Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Leandro da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Coelho, Geide Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12516
Resumo: Nosso objetivo é construir indícios para compreender como professores de Física do ensino médio influenciaram na escolha de estudantes pela Licenciatura em Física. Para tanto, realizamos entrevistas narrativas e de explicitação individualmente com três alunos de uma Universidade federal, no segundo semestre de 2019, nas quais buscamos resgatar a história desses sujeitos para identificar e descrever a influência de docentes na forma de marcas deixadas nas experiências enquanto estudantes da educação básica. Tais marcas podem ser entendidas como heranças culturais da educação científica. As entrevistas foram gravadas em áudio e analisadas qualitativamente por meio da Análise de Conteúdo, compreendendo cada narrativa como um micro-estudo de caso. A análise evidencia o caráter idiossincrático das heranças culturais, em que os docentes deixaram marcas de diferentes formas nas trajetórias dos licenciandos: no modo como lidava com as dificuldades de aprendizagem, utilização de métodos e estratégias diferentes do ensino expositivo, e pelo suporte conceitual oferecido. Tais marcas parecem ter influenciado na escolha pela Licenciatura em Física. A relação afetiva entre professor e aluno foi o elemento comum nas três histórias e influenciou na escolha pelo magistério, sinalizando para a importância da dimensão afetiva nos processos educativos.
id UFFS-2_fb08896104e0c65bd1d25eb82e505b4b
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12516
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docênciaNosso objetivo é construir indícios para compreender como professores de Física do ensino médio influenciaram na escolha de estudantes pela Licenciatura em Física. Para tanto, realizamos entrevistas narrativas e de explicitação individualmente com três alunos de uma Universidade federal, no segundo semestre de 2019, nas quais buscamos resgatar a história desses sujeitos para identificar e descrever a influência de docentes na forma de marcas deixadas nas experiências enquanto estudantes da educação básica. Tais marcas podem ser entendidas como heranças culturais da educação científica. As entrevistas foram gravadas em áudio e analisadas qualitativamente por meio da Análise de Conteúdo, compreendendo cada narrativa como um micro-estudo de caso. A análise evidencia o caráter idiossincrático das heranças culturais, em que os docentes deixaram marcas de diferentes formas nas trajetórias dos licenciandos: no modo como lidava com as dificuldades de aprendizagem, utilização de métodos e estratégias diferentes do ensino expositivo, e pelo suporte conceitual oferecido. Tais marcas parecem ter influenciado na escolha pela Licenciatura em Física. A relação afetiva entre professor e aluno foi o elemento comum nas três histórias e influenciou na escolha pelo magistério, sinalizando para a importância da dimensão afetiva nos processos educativos.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1251610.36661/2595-4520.2022v5n1.12516Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 377-3972595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12516/8445https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12516/8446Copyright (c) 2022 Leandro da Silva Barcellos, Geide Rosa Coelhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarcellos, Leandro da SilvaCoelho, Geide Rosa2022-07-22T19:24:48Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12516Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:24:48Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência
title Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência
spellingShingle Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência
Barcellos, Leandro da Silva
title_short Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência
title_full Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência
title_fullStr Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência
title_full_unstemmed Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência
title_sort Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência
author Barcellos, Leandro da Silva
author_facet Barcellos, Leandro da Silva
Coelho, Geide Rosa
author_role author
author2 Coelho, Geide Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcellos, Leandro da Silva
Coelho, Geide Rosa
description Nosso objetivo é construir indícios para compreender como professores de Física do ensino médio influenciaram na escolha de estudantes pela Licenciatura em Física. Para tanto, realizamos entrevistas narrativas e de explicitação individualmente com três alunos de uma Universidade federal, no segundo semestre de 2019, nas quais buscamos resgatar a história desses sujeitos para identificar e descrever a influência de docentes na forma de marcas deixadas nas experiências enquanto estudantes da educação básica. Tais marcas podem ser entendidas como heranças culturais da educação científica. As entrevistas foram gravadas em áudio e analisadas qualitativamente por meio da Análise de Conteúdo, compreendendo cada narrativa como um micro-estudo de caso. A análise evidencia o caráter idiossincrático das heranças culturais, em que os docentes deixaram marcas de diferentes formas nas trajetórias dos licenciandos: no modo como lidava com as dificuldades de aprendizagem, utilização de métodos e estratégias diferentes do ensino expositivo, e pelo suporte conceitual oferecido. Tais marcas parecem ter influenciado na escolha pela Licenciatura em Física. A relação afetiva entre professor e aluno foi o elemento comum nas três histórias e influenciou na escolha pelo magistério, sinalizando para a importância da dimensão afetiva nos processos educativos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12516
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12516
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12516
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12516/8445
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12516/8446
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Leandro da Silva Barcellos, Geide Rosa Coelho
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Leandro da Silva Barcellos, Geide Rosa Coelho
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 377-397
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613600505856