Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca , Carlos Ventura
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hesse, Fernanda Bianca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12993
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre sequências didáticas e práticas pedagógicas no contexto do Ensino Superior. Foi consultado um conjunto de sete periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências, selecionando-se os artigos com base em palavras-chave específicas. Realizou-se análise de conteúdo dos textos apropriados para a amostra, com foco investigativo direcionado aos modelos pedagógicos decorrentes das atividades descritas. Os resultados obtidos explicitam a frequência pouco significativa de artigos relacionados à temática investigada, bem como denotam a necessidade de que docentes da Educação Superior, que atuam no campo acadêmico em tela, busquem a ampliação quantitativa e a qualificação de pesquisas que enfoquem suas experiências de ensino, o que pode proporcionar o aperfeiçoamento destas.
id UFFS-2_c6b59910586deaf00fc58075fba60fc1
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12993
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em CiênciasInvestigando la Pedagogía Universitaria: revisión de secuencias didácticas y prácticas pedagógicas en revistas nacionales del campo de la Educación CientíficaInvestigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências Investigating University Pedagogy: review of didactic sequences and pedagogical practices in national jEste trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre sequências didáticas e práticas pedagógicas no contexto do Ensino Superior. Foi consultado um conjunto de sete periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências, selecionando-se os artigos com base em palavras-chave específicas. Realizou-se análise de conteúdo dos textos apropriados para a amostra, com foco investigativo direcionado aos modelos pedagógicos decorrentes das atividades descritas. Os resultados obtidos explicitam a frequência pouco significativa de artigos relacionados à temática investigada, bem como denotam a necessidade de que docentes da Educação Superior, que atuam no campo acadêmico em tela, busquem a ampliação quantitativa e a qualificação de pesquisas que enfoquem suas experiências de ensino, o que pode proporcionar o aperfeiçoamento destas.This work presents a literature review on didactic sequences and pedagogical practices in the context of Higher Education. A set of seven Brazilian journals in the field of Science Education was consulted, selecting the articles based on specific keywords. Content analysis of the texts appropriate for the sample was carried out, with an investigative focus directed at the pedagogical models resulting from the activities described. The results obtained show the low frequency of articles related to the topic investigated, as well as denote the need for Higher Education teachers, who work in the academic field in question, to seek quantitative expansion and qualification of research that focus on their teaching experiences. , which can provide the improvement of these.Este trabajo presenta una revisión de la literatura sobre secuencias didácticas y prácticas pedagógicas en el contexto de la Educación Superior. Se consultó un conjunto de siete revistas brasileñas en el campo de la Educación Científica, seleccionando los artículos en base a palabras clave específicas. Se realizó un análisis de contenido de los textos apropiados para la muestra, con un enfoque investigativo dirigido a los modelos pedagógicos resultantes de las actividades descritas. Los resultados obtenidos muestran la baja frecuencia de artículos relacionados con el tema investigado, así como denotan la necesidad de que los docentes de Educación Superior, que laboran en el campo académico en cuestión, busquen la expansión cuantitativa y la calificación de investigaciones que se enfoquen en sus experiencias docentes. , que puede proporcionar la mejora de estos.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1299310.36661/2595-4520.2022v5n2.12993Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 108-1292595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12993/8489Copyright (c) 2022 Carlos Ventura Fonseca , Fernanda Bianca Hessehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca , Carlos VenturaHesse, Fernanda Bianca2022-07-25T11:33:02Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12993Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-25T11:33:02Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências
Investigando la Pedagogía Universitaria: revisión de secuencias didácticas y prácticas pedagógicas en revistas nacionales del campo de la Educación Científica
Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências Investigating University Pedagogy: review of didactic sequences and pedagogical practices in national j
title Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências
spellingShingle Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências
Fonseca , Carlos Ventura
title_short Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências
title_full Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências
title_fullStr Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências
title_full_unstemmed Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências
title_sort Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências
author Fonseca , Carlos Ventura
author_facet Fonseca , Carlos Ventura
Hesse, Fernanda Bianca
author_role author
author2 Hesse, Fernanda Bianca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca , Carlos Ventura
Hesse, Fernanda Bianca
description Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre sequências didáticas e práticas pedagógicas no contexto do Ensino Superior. Foi consultado um conjunto de sete periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências, selecionando-se os artigos com base em palavras-chave específicas. Realizou-se análise de conteúdo dos textos apropriados para a amostra, com foco investigativo direcionado aos modelos pedagógicos decorrentes das atividades descritas. Os resultados obtidos explicitam a frequência pouco significativa de artigos relacionados à temática investigada, bem como denotam a necessidade de que docentes da Educação Superior, que atuam no campo acadêmico em tela, busquem a ampliação quantitativa e a qualificação de pesquisas que enfoquem suas experiências de ensino, o que pode proporcionar o aperfeiçoamento destas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12993
10.36661/2595-4520.2022v5n2.12993
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12993
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n2.12993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12993/8489
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Carlos Ventura Fonseca , Fernanda Bianca Hesse
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Carlos Ventura Fonseca , Fernanda Bianca Hesse
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 108-129
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613774569472