O impacto de mostras científicas no processo de alfabetização científica de crianças da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Marco Aurelio Alvarenga
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rolando, Rodolfo, Teixeira, Danielle Silva de Novais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11763
Resumo: A sociedade atual, parametrizada pelo desenvolvimento científico e tecnológico, oferece uma série de facilidades e melhorias para a vida do cidadão nas diferentes áreas da atuação humana, como nas comunicações, na saúde, nos transportes e até mesmo no lazer. Se essa realidade é bem-vinda pela comodidade e bem-estar que oportuniza, concomitantemente, gera demandas significativas em torno da escola e dos processos que formam os indivíduos para o exercício consciente, crítico e atuante da cidadania. Assim sendo, a educação científica se faz cada vez mais necessária ao cidadão e, por isso, deve iniciar cada vez mais cedo. O termo Alfabetização Científica foi cunhado no intuito de chamar a atenção para a necessidade que se tem de oferecer meios para que as pessoas sejam capazes de ler o mundo à sua volta a partir da linguagem científica, apropriando-se dela para participar das discussões que buscam maneiras de aperfeiçoá-lo. Neste trabalho apresentamos uma discussão sobre os resultados de uma pesquisa que estudou o impacto de mostras científicas para o processo de alfabetização científica de alunos da Educação Infantil. Para tanto, entrevistamos três turmas de alunos da Educação Infantil, cuja faixa etária variava entre 4 e 5 anos, totalizando 47 alunos, antes e após apresentarmos uma mostra de experimentos de demonstração de fenômenos físicos. A entrevista foi coletiva, envolvendo  alunos de cada turma numa roda de conversa sobre os temas científicos abordados na mostra. Os resultados apontaram para a existência de uma ampliação significativa do repertório cultural dos alunos, o que pode auxiliar a formalização da aprendizagem em etapas posteriores de ensino. 
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