Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weyh Dattein, Raquel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12187
Resumo: A pesquisa em Educação em Ciências sobre conhecimento de professor ainda suscita estudos. Objetivamos identificar interações dialógicas e cognitivas entre uma docente da educação superior com seus estudantes, e destes entre si, na disciplina Meio Ambiente e Sustentabilidade (MAS), no desenvolvimento do currículo com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. A observação das interações produzidas constituíram um estudo de caso do tipo participante. A atividade proposta pela professora e analisada, neste texto, envolveu os conceitos: meio ambiente, ambiente, ecologia e natureza, com posterior sistematização coletiva. Reconhecemos o conhecimento profissional de professor no desenvolvimento de currículo com enfoque CTSA, na interação com os alunos e destes entre si, para formação acadêmico-profissional dos graduandos, crítica e consciente, na relação com o ambiente e a sustentabilidade do planeta.
id UFFS-2_ed27480ade9b463b2dd5193945bd7fac
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12187
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino SuperiorA pesquisa em Educação em Ciências sobre conhecimento de professor ainda suscita estudos. Objetivamos identificar interações dialógicas e cognitivas entre uma docente da educação superior com seus estudantes, e destes entre si, na disciplina Meio Ambiente e Sustentabilidade (MAS), no desenvolvimento do currículo com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. A observação das interações produzidas constituíram um estudo de caso do tipo participante. A atividade proposta pela professora e analisada, neste texto, envolveu os conceitos: meio ambiente, ambiente, ecologia e natureza, com posterior sistematização coletiva. Reconhecemos o conhecimento profissional de professor no desenvolvimento de currículo com enfoque CTSA, na interação com os alunos e destes entre si, para formação acadêmico-profissional dos graduandos, crítica e consciente, na relação com o ambiente e a sustentabilidade do planeta.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1218710.36661/2595-4520.2022v5n1.12187Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 25-452595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12187/8428Copyright (c) 2022 Raquel Weyh Dattein, Maria Cristina Pansera-de-Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeyh Dattein, RaquelPansera-de-Araújo, Maria Cristina2022-07-22T18:43:43Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12187Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T18:43:43Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior
title Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior
spellingShingle Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior
Weyh Dattein, Raquel
title_short Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior
title_full Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior
title_fullStr Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior
title_full_unstemmed Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior
title_sort Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior
author Weyh Dattein, Raquel
author_facet Weyh Dattein, Raquel
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
author_role author
author2 Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weyh Dattein, Raquel
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
description A pesquisa em Educação em Ciências sobre conhecimento de professor ainda suscita estudos. Objetivamos identificar interações dialógicas e cognitivas entre uma docente da educação superior com seus estudantes, e destes entre si, na disciplina Meio Ambiente e Sustentabilidade (MAS), no desenvolvimento do currículo com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. A observação das interações produzidas constituíram um estudo de caso do tipo participante. A atividade proposta pela professora e analisada, neste texto, envolveu os conceitos: meio ambiente, ambiente, ecologia e natureza, com posterior sistematização coletiva. Reconhecemos o conhecimento profissional de professor no desenvolvimento de currículo com enfoque CTSA, na interação com os alunos e destes entre si, para formação acadêmico-profissional dos graduandos, crítica e consciente, na relação com o ambiente e a sustentabilidade do planeta.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12187
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12187
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12187
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12187/8428
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Raquel Weyh Dattein, Maria Cristina Pansera-de-Araújo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Raquel Weyh Dattein, Maria Cristina Pansera-de-Araújo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 25-45
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613281738752