Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Joici de Carvalho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rodrigues, Maria Aparecida, Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958
Resumo: Dentre as diversas razões que justificam a formação continuada de professores de Ciências, destacamos a necessidade de reflexões críticas sobre suas práticas, com vistas à melhoria da aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, discutimos, no presente trabalho, as compreensões de professores acerca do ensino por investigação, em um processo de formação continuada. Os dados foram coletados após a realização de um minicurso com duração de doze horas com professores de Ciências e Química, que iniciavam a participação em um grupo de estudos para aprofundar os conhecimentos do tema em questão. Participaram da pesquisa dez professores, que responderam duas questões abertas, versando sobre aspectos da prática docente e do ensino de Ciências por investigação. A análise de conteúdo das respostas revelou apropriação de elementos importantes inerentes ao ensino por investigação, entre eles, a mediação do professor, a resolução de problemas e a elaboração de hipóteses pelos alunos.
id UTFPR-7_3d272b410416108f96b660618902958e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2958
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuadaDentre as diversas razões que justificam a formação continuada de professores de Ciências, destacamos a necessidade de reflexões críticas sobre suas práticas, com vistas à melhoria da aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, discutimos, no presente trabalho, as compreensões de professores acerca do ensino por investigação, em um processo de formação continuada. Os dados foram coletados após a realização de um minicurso com duração de doze horas com professores de Ciências e Química, que iniciavam a participação em um grupo de estudos para aprofundar os conhecimentos do tema em questão. Participaram da pesquisa dez professores, que responderam duas questões abertas, versando sobre aspectos da prática docente e do ensino de Ciências por investigação. A análise de conteúdo das respostas revelou apropriação de elementos importantes inerentes ao ensino por investigação, entre eles, a mediação do professor, a resolução de problemas e a elaboração de hipóteses pelos alunos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Leite, Joici de CarvalhoRodrigues, Maria AparecidaMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira2015-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/295810.3895/rbect.v8n2.2958Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958/1990Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-03T14:14:31Zoai:periodicos.utfpr:article/2958Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-08-03T14:14:31Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada
title Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada
spellingShingle Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada
Leite, Joici de Carvalho
title_short Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada
title_full Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada
title_fullStr Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada
title_full_unstemmed Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada
title_sort Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada
author Leite, Joici de Carvalho
author_facet Leite, Joici de Carvalho
Rodrigues, Maria Aparecida
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
author_role author
author2 Rodrigues, Maria Aparecida
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Joici de Carvalho
Rodrigues, Maria Aparecida
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
description Dentre as diversas razões que justificam a formação continuada de professores de Ciências, destacamos a necessidade de reflexões críticas sobre suas práticas, com vistas à melhoria da aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, discutimos, no presente trabalho, as compreensões de professores acerca do ensino por investigação, em um processo de formação continuada. Os dados foram coletados após a realização de um minicurso com duração de doze horas com professores de Ciências e Química, que iniciavam a participação em um grupo de estudos para aprofundar os conhecimentos do tema em questão. Participaram da pesquisa dez professores, que responderam duas questões abertas, versando sobre aspectos da prática docente e do ensino de Ciências por investigação. A análise de conteúdo das respostas revelou apropriação de elementos importantes inerentes ao ensino por investigação, entre eles, a mediação do professor, a resolução de problemas e a elaboração de hipóteses pelos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958
10.3895/rbect.v8n2.2958
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n2.2958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958/1990
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713869671563264