A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS ESTUDANTES DO SERTÃO ALAGOANO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/683 |
Resumo: | O estudo investiga as percepções de estudantes do 3o ano do Ensino Médio matriculados em escolas públicas do município de Delmiro Gouveia, situado no sertão do Estado de Alagoas, sobre a disciplina Sociologia. O contexto da pesquisa corresponde ao momento em que uma Medida Provisória do Governo Federal pretendeu retirar a obrigatoriedade do ensino de Sociologia do currículo, entre outras reformas para o Ensino Médio que geraram protestos em todo o país, culminando na ocupação de escolas pelos estudantes. O estudo se vale de um referencial bibliográfico e de um corpus documental específicos, bem como da aplicação de um questionário estruturado para a tomada de dados junto aos estudantes, parte deles presente na ocupação de uma das escolas em Delmiro Gouveia. Posteriormente, graças à mobilização dos estudantes, entre outros direitos conquistados em relação à sua formação, a Sociologia voltou a ser conteúdo obrigatório do currículo do Ensino Médio.PALAVRAS-CHAVE: Estudantes de ensino médio, disciplina de Sociologia, legislação educacional |
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A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS ESTUDANTES DO SERTÃO ALAGOANOO estudo investiga as percepções de estudantes do 3o ano do Ensino Médio matriculados em escolas públicas do município de Delmiro Gouveia, situado no sertão do Estado de Alagoas, sobre a disciplina Sociologia. O contexto da pesquisa corresponde ao momento em que uma Medida Provisória do Governo Federal pretendeu retirar a obrigatoriedade do ensino de Sociologia do currículo, entre outras reformas para o Ensino Médio que geraram protestos em todo o país, culminando na ocupação de escolas pelos estudantes. O estudo se vale de um referencial bibliográfico e de um corpus documental específicos, bem como da aplicação de um questionário estruturado para a tomada de dados junto aos estudantes, parte deles presente na ocupação de uma das escolas em Delmiro Gouveia. Posteriormente, graças à mobilização dos estudantes, entre outros direitos conquistados em relação à sua formação, a Sociologia voltou a ser conteúdo obrigatório do currículo do Ensino Médio.PALAVRAS-CHAVE: Estudantes de ensino médio, disciplina de Sociologia, legislação educacional Universidade Federal de São Paulo2018-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/68310.34024/olhares.2018.v6.683Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 1 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 181-2012317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/683/279França, Maria Lenilda CaetanoMarchelli, Paulo Sergioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:24:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/683Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:24:09Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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