Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12187 |
Resumo: | A pesquisa em Educação em Ciências sobre conhecimento de professor ainda suscita estudos. Objetivamos identificar interações dialógicas e cognitivas entre uma docente da educação superior com seus estudantes, e destes entre si, na disciplina Meio Ambiente e Sustentabilidade (MAS), no desenvolvimento do currículo com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. A observação das interações produzidas constituíram um estudo de caso do tipo participante. A atividade proposta pela professora e analisada, neste texto, envolveu os conceitos: meio ambiente, ambiente, ecologia e natureza, com posterior sistematização coletiva. Reconhecemos o conhecimento profissional de professor no desenvolvimento de currículo com enfoque CTSA, na interação com os alunos e destes entre si, para formação acadêmico-profissional dos graduandos, crítica e consciente, na relação com o ambiente e a sustentabilidade do planeta. |
id |
UFFS-2_ed27480ade9b463b2dd5193945bd7fac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12187 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino SuperiorA pesquisa em Educação em Ciências sobre conhecimento de professor ainda suscita estudos. Objetivamos identificar interações dialógicas e cognitivas entre uma docente da educação superior com seus estudantes, e destes entre si, na disciplina Meio Ambiente e Sustentabilidade (MAS), no desenvolvimento do currículo com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. A observação das interações produzidas constituíram um estudo de caso do tipo participante. A atividade proposta pela professora e analisada, neste texto, envolveu os conceitos: meio ambiente, ambiente, ecologia e natureza, com posterior sistematização coletiva. Reconhecemos o conhecimento profissional de professor no desenvolvimento de currículo com enfoque CTSA, na interação com os alunos e destes entre si, para formação acadêmico-profissional dos graduandos, crítica e consciente, na relação com o ambiente e a sustentabilidade do planeta.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1218710.36661/2595-4520.2022v5n1.12187Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 25-452595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12187/8428Copyright (c) 2022 Raquel Weyh Dattein, Maria Cristina Pansera-de-Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeyh Dattein, RaquelPansera-de-Araújo, Maria Cristina2022-07-22T18:43:43Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12187Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T18:43:43Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior |
title |
Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior |
spellingShingle |
Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior Weyh Dattein, Raquel |
title_short |
Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior |
title_full |
Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior |
title_fullStr |
Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior |
title_sort |
Constituição do conhecimento em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nas interações entre docentes e discentes, no Ensino Superior |
author |
Weyh Dattein, Raquel |
author_facet |
Weyh Dattein, Raquel Pansera-de-Araújo, Maria Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weyh Dattein, Raquel Pansera-de-Araújo, Maria Cristina |
description |
A pesquisa em Educação em Ciências sobre conhecimento de professor ainda suscita estudos. Objetivamos identificar interações dialógicas e cognitivas entre uma docente da educação superior com seus estudantes, e destes entre si, na disciplina Meio Ambiente e Sustentabilidade (MAS), no desenvolvimento do currículo com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA. A observação das interações produzidas constituíram um estudo de caso do tipo participante. A atividade proposta pela professora e analisada, neste texto, envolveu os conceitos: meio ambiente, ambiente, ecologia e natureza, com posterior sistematização coletiva. Reconhecemos o conhecimento profissional de professor no desenvolvimento de currículo com enfoque CTSA, na interação com os alunos e destes entre si, para formação acadêmico-profissional dos graduandos, crítica e consciente, na relação com o ambiente e a sustentabilidade do planeta. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12187 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12187 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12187 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12187/8428 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Raquel Weyh Dattein, Maria Cristina Pansera-de-Araújo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Raquel Weyh Dattein, Maria Cristina Pansera-de-Araújo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 25-45 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613281738752 |