Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12993 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre sequências didáticas e práticas pedagógicas no contexto do Ensino Superior. Foi consultado um conjunto de sete periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências, selecionando-se os artigos com base em palavras-chave específicas. Realizou-se análise de conteúdo dos textos apropriados para a amostra, com foco investigativo direcionado aos modelos pedagógicos decorrentes das atividades descritas. Os resultados obtidos explicitam a frequência pouco significativa de artigos relacionados à temática investigada, bem como denotam a necessidade de que docentes da Educação Superior, que atuam no campo acadêmico em tela, busquem a ampliação quantitativa e a qualificação de pesquisas que enfoquem suas experiências de ensino, o que pode proporcionar o aperfeiçoamento destas. |
id |
UFFS-2_c6b59910586deaf00fc58075fba60fc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12993 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em CiênciasInvestigando la Pedagogía Universitaria: revisión de secuencias didácticas y prácticas pedagógicas en revistas nacionales del campo de la Educación CientíficaInvestigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências Investigating University Pedagogy: review of didactic sequences and pedagogical practices in national jEste trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre sequências didáticas e práticas pedagógicas no contexto do Ensino Superior. Foi consultado um conjunto de sete periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências, selecionando-se os artigos com base em palavras-chave específicas. Realizou-se análise de conteúdo dos textos apropriados para a amostra, com foco investigativo direcionado aos modelos pedagógicos decorrentes das atividades descritas. Os resultados obtidos explicitam a frequência pouco significativa de artigos relacionados à temática investigada, bem como denotam a necessidade de que docentes da Educação Superior, que atuam no campo acadêmico em tela, busquem a ampliação quantitativa e a qualificação de pesquisas que enfoquem suas experiências de ensino, o que pode proporcionar o aperfeiçoamento destas.This work presents a literature review on didactic sequences and pedagogical practices in the context of Higher Education. A set of seven Brazilian journals in the field of Science Education was consulted, selecting the articles based on specific keywords. Content analysis of the texts appropriate for the sample was carried out, with an investigative focus directed at the pedagogical models resulting from the activities described. The results obtained show the low frequency of articles related to the topic investigated, as well as denote the need for Higher Education teachers, who work in the academic field in question, to seek quantitative expansion and qualification of research that focus on their teaching experiences. , which can provide the improvement of these.Este trabajo presenta una revisión de la literatura sobre secuencias didácticas y prácticas pedagógicas en el contexto de la Educación Superior. Se consultó un conjunto de siete revistas brasileñas en el campo de la Educación Científica, seleccionando los artículos en base a palabras clave específicas. Se realizó un análisis de contenido de los textos apropiados para la muestra, con un enfoque investigativo dirigido a los modelos pedagógicos resultantes de las actividades descritas. Los resultados obtenidos muestran la baja frecuencia de artículos relacionados con el tema investigado, así como denotan la necesidad de que los docentes de Educación Superior, que laboran en el campo académico en cuestión, busquen la expansión cuantitativa y la calificación de investigaciones que se enfoquen en sus experiencias docentes. , que puede proporcionar la mejora de estos.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1299310.36661/2595-4520.2022v5n2.12993Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 108-1292595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12993/8489Copyright (c) 2022 Carlos Ventura Fonseca , Fernanda Bianca Hessehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca , Carlos VenturaHesse, Fernanda Bianca2022-07-25T11:33:02Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12993Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-25T11:33:02Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências Investigando la Pedagogía Universitaria: revisión de secuencias didácticas y prácticas pedagógicas en revistas nacionales del campo de la Educación Científica Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências Investigating University Pedagogy: review of didactic sequences and pedagogical practices in national j |
title |
Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências |
spellingShingle |
Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências Fonseca , Carlos Ventura |
title_short |
Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências |
title_full |
Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências |
title_fullStr |
Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências |
title_full_unstemmed |
Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências |
title_sort |
Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências |
author |
Fonseca , Carlos Ventura |
author_facet |
Fonseca , Carlos Ventura Hesse, Fernanda Bianca |
author_role |
author |
author2 |
Hesse, Fernanda Bianca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca , Carlos Ventura Hesse, Fernanda Bianca |
description |
Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre sequências didáticas e práticas pedagógicas no contexto do Ensino Superior. Foi consultado um conjunto de sete periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências, selecionando-se os artigos com base em palavras-chave específicas. Realizou-se análise de conteúdo dos textos apropriados para a amostra, com foco investigativo direcionado aos modelos pedagógicos decorrentes das atividades descritas. Os resultados obtidos explicitam a frequência pouco significativa de artigos relacionados à temática investigada, bem como denotam a necessidade de que docentes da Educação Superior, que atuam no campo acadêmico em tela, busquem a ampliação quantitativa e a qualificação de pesquisas que enfoquem suas experiências de ensino, o que pode proporcionar o aperfeiçoamento destas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12993 10.36661/2595-4520.2022v5n2.12993 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12993 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n2.12993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12993/8489 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Carlos Ventura Fonseca , Fernanda Bianca Hesse http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Carlos Ventura Fonseca , Fernanda Bianca Hesse http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 108-129 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613774569472 |