O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carolina Farias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Medeiros, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11342
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo divulgar a proposta elaborada a partir da disciplina de Prática de Ensino de Biologia, do curso de Licenciatura em    Ciências Biológicas, que foi proposto que se trabalhasse com algum assunto envolvendo o ensino de ecologia em uma turma que apresentasse a inclusão de um aluno com  deficiência, para que os estudantes de licenciatura pudessem pensar e compreender a ideia de flexibilização curricular em uma perspectiva inclusiva. O trabalho envolvendo animais selvagens e seu habitat foi desenvolvido em uma turma do segundo ano do  ensino fundamental de uma escola Estadual do Rio Grande do Sul. A sala era composta por 15 alunos, onde estava presente a inclusão de dois alunos com deficiência, um que apresentava TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresentando laudo médico, e já o outro aluno não se sabia ao certo a deficiência pois ainda não apresentava laudo médico. Com esse trabalho foi possível ver que ainda há dificuldades de se trabalhar com alunos com alguma deficiência pois há pouco preparo e falta de recursos adequados. Além disso, o trabalho com animais selvagens presentes na região dos alunos, demonstrou total falta de conhecimento a respeito disso, constata a carência de trabalhar esse assunto.
id UFFS-2_f7f5ffbe22e119f59d0b22cbd0b06e96
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11342
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências BiológicasO presente trabalho tem como objetivo divulgar a proposta elaborada a partir da disciplina de Prática de Ensino de Biologia, do curso de Licenciatura em    Ciências Biológicas, que foi proposto que se trabalhasse com algum assunto envolvendo o ensino de ecologia em uma turma que apresentasse a inclusão de um aluno com  deficiência, para que os estudantes de licenciatura pudessem pensar e compreender a ideia de flexibilização curricular em uma perspectiva inclusiva. O trabalho envolvendo animais selvagens e seu habitat foi desenvolvido em uma turma do segundo ano do  ensino fundamental de uma escola Estadual do Rio Grande do Sul. A sala era composta por 15 alunos, onde estava presente a inclusão de dois alunos com deficiência, um que apresentava TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresentando laudo médico, e já o outro aluno não se sabia ao certo a deficiência pois ainda não apresentava laudo médico. Com esse trabalho foi possível ver que ainda há dificuldades de se trabalhar com alunos com alguma deficiência pois há pouco preparo e falta de recursos adequados. Além disso, o trabalho com animais selvagens presentes na região dos alunos, demonstrou total falta de conhecimento a respeito disso, constata a carência de trabalhar esse assunto.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1134210.36661/2595-4520.2020v3i5.11342Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 424-4382595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11342/7599Copyright (c) 2020 Carolina Farias Costa, Daniela Medeiroshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Carolina FariasMedeiros, Daniela2021-07-13T05:21:59Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11342Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:59Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas
title O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas
spellingShingle O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas
Costa, Carolina Farias
title_short O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas
title_full O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas
title_fullStr O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas
title_full_unstemmed O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas
title_sort O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas
author Costa, Carolina Farias
author_facet Costa, Carolina Farias
Medeiros, Daniela
author_role author
author2 Medeiros, Daniela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carolina Farias
Medeiros, Daniela
description O presente trabalho tem como objetivo divulgar a proposta elaborada a partir da disciplina de Prática de Ensino de Biologia, do curso de Licenciatura em    Ciências Biológicas, que foi proposto que se trabalhasse com algum assunto envolvendo o ensino de ecologia em uma turma que apresentasse a inclusão de um aluno com  deficiência, para que os estudantes de licenciatura pudessem pensar e compreender a ideia de flexibilização curricular em uma perspectiva inclusiva. O trabalho envolvendo animais selvagens e seu habitat foi desenvolvido em uma turma do segundo ano do  ensino fundamental de uma escola Estadual do Rio Grande do Sul. A sala era composta por 15 alunos, onde estava presente a inclusão de dois alunos com deficiência, um que apresentava TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresentando laudo médico, e já o outro aluno não se sabia ao certo a deficiência pois ainda não apresentava laudo médico. Com esse trabalho foi possível ver que ainda há dificuldades de se trabalhar com alunos com alguma deficiência pois há pouco preparo e falta de recursos adequados. Além disso, o trabalho com animais selvagens presentes na região dos alunos, demonstrou total falta de conhecimento a respeito disso, constata a carência de trabalhar esse assunto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11342
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11342
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11342
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11342/7599
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Carolina Farias Costa, Daniela Medeiros
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Carolina Farias Costa, Daniela Medeiros
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 424-438
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612426100736