La Educación Física en la enseñanza a distancia: aportes y reflexiones desde la pasantía supervisada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Renan Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Monteiro , Elane Cristina Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20781
Resumo: O presente estudo trata da especificidade da prática pedagógica em Educação Física no chamado ensino remoto a partir da contribuição do estágio supervisionado no processo de formação de professores colaboradores, em conjunto com estagiários do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Castanhal. Em termos de objetivo, este texto busca refletir sobre as características e implicações da prática pedagógica da Educação Física no ensino remoto. A partir de um conjunto de fontes bibliográficas, documentais e dos apontamentos de 12 estagiários, registrados por via de uma atividade escrita, sinalizamos que embora possam existir possibilidades de práticas críticas e inovadoras nesse modelo de ensino, devido à especificidade do conhecimento da Cultura Corporal de Movimento como saber orgânico e da dificuldade para a experiência formativa no contexto remoto, a efetivação da aula de Educação Física, em sua plenitude, foi prejudicada nesse formato de ensino.
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spelling La Educación Física en la enseñanza a distancia: aportes y reflexiones desde la pasantía supervisada Physical Education in remote education: contributions and reflections from the supervisedEducação Física no ensino remoto: contribuições e reflexões a partir do estágio supervisionadosupervised internshipremote teachingPhysical Educationpasantía supervisadaaprendizaje remoteEducación Físicaestágio supervisionadoensino remotoEducação FísicaO presente estudo trata da especificidade da prática pedagógica em Educação Física no chamado ensino remoto a partir da contribuição do estágio supervisionado no processo de formação de professores colaboradores, em conjunto com estagiários do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Castanhal. Em termos de objetivo, este texto busca refletir sobre as características e implicações da prática pedagógica da Educação Física no ensino remoto. A partir de um conjunto de fontes bibliográficas, documentais e dos apontamentos de 12 estagiários, registrados por via de uma atividade escrita, sinalizamos que embora possam existir possibilidades de práticas críticas e inovadoras nesse modelo de ensino, devido à especificidade do conhecimento da Cultura Corporal de Movimento como saber orgânico e da dificuldade para a experiência formativa no contexto remoto, a efetivação da aula de Educação Física, em sua plenitude, foi prejudicada nesse formato de ensino.El presente estudio trata sobre la especificidad de la práctica pedagógica en Educación Física en la denominada Enseñanza a Distancia a partir del aporte de la pasantía supervisada en el proceso de formación de docentes colaboradores junto con pasantes del curso de Educación Física en la Universidad Federal de Pará – Campus de Castanhal. En términos de objetivo, este texto busca reflexionar sobre las características e implicaciones de la práctica pedagógica de la Educación Física en la Enseñanza a Distancia. A partir de un conjunto de fuentes bibliográficas, documentales y apuntes de 12 pasantes registrados a través de una actividad escrita, señalamos que si bien puede haber posibilidades de prácticas críticas e innovadoras en este modelo de enseñanza, debido a la especificidad del conocimiento de la Cultura Corporal del Movimiento como saber orgánico y la dificultad para la experiencia formativa en el contexto remoto, la efectividad de la clase de Educación Física en su plenitud se vio perjudicial en este formato de enseñanza.The present study deals with the specificity of the pedagogical practice in Physical Education in the so-called Remote Teaching from the contribution of supervised internship in the process of training collaborating teachers together with interns of the Physical Education course at the Federal University of Pará – Campus de Chestnut. In terms of objective, this text seeks to reflect on the characteristics and implications of the pedagogical practice of Physical Education in Remote Teaching. From a set of bibliographic, documental and notes sources from 12 trainees registered through a written activity, we indicate that although there may be possibilities for critical and innovative practices in this teaching model, due to the specificity of knowledge of the Body Culture of Movement as organic knowledge and the difficulty for the formative experience in the remote context, the realization of the Physical Education class in its fullness was detrimental to this teaching format.Universidade Federal do Maranhão2023-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2078110.18764/2358-4319v16n2.2023.30Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 2, maio/ago. 2023; 249-2742358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20781/11901Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Renan SantosMonteiro , Elane Cristina Pinheiro2023-07-13T22:20:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20781Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-07-13T22:20:46Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
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