Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10925 |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou identificar os principais desafios que docentes enfrentam ao ensinar Botânica, segundo suas condições de trabalho em uma instituição de ensino superior. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de investigação de natureza qualitativa, sendo uma pesquisa do tipo exploratória de um caso. A coleta de material empírico se deu por meio de aplicação de questionários abrangendo diferentes dimensões de suas práticas pedagógicas na disciplina de Botânica. A pesquisa ocorreu no período de julho de 2016 a junho de 2017 e contemplou seis docentes. Constatamos que a falta de recursos didáticos e auxílio de técnicos e monitores, são um dos principais fatores que prejudicam a qualidade do ensino. Isso tem ocasionado insatisfação dos docentes, no que se refere à atual forma de se ensinar Botânica na universidade. Mesmo diante de tais dificuldades, os professores afirmam que seus alunos estão motivados pelo ensino da disciplina. Mas que aspectos estariam garantindo ensinar Botânica diante das dificuldades, e ainda assim garantir interesse da parte dos alunos? Concluímos que há necessidade de estudos tanto acerca da relação dos alunos com a Botânica quanto acerca da diversidade de recursos didáticos e de novas metodologias que estejam sendo utilizadas por esses e por outros docentes. |
id |
UFFS-2_e92be1c71767ff99a8938bb7b05a49ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10925 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoanoA presente pesquisa objetivou identificar os principais desafios que docentes enfrentam ao ensinar Botânica, segundo suas condições de trabalho em uma instituição de ensino superior. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de investigação de natureza qualitativa, sendo uma pesquisa do tipo exploratória de um caso. A coleta de material empírico se deu por meio de aplicação de questionários abrangendo diferentes dimensões de suas práticas pedagógicas na disciplina de Botânica. A pesquisa ocorreu no período de julho de 2016 a junho de 2017 e contemplou seis docentes. Constatamos que a falta de recursos didáticos e auxílio de técnicos e monitores, são um dos principais fatores que prejudicam a qualidade do ensino. Isso tem ocasionado insatisfação dos docentes, no que se refere à atual forma de se ensinar Botânica na universidade. Mesmo diante de tais dificuldades, os professores afirmam que seus alunos estão motivados pelo ensino da disciplina. Mas que aspectos estariam garantindo ensinar Botânica diante das dificuldades, e ainda assim garantir interesse da parte dos alunos? Concluímos que há necessidade de estudos tanto acerca da relação dos alunos com a Botânica quanto acerca da diversidade de recursos didáticos e de novas metodologias que estejam sendo utilizadas por esses e por outros docentes.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1092510.36661/2595-4520.2019v2i4.10925Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 278-2962595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10925/7330Copyright (c) 2019 Emanuelle Almeida da Costa, Isabel Vitória Gonzaga de Oliveira, Ana Carolina Gonçalves dos Santos, Andréa Vasconcelos Freitas Pinto, Elaine Cristine do Amarante Matos, Ana Paula do Nascimento Prata, Marlécio Maknamara da Silva Cunhahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Emanuelle Almeida daOliveira, Isabel Vitória Gonzaga deSantos, Ana Carolina Gonçalves dosPinto, Andréa Vasconcelos FreitasMatos, Elaine Cristine do AmarantePrata, Ana Paula do NascimentoCunha, Marlécio Maknamara da Silva2021-07-13T05:24:48Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10925Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:48Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano |
title |
Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano |
spellingShingle |
Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano Costa, Emanuelle Almeida da |
title_short |
Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano |
title_full |
Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano |
title_fullStr |
Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano |
title_full_unstemmed |
Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano |
title_sort |
Percepção de professores sobre a disciplina Botânica geral no ensino superior alagoano |
author |
Costa, Emanuelle Almeida da |
author_facet |
Costa, Emanuelle Almeida da Oliveira, Isabel Vitória Gonzaga de Santos, Ana Carolina Gonçalves dos Pinto, Andréa Vasconcelos Freitas Matos, Elaine Cristine do Amarante Prata, Ana Paula do Nascimento Cunha, Marlécio Maknamara da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Isabel Vitória Gonzaga de Santos, Ana Carolina Gonçalves dos Pinto, Andréa Vasconcelos Freitas Matos, Elaine Cristine do Amarante Prata, Ana Paula do Nascimento Cunha, Marlécio Maknamara da Silva |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Emanuelle Almeida da Oliveira, Isabel Vitória Gonzaga de Santos, Ana Carolina Gonçalves dos Pinto, Andréa Vasconcelos Freitas Matos, Elaine Cristine do Amarante Prata, Ana Paula do Nascimento Cunha, Marlécio Maknamara da Silva |
description |
A presente pesquisa objetivou identificar os principais desafios que docentes enfrentam ao ensinar Botânica, segundo suas condições de trabalho em uma instituição de ensino superior. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de investigação de natureza qualitativa, sendo uma pesquisa do tipo exploratória de um caso. A coleta de material empírico se deu por meio de aplicação de questionários abrangendo diferentes dimensões de suas práticas pedagógicas na disciplina de Botânica. A pesquisa ocorreu no período de julho de 2016 a junho de 2017 e contemplou seis docentes. Constatamos que a falta de recursos didáticos e auxílio de técnicos e monitores, são um dos principais fatores que prejudicam a qualidade do ensino. Isso tem ocasionado insatisfação dos docentes, no que se refere à atual forma de se ensinar Botânica na universidade. Mesmo diante de tais dificuldades, os professores afirmam que seus alunos estão motivados pelo ensino da disciplina. Mas que aspectos estariam garantindo ensinar Botânica diante das dificuldades, e ainda assim garantir interesse da parte dos alunos? Concluímos que há necessidade de estudos tanto acerca da relação dos alunos com a Botânica quanto acerca da diversidade de recursos didáticos e de novas metodologias que estejam sendo utilizadas por esses e por outros docentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10925 10.36661/2595-4520.2019v2i4.10925 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10925 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i4.10925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10925/7330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 4 (2019): Revista Insignare Scientia; 278-296 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611998281728 |