Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Emanuelle Almeida da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Isabel Vitória Gonzaga de, Santos, Ana Carolina Gonçalves dos, Pinto, Andréa Vasconcelos Freitas, Matos, Elaine Cristine do Amarante, Prata, Ana Paula do Nascimento, Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10925
Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar os principais desafios que docentes enfrentam ao ensinar Botânica, segundo suas condições de trabalho em uma instituição de ensino superior. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de investigação de natureza qualitativa, sendo uma pesquisa do tipo exploratória de um caso. A coleta de material empírico se deu por meio de aplicação de questionários abrangendo diferentes dimensões de suas práticas pedagógicas na disciplina de Botânica.  A pesquisa ocorreu no período de julho de 2016 a junho de 2017 e contemplou seis docentes. Constatamos que a falta de recursos didáticos e auxílio de técnicos e monitores, são um dos principais fatores que prejudicam a qualidade do ensino. Isso tem ocasionado insatisfação dos docentes, no que se refere à atual forma de se ensinar Botânica na universidade. Mesmo diante de tais dificuldades, os professores afirmam que seus alunos estão motivados pelo ensino da disciplina. Mas que aspectos estariam garantindo ensinar Botânica diante das dificuldades, e ainda assim garantir interesse da parte dos alunos? Concluímos que há necessidade de estudos tanto acerca da relação dos alunos com a Botânica quanto acerca da diversidade de recursos didáticos e de novas metodologias que estejam sendo utilizadas por esses e por outros docentes.
id UFFS-2_e92be1c71767ff99a8938bb7b05a49ec
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10925
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoanoA presente pesquisa objetivou identificar os principais desafios que docentes enfrentam ao ensinar Botânica, segundo suas condições de trabalho em uma instituição de ensino superior. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de investigação de natureza qualitativa, sendo uma pesquisa do tipo exploratória de um caso. A coleta de material empírico se deu por meio de aplicação de questionários abrangendo diferentes dimensões de suas práticas pedagógicas na disciplina de Botânica.  A pesquisa ocorreu no período de julho de 2016 a junho de 2017 e contemplou seis docentes. Constatamos que a falta de recursos didáticos e auxílio de técnicos e monitores, são um dos principais fatores que prejudicam a qualidade do ensino. Isso tem ocasionado insatisfação dos docentes, no que se refere à atual forma de se ensinar Botânica na universidade. Mesmo diante de tais dificuldades, os professores afirmam que seus alunos estão motivados pelo ensino da disciplina. Mas que aspectos estariam garantindo ensinar Botânica diante das dificuldades, e ainda assim garantir interesse da parte dos alunos? Concluímos que há necessidade de estudos tanto acerca da relação dos alunos com a Botânica quanto acerca da diversidade de recursos didáticos e de novas metodologias que estejam sendo utilizadas por esses e por outros docentes.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1092510.36661/2595-4520.2019v2i4.10925Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 278-2962595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10925/7330Copyright (c) 2019 Emanuelle Almeida da Costa, Isabel Vitória Gonzaga de Oliveira, Ana Carolina Gonçalves dos Santos, Andréa Vasconcelos Freitas Pinto, Elaine Cristine do Amarante Matos, Ana Paula do Nascimento Prata, Marlécio Maknamara da Silva Cunhahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Emanuelle Almeida daOliveira, Isabel Vitória Gonzaga deSantos, Ana Carolina Gonçalves dosPinto, Andréa Vasconcelos FreitasMatos, Elaine Cristine do AmarantePrata, Ana Paula do NascimentoCunha, Marlécio Maknamara da Silva2021-07-13T05:24:48Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10925Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:48Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano
title Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano
spellingShingle Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano
Costa, Emanuelle Almeida da
title_short Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano
title_full Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano
title_fullStr Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano
title_full_unstemmed Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano
title_sort Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano
author Costa, Emanuelle Almeida da
author_facet Costa, Emanuelle Almeida da
Oliveira, Isabel Vitória Gonzaga de
Santos, Ana Carolina Gonçalves dos
Pinto, Andréa Vasconcelos Freitas
Matos, Elaine Cristine do Amarante
Prata, Ana Paula do Nascimento
Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
author_role author
author2 Oliveira, Isabel Vitória Gonzaga de
Santos, Ana Carolina Gonçalves dos
Pinto, Andréa Vasconcelos Freitas
Matos, Elaine Cristine do Amarante
Prata, Ana Paula do Nascimento
Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Emanuelle Almeida da
Oliveira, Isabel Vitória Gonzaga de
Santos, Ana Carolina Gonçalves dos
Pinto, Andréa Vasconcelos Freitas
Matos, Elaine Cristine do Amarante
Prata, Ana Paula do Nascimento
Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
description A presente pesquisa objetivou identificar os principais desafios que docentes enfrentam ao ensinar Botânica, segundo suas condições de trabalho em uma instituição de ensino superior. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de investigação de natureza qualitativa, sendo uma pesquisa do tipo exploratória de um caso. A coleta de material empírico se deu por meio de aplicação de questionários abrangendo diferentes dimensões de suas práticas pedagógicas na disciplina de Botânica.  A pesquisa ocorreu no período de julho de 2016 a junho de 2017 e contemplou seis docentes. Constatamos que a falta de recursos didáticos e auxílio de técnicos e monitores, são um dos principais fatores que prejudicam a qualidade do ensino. Isso tem ocasionado insatisfação dos docentes, no que se refere à atual forma de se ensinar Botânica na universidade. Mesmo diante de tais dificuldades, os professores afirmam que seus alunos estão motivados pelo ensino da disciplina. Mas que aspectos estariam garantindo ensinar Botânica diante das dificuldades, e ainda assim garantir interesse da parte dos alunos? Concluímos que há necessidade de estudos tanto acerca da relação dos alunos com a Botânica quanto acerca da diversidade de recursos didáticos e de novas metodologias que estejam sendo utilizadas por esses e por outros docentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10925
10.36661/2595-4520.2019v2i4.10925
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10925
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i4.10925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10925/7330
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 278-296
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611998281728