A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS ESTUDANTES DO SERTÃO ALAGOANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Maria Lenilda Caetano
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marchelli, Paulo Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/683
Resumo: O estudo investiga as percepções de estudantes do 3o ano do Ensino Médio matriculados em escolas públicas do município de Delmiro Gouveia, situado no sertão do Estado de Alagoas, sobre a disciplina Sociologia. O contexto da pesquisa corresponde ao momento em que uma Medida Provisória do Governo Federal pretendeu retirar a obrigatoriedade do ensino de Sociologia do currículo, entre outras reformas para o Ensino Médio que geraram protestos em todo o país, culminando na ocupação de escolas pelos estudantes. O estudo se vale de um referencial bibliográfico e de um corpus documental específicos, bem como da aplicação de um questionário estruturado para a tomada de dados junto aos estudantes, parte deles presente na ocupação de uma das escolas em Delmiro Gouveia. Posteriormente, graças à mobilização dos estudantes, entre outros direitos conquistados em relação à sua formação, a Sociologia voltou a ser conteúdo obrigatório do currículo do Ensino Médio.PALAVRAS-CHAVE: Estudantes de ensino médio, disciplina de Sociologia, legislação educacional
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