Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13027 |
Resumo: | O estágio supervisionado é fundamental no processo formativo de professores, pois nele se consolidam experiências da vivência profissional que permitem reflexões e construções da identidade profissional dos docentes, sendo a regência uma dessas experiências com potencial para observar dificuldades e refletir o processo formativo. Assim, o objetivo foi analisar e refletir as demandas formativas de licenciandos em Química, a partir de dificuldades observadas nas regências do estágio supervisionado, utilizando-se abordagem qualitativa e caráter exploratório, tendo a observação estruturada como instrumento de coleta de dados, com foco nos conteúdos ensinados, estratégias de ensino e recursos utilizados e planejamento da aula no que se refere a organização da sequência didática e adequação ao tempo. Em relação as reflexões formativas, compreendeu-se que os licenciandos precisam de uma formação que valorize a formação química mais também para o ensino da química, devido à observação de erros conceituais e dificuldades de utilizar estratégias de ensino. Em relação ao tempo e organização das aulas, considerando ser o último estágio, foi evidente a necessidade de mais articulação e espaço no processo formativo das vivências docentes. |
id |
UFFS-2_e86d72cc8f1df820f32972530eccdcfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13027 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regênciaSupervise stage in chemistry: formative reflections from the regencyEstágio Supervisionado em Química: Reflexões Formativas a partir da RegênciaO estágio supervisionado é fundamental no processo formativo de professores, pois nele se consolidam experiências da vivência profissional que permitem reflexões e construções da identidade profissional dos docentes, sendo a regência uma dessas experiências com potencial para observar dificuldades e refletir o processo formativo. Assim, o objetivo foi analisar e refletir as demandas formativas de licenciandos em Química, a partir de dificuldades observadas nas regências do estágio supervisionado, utilizando-se abordagem qualitativa e caráter exploratório, tendo a observação estruturada como instrumento de coleta de dados, com foco nos conteúdos ensinados, estratégias de ensino e recursos utilizados e planejamento da aula no que se refere a organização da sequência didática e adequação ao tempo. Em relação as reflexões formativas, compreendeu-se que os licenciandos precisam de uma formação que valorize a formação química mais também para o ensino da química, devido à observação de erros conceituais e dificuldades de utilizar estratégias de ensino. Em relação ao tempo e organização das aulas, considerando ser o último estágio, foi evidente a necessidade de mais articulação e espaço no processo formativo das vivências docentes.La etapa supervisada es fundamental en el proceso formativo de los docentes, ya que consolida experiencias profesionales que permiten reflexiones y construcciones de la identidad profesional de los docentes, y la regencia de aquellas experiencias con potencial para observar dificultades y reflejar el proceso formativo. Así, el objetivo fue analizar y reflejar las demandas formativas de la promoción de los licenciados en Química a partir de las dificultades observadas en la conducción escénica supervisada, utilizando un enfoque cualitativo y exploratorio, con la observación estructurada como instrumento de recolección de datos, enfocándose en los contenidos conceptuales, estrategias docentes y recursos utilizados y planificación de lecciones sobre la organización de la secuencia didáctica y adecuación al tiempo. En cuanto a las reflexiones formativas, se entendió que los estudiantes de pregrado necesitan una formación que valore más la educación química también para la enseñanza de la química, debido a la observación de errores conceptuales y dificultades en el uso de estrategias de enseñanza. En cuanto al tiempo y organización de las clases, considerando que es la última etapa, se evidenció la necesidad de mayor articulación y espacio en el proceso formativo de las experiencias docentes.The supervised stage is essential in the formative process of teachers, as it consolidates professional experiences that allow reflections and constructions of the professional identity of teachers, and the regency one of those experiences with the potential to observe difficulties and reflect the formative process. Thus, the objective was to analyze and reflect formative demands of class of undergraduates in chemistry from difficulties observed in supervised stage conducting, using a qualitative and exploratory approach, with structured observation as a data collection instrument, focusing on the contentes conceptual, teaching strategies and resources used and lesson planning regarding the organization of the didactic sequence and adequacy to time. Regarding formative reflections, it was understood that undergraduates need formation that values chemistry education more also for the teaching of chemistry, due to the observation of conceptual errors and difficulties in using teaching strategies. Regarding the time and organization of classes, considering that it is the last stage, the need for more articulation and space in the formative process of teaching experiences was evident.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1302710.36661/2595-4520.2022v5n4.13027Revista Insignare Scientia; v. 5 n. 4 (2022): Revista Insignare Scientia; 282-295Revista Insignare Scientia; Vol 5 No 4 (2022): Insignare Scientia Journal; 282-2952595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13027/8659Copyright (c) 2022 Katiuscia dos Santos de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Katiuscia dos Santos2024-08-01T12:00:09Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13027Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:00:09Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência Supervise stage in chemistry: formative reflections from the regency Estágio Supervisionado em Química: Reflexões Formativas a partir da Regência |
title |
Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência |
spellingShingle |
Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência de Souza, Katiuscia dos Santos |
title_short |
Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência |
title_full |
Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência |
title_fullStr |
Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência |
title_full_unstemmed |
Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência |
title_sort |
Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência |
author |
de Souza, Katiuscia dos Santos |
author_facet |
de Souza, Katiuscia dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Katiuscia dos Santos |
description |
O estágio supervisionado é fundamental no processo formativo de professores, pois nele se consolidam experiências da vivência profissional que permitem reflexões e construções da identidade profissional dos docentes, sendo a regência uma dessas experiências com potencial para observar dificuldades e refletir o processo formativo. Assim, o objetivo foi analisar e refletir as demandas formativas de licenciandos em Química, a partir de dificuldades observadas nas regências do estágio supervisionado, utilizando-se abordagem qualitativa e caráter exploratório, tendo a observação estruturada como instrumento de coleta de dados, com foco nos conteúdos ensinados, estratégias de ensino e recursos utilizados e planejamento da aula no que se refere a organização da sequência didática e adequação ao tempo. Em relação as reflexões formativas, compreendeu-se que os licenciandos precisam de uma formação que valorize a formação química mais também para o ensino da química, devido à observação de erros conceituais e dificuldades de utilizar estratégias de ensino. Em relação ao tempo e organização das aulas, considerando ser o último estágio, foi evidente a necessidade de mais articulação e espaço no processo formativo das vivências docentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13027 10.36661/2595-4520.2022v5n4.13027 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13027 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n4.13027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13027/8659 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Katiuscia dos Santos de Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Katiuscia dos Santos de Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 5 n. 4 (2022): Revista Insignare Scientia; 282-295 Revista Insignare Scientia; Vol 5 No 4 (2022): Insignare Scientia Journal; 282-295 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1816704929558953984 |