O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11342 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo divulgar a proposta elaborada a partir da disciplina de Prática de Ensino de Biologia, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que foi proposto que se trabalhasse com algum assunto envolvendo o ensino de ecologia em uma turma que apresentasse a inclusão de um aluno com deficiência, para que os estudantes de licenciatura pudessem pensar e compreender a ideia de flexibilização curricular em uma perspectiva inclusiva. O trabalho envolvendo animais selvagens e seu habitat foi desenvolvido em uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola Estadual do Rio Grande do Sul. A sala era composta por 15 alunos, onde estava presente a inclusão de dois alunos com deficiência, um que apresentava TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresentando laudo médico, e já o outro aluno não se sabia ao certo a deficiência pois ainda não apresentava laudo médico. Com esse trabalho foi possível ver que ainda há dificuldades de se trabalhar com alunos com alguma deficiência pois há pouco preparo e falta de recursos adequados. Além disso, o trabalho com animais selvagens presentes na região dos alunos, demonstrou total falta de conhecimento a respeito disso, constata a carência de trabalhar esse assunto. |
id |
UFFS-2_f7f5ffbe22e119f59d0b22cbd0b06e96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11342 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências BiológicasO presente trabalho tem como objetivo divulgar a proposta elaborada a partir da disciplina de Prática de Ensino de Biologia, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que foi proposto que se trabalhasse com algum assunto envolvendo o ensino de ecologia em uma turma que apresentasse a inclusão de um aluno com deficiência, para que os estudantes de licenciatura pudessem pensar e compreender a ideia de flexibilização curricular em uma perspectiva inclusiva. O trabalho envolvendo animais selvagens e seu habitat foi desenvolvido em uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola Estadual do Rio Grande do Sul. A sala era composta por 15 alunos, onde estava presente a inclusão de dois alunos com deficiência, um que apresentava TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresentando laudo médico, e já o outro aluno não se sabia ao certo a deficiência pois ainda não apresentava laudo médico. Com esse trabalho foi possível ver que ainda há dificuldades de se trabalhar com alunos com alguma deficiência pois há pouco preparo e falta de recursos adequados. Além disso, o trabalho com animais selvagens presentes na região dos alunos, demonstrou total falta de conhecimento a respeito disso, constata a carência de trabalhar esse assunto.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1134210.36661/2595-4520.2020v3i5.11342Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 424-4382595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11342/7599Copyright (c) 2020 Carolina Farias Costa, Daniela Medeiroshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Carolina FariasMedeiros, Daniela2021-07-13T05:21:59Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11342Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:59Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas |
title |
O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas |
spellingShingle |
O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas Costa, Carolina Farias |
title_short |
O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas |
title_full |
O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas |
title_fullStr |
O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas |
title_sort |
O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas |
author |
Costa, Carolina Farias |
author_facet |
Costa, Carolina Farias Medeiros, Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Daniela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Carolina Farias Medeiros, Daniela |
description |
O presente trabalho tem como objetivo divulgar a proposta elaborada a partir da disciplina de Prática de Ensino de Biologia, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que foi proposto que se trabalhasse com algum assunto envolvendo o ensino de ecologia em uma turma que apresentasse a inclusão de um aluno com deficiência, para que os estudantes de licenciatura pudessem pensar e compreender a ideia de flexibilização curricular em uma perspectiva inclusiva. O trabalho envolvendo animais selvagens e seu habitat foi desenvolvido em uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola Estadual do Rio Grande do Sul. A sala era composta por 15 alunos, onde estava presente a inclusão de dois alunos com deficiência, um que apresentava TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresentando laudo médico, e já o outro aluno não se sabia ao certo a deficiência pois ainda não apresentava laudo médico. Com esse trabalho foi possível ver que ainda há dificuldades de se trabalhar com alunos com alguma deficiência pois há pouco preparo e falta de recursos adequados. Além disso, o trabalho com animais selvagens presentes na região dos alunos, demonstrou total falta de conhecimento a respeito disso, constata a carência de trabalhar esse assunto. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11342 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11342 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11342 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11342/7599 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Carolina Farias Costa, Daniela Medeiros http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Carolina Farias Costa, Daniela Medeiros http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 424-438 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612426100736 |