O impacto de mostras científicas no processo de alfabetização científica de crianças da educação infantil
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11763 |
Resumo: | A sociedade atual, parametrizada pelo desenvolvimento científico e tecnológico, oferece uma série de facilidades e melhorias para a vida do cidadão nas diferentes áreas da atuação humana, como nas comunicações, na saúde, nos transportes e até mesmo no lazer. Se essa realidade é bem-vinda pela comodidade e bem-estar que oportuniza, concomitantemente, gera demandas significativas em torno da escola e dos processos que formam os indivíduos para o exercício consciente, crítico e atuante da cidadania. Assim sendo, a educação científica se faz cada vez mais necessária ao cidadão e, por isso, deve iniciar cada vez mais cedo. O termo Alfabetização Científica foi cunhado no intuito de chamar a atenção para a necessidade que se tem de oferecer meios para que as pessoas sejam capazes de ler o mundo à sua volta a partir da linguagem científica, apropriando-se dela para participar das discussões que buscam maneiras de aperfeiçoá-lo. Neste trabalho apresentamos uma discussão sobre os resultados de uma pesquisa que estudou o impacto de mostras científicas para o processo de alfabetização científica de alunos da Educação Infantil. Para tanto, entrevistamos três turmas de alunos da Educação Infantil, cuja faixa etária variava entre 4 e 5 anos, totalizando 47 alunos, antes e após apresentarmos uma mostra de experimentos de demonstração de fenômenos físicos. A entrevista foi coletiva, envolvendo alunos de cada turma numa roda de conversa sobre os temas científicos abordados na mostra. Os resultados apontaram para a existência de uma ampliação significativa do repertório cultural dos alunos, o que pode auxiliar a formalização da aprendizagem em etapas posteriores de ensino. |
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O impacto de mostras científicas no processo de alfabetização científica de crianças da educação infantilA sociedade atual, parametrizada pelo desenvolvimento científico e tecnológico, oferece uma série de facilidades e melhorias para a vida do cidadão nas diferentes áreas da atuação humana, como nas comunicações, na saúde, nos transportes e até mesmo no lazer. Se essa realidade é bem-vinda pela comodidade e bem-estar que oportuniza, concomitantemente, gera demandas significativas em torno da escola e dos processos que formam os indivíduos para o exercício consciente, crítico e atuante da cidadania. Assim sendo, a educação científica se faz cada vez mais necessária ao cidadão e, por isso, deve iniciar cada vez mais cedo. O termo Alfabetização Científica foi cunhado no intuito de chamar a atenção para a necessidade que se tem de oferecer meios para que as pessoas sejam capazes de ler o mundo à sua volta a partir da linguagem científica, apropriando-se dela para participar das discussões que buscam maneiras de aperfeiçoá-lo. Neste trabalho apresentamos uma discussão sobre os resultados de uma pesquisa que estudou o impacto de mostras científicas para o processo de alfabetização científica de alunos da Educação Infantil. Para tanto, entrevistamos três turmas de alunos da Educação Infantil, cuja faixa etária variava entre 4 e 5 anos, totalizando 47 alunos, antes e após apresentarmos uma mostra de experimentos de demonstração de fenômenos físicos. A entrevista foi coletiva, envolvendo alunos de cada turma numa roda de conversa sobre os temas científicos abordados na mostra. Os resultados apontaram para a existência de uma ampliação significativa do repertório cultural dos alunos, o que pode auxiliar a formalização da aprendizagem em etapas posteriores de ensino. Universidade Federal da Fronteira Sul2021-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1176310.36661/2595-4520.2021v4i4.11763Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 114-1362595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11763/7960Copyright (c) 2021 Marco Aurelio Alvarenga Monteiro, Rodolfo Rolando, Danielle Silva de Novais Teixeirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Marco Aurelio AlvarengaRolando, RodolfoTeixeira, Danielle Silva de Novais2021-06-22T14:03:56Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11763Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-06-22T14:03:56Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
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