito averiguou se professores (as) de Ciências em processo de formação continuada concebem na construção de materiais didáticos, elementos relacionados ao referido ensino. Em virtude disso, a coleta de informações se deu no contexto de um grupo de estudos, onde ao seu término os (as) participantes deveriam elaborar sequências didáticas ancoradas no ensino investigativo. Através da análise do material produzido e posterior discussões e interlocuções mediadas pelos referenciais teóricos ligados ao ensino de Ciências, os resultados indicaram a presença de elementos pedagógicos importantes acerca da metodologia investigativa, tais como: valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, problematização, experimentação e diversidade de estratégias didáticas, as quais possibilitam a participação dos (as) alunos (as) no processo de aprendizagem. Assim, pode-se dizer que a elaboração de sequências didáticas no contexto deste grupo, contribui, mesmo que de forma pontual, para ampliar a visão dos (das) professores (as) a respeito do ensino investigativo.   Universidade Federal da Fronteira Sul2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1101610.36661/2595-4520.2019v2i4.11016Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 43-612595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11016/7318Copyright (c) 2019 Joici de Carvalho Leite, Maria Aparecida Rodrigues, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júniorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Joici de CarvalhoRodrigues, Maria AparecidaMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira2021-07-13T05:24:38Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11016Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:38Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada
title Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada
spellingShingle Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada
Leite, Joici de Carvalho
title_short Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada
title_full Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada
title_fullStr Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada
title_full_unstemmed Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada
title_sort Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada
author Leite, Joici de Carvalho
author_facet Leite, Joici de Carvalho
Rodrigues, Maria Aparecida
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
author_role author
author2 Rodrigues, Maria Aparecida
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Joici de Carvalho
Rodrigues, Maria Aparecida
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
description O ensino investigativo baseia-se nas mais variadas práticas de ensino destinadas aos alunos (as), com supervisão e orientação do (a) professor (a). Por conta disso, este manuscrito averiguou se professores (as) de Ciências em processo de formação continuada concebem na construção de materiais didáticos, elementos relacionados ao referido ensino. Em virtude disso, a coleta de informações se deu no contexto de um grupo de estudos, onde ao seu término os (as) participantes deveriam elaborar sequências didáticas ancoradas no ensino investigativo. Através da análise do material produzido e posterior discussões e interlocuções mediadas pelos referenciais teóricos ligados ao ensino de Ciências, os resultados indicaram a presença de elementos pedagógicos importantes acerca da metodologia investigativa, tais como: valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, problematização, experimentação e diversidade de estratégias didáticas, as quais possibilitam a participação dos (as) alunos (as) no processo de aprendizagem. Assim, pode-se dizer que a elaboração de sequências didáticas no contexto deste grupo, contribui, mesmo que de forma pontual, para ampliar a visão dos (das) professores (as) a respeito do ensino investigativo.   
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11016
10.36661/2595-4520.2019v2i4.11016
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11016
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i4.11016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11016/7318
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 43-61
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612020301824