Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Katiuscia dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13027
Resumo: O estágio supervisionado é fundamental no processo formativo de professores, pois nele se consolidam experiências da vivência profissional que permitem reflexões e construções da identidade profissional dos docentes, sendo a regência uma dessas experiências com potencial para observar dificuldades e refletir o processo formativo. Assim, o objetivo foi analisar e refletir as demandas formativas de licenciandos em Química, a partir de dificuldades observadas nas regências do estágio supervisionado, utilizando-se abordagem qualitativa e caráter exploratório, tendo a observação estruturada como instrumento de coleta de dados, com foco nos conteúdos ensinados, estratégias de ensino e recursos utilizados e planejamento da aula no que se refere a organização da sequência didática e adequação ao tempo. Em relação as reflexões formativas, compreendeu-se que os licenciandos precisam de uma formação que valorize a formação química mais também para o ensino da química, devido à observação de erros conceituais e dificuldades de utilizar estratégias de ensino. Em relação ao tempo e organização das aulas, considerando ser o último estágio, foi evidente a necessidade de mais articulação e espaço no processo formativo das vivências docentes.
id UFFS-2_e86d72cc8f1df820f32972530eccdcfd
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13027
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regênciaSupervise stage in chemistry: formative reflections from the regencyEstágio Supervisionado em Química: Reflexões Formativas a partir da RegênciaO estágio supervisionado é fundamental no processo formativo de professores, pois nele se consolidam experiências da vivência profissional que permitem reflexões e construções da identidade profissional dos docentes, sendo a regência uma dessas experiências com potencial para observar dificuldades e refletir o processo formativo. Assim, o objetivo foi analisar e refletir as demandas formativas de licenciandos em Química, a partir de dificuldades observadas nas regências do estágio supervisionado, utilizando-se abordagem qualitativa e caráter exploratório, tendo a observação estruturada como instrumento de coleta de dados, com foco nos conteúdos ensinados, estratégias de ensino e recursos utilizados e planejamento da aula no que se refere a organização da sequência didática e adequação ao tempo. Em relação as reflexões formativas, compreendeu-se que os licenciandos precisam de uma formação que valorize a formação química mais também para o ensino da química, devido à observação de erros conceituais e dificuldades de utilizar estratégias de ensino. Em relação ao tempo e organização das aulas, considerando ser o último estágio, foi evidente a necessidade de mais articulação e espaço no processo formativo das vivências docentes.La etapa supervisada es fundamental en el proceso formativo de los docentes, ya que consolida experiencias profesionales que permiten reflexiones y construcciones de la identidad profesional de los docentes, y la regencia de aquellas experiencias con potencial para observar dificultades y reflejar el proceso formativo. Así, el objetivo fue analizar y reflejar las demandas formativas de la promoción de los licenciados en Química a partir de las dificultades observadas en la conducción escénica supervisada, utilizando un enfoque cualitativo y exploratorio, con la observación estructurada como instrumento de recolección de datos, enfocándose en los contenidos conceptuales, estrategias docentes y recursos utilizados y planificación de lecciones sobre la organización de la secuencia didáctica y adecuación al tiempo. En cuanto a las reflexiones formativas, se entendió que los estudiantes de pregrado necesitan una formación que valore más la educación química también para la enseñanza de la química, debido a la observación de errores conceptuales y dificultades en el uso de estrategias de enseñanza. En cuanto al tiempo y organización de las clases, considerando que es la última etapa, se evidenció la necesidad de mayor articulación y espacio en el proceso formativo de las experiencias docentes.The supervised stage is essential in the formative process of teachers, as it consolidates professional experiences that allow reflections and constructions of the professional identity of teachers, and the regency one of those experiences with the potential to observe difficulties and reflect the formative process. Thus, the objective was to analyze and reflect formative demands of class of undergraduates in chemistry from difficulties observed in supervised stage conducting, using a qualitative and exploratory approach, with structured observation as a data collection instrument, focusing on the contentes conceptual, teaching strategies and resources used and lesson planning regarding the organization of the didactic sequence and adequacy to time. Regarding formative reflections, it was understood that undergraduates need formation that values ​​chemistry education more also for the teaching of chemistry, due to the observation of conceptual errors and difficulties in using teaching strategies. Regarding the time and organization of classes, considering that it is the last stage, the need for more articulation and space in the formative process of teaching experiences was evident.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1302710.36661/2595-4520.2022v5n4.13027Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 4 (2022): Revista Insignare Scientia; 282-2952595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13027/8659Copyright (c) 2022 Katiuscia dos Santos de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Katiuscia dos Santos2022-12-22T21:32:17Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13027Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-12-22T21:32:17Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência
Supervise stage in chemistry: formative reflections from the regency
Estágio Supervisionado em Química: Reflexões Formativas a partir da Regência
title Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência
spellingShingle Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência
de Souza, Katiuscia dos Santos
title_short Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência
title_full Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência
title_fullStr Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência
title_full_unstemmed Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência
title_sort Práctica supervisada: reflexiones formativas de la regência
author de Souza, Katiuscia dos Santos
author_facet de Souza, Katiuscia dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Katiuscia dos Santos
description O estágio supervisionado é fundamental no processo formativo de professores, pois nele se consolidam experiências da vivência profissional que permitem reflexões e construções da identidade profissional dos docentes, sendo a regência uma dessas experiências com potencial para observar dificuldades e refletir o processo formativo. Assim, o objetivo foi analisar e refletir as demandas formativas de licenciandos em Química, a partir de dificuldades observadas nas regências do estágio supervisionado, utilizando-se abordagem qualitativa e caráter exploratório, tendo a observação estruturada como instrumento de coleta de dados, com foco nos conteúdos ensinados, estratégias de ensino e recursos utilizados e planejamento da aula no que se refere a organização da sequência didática e adequação ao tempo. Em relação as reflexões formativas, compreendeu-se que os licenciandos precisam de uma formação que valorize a formação química mais também para o ensino da química, devido à observação de erros conceituais e dificuldades de utilizar estratégias de ensino. Em relação ao tempo e organização das aulas, considerando ser o último estágio, foi evidente a necessidade de mais articulação e espaço no processo formativo das vivências docentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13027
10.36661/2595-4520.2022v5n4.13027
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13027
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n4.13027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13027/8659
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Katiuscia dos Santos de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Katiuscia dos Santos de Souza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 4 (2022): Revista Insignare Scientia; 282-295
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221614100676608