Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11016 |
Resumo: | O ensino investigativo baseia-se nas mais variadas práticas de ensino destinadas aos alunos (as), com supervisão e orientação do (a) professor (a). Por conta disso, este manuscrito averiguou se professores (as) de Ciências em processo de formação continuada concebem na construção de materiais didáticos, elementos relacionados ao referido ensino. Em virtude disso, a coleta de informações se deu no contexto de um grupo de estudos, onde ao seu término os (as) participantes deveriam elaborar sequências didáticas ancoradas no ensino investigativo. Através da análise do material produzido e posterior discussões e interlocuções mediadas pelos referenciais teóricos ligados ao ensino de Ciências, os resultados indicaram a presença de elementos pedagógicos importantes acerca da metodologia investigativa, tais como: valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, problematização, experimentação e diversidade de estratégias didáticas, as quais possibilitam a participação dos (as) alunos (as) no processo de aprendizagem. Assim, pode-se dizer que a elaboração de sequências didáticas no contexto deste grupo, contribui, mesmo que de forma pontual, para ampliar a visão dos (das) professores (as) a respeito do ensino investigativo. |
id |
UFFS-2_a5737e76705d5d8852f859c15344f7ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11016 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuadaO ensino investigativo baseia-se nas mais variadas práticas de ensino destinadas aos alunos (as), com supervisão e orientação do (a) professor (a). Por conta disso, este manuscrito averiguou se professores (as) de Ciências em processo de formação continuada concebem na construção de materiais didáticos, elementos relacionados ao referido ensino. Em virtude disso, a coleta de informações se deu no contexto de um grupo de estudos, onde ao seu término os (as) participantes deveriam elaborar sequências didáticas ancoradas no ensino investigativo. Através da análise do material produzido e posterior discussões e interlocuções mediadas pelos referenciais teóricos ligados ao ensino de Ciências, os resultados indicaram a presença de elementos pedagógicos importantes acerca da metodologia investigativa, tais como: valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, problematização, experimentação e diversidade de estratégias didáticas, as quais possibilitam a participação dos (as) alunos (as) no processo de aprendizagem. Assim, pode-se dizer que a elaboração de sequências didáticas no contexto deste grupo, contribui, mesmo que de forma pontual, para ampliar a visão dos (das) professores (as) a respeito do ensino investigativo. Universidade Federal da Fronteira Sul2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1101610.36661/2595-4520.2019v2i4.11016Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 43-612595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11016/7318Copyright (c) 2019 Joici de Carvalho Leite, Maria Aparecida Rodrigues, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júniorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Joici de CarvalhoRodrigues, Maria AparecidaMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira2021-07-13T05:24:38Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11016Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:38Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada |
title |
Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada |
spellingShingle |
Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada Leite, Joici de Carvalho |
title_short |
Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada |
title_full |
Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada |
title_fullStr |
Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada |
title_full_unstemmed |
Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada |
title_sort |
Ensino Investigativo: análise de sequências didáticas produzidas por professores (as) de Ciências em um contexto de formação continuada |
author |
Leite, Joici de Carvalho |
author_facet |
Leite, Joici de Carvalho Rodrigues, Maria Aparecida Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Maria Aparecida Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Joici de Carvalho Rodrigues, Maria Aparecida Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
description |
O ensino investigativo baseia-se nas mais variadas práticas de ensino destinadas aos alunos (as), com supervisão e orientação do (a) professor (a). Por conta disso, este manuscrito averiguou se professores (as) de Ciências em processo de formação continuada concebem na construção de materiais didáticos, elementos relacionados ao referido ensino. Em virtude disso, a coleta de informações se deu no contexto de um grupo de estudos, onde ao seu término os (as) participantes deveriam elaborar sequências didáticas ancoradas no ensino investigativo. Através da análise do material produzido e posterior discussões e interlocuções mediadas pelos referenciais teóricos ligados ao ensino de Ciências, os resultados indicaram a presença de elementos pedagógicos importantes acerca da metodologia investigativa, tais como: valorização dos conhecimentos prévios dos alunos, problematização, experimentação e diversidade de estratégias didáticas, as quais possibilitam a participação dos (as) alunos (as) no processo de aprendizagem. Assim, pode-se dizer que a elaboração de sequências didáticas no contexto deste grupo, contribui, mesmo que de forma pontual, para ampliar a visão dos (das) professores (as) a respeito do ensino investigativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11016 10.36661/2595-4520.2019v2i4.11016 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11016 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i4.11016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11016/7318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 43-61 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612020301824 |