Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12516 |
Resumo: | Nosso objetivo é construir indícios para compreender como professores de Física do ensino médio influenciaram na escolha de estudantes pela Licenciatura em Física. Para tanto, realizamos entrevistas narrativas e de explicitação individualmente com três alunos de uma Universidade federal, no segundo semestre de 2019, nas quais buscamos resgatar a história desses sujeitos para identificar e descrever a influência de docentes na forma de marcas deixadas nas experiências enquanto estudantes da educação básica. Tais marcas podem ser entendidas como heranças culturais da educação científica. As entrevistas foram gravadas em áudio e analisadas qualitativamente por meio da Análise de Conteúdo, compreendendo cada narrativa como um micro-estudo de caso. A análise evidencia o caráter idiossincrático das heranças culturais, em que os docentes deixaram marcas de diferentes formas nas trajetórias dos licenciandos: no modo como lidava com as dificuldades de aprendizagem, utilização de métodos e estratégias diferentes do ensino expositivo, e pelo suporte conceitual oferecido. Tais marcas parecem ter influenciado na escolha pela Licenciatura em Física. A relação afetiva entre professor e aluno foi o elemento comum nas três histórias e influenciou na escolha pelo magistério, sinalizando para a importância da dimensão afetiva nos processos educativos. |
id |
UFFS-2_fb08896104e0c65bd1d25eb82e505b4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12516 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docênciaNosso objetivo é construir indícios para compreender como professores de Física do ensino médio influenciaram na escolha de estudantes pela Licenciatura em Física. Para tanto, realizamos entrevistas narrativas e de explicitação individualmente com três alunos de uma Universidade federal, no segundo semestre de 2019, nas quais buscamos resgatar a história desses sujeitos para identificar e descrever a influência de docentes na forma de marcas deixadas nas experiências enquanto estudantes da educação básica. Tais marcas podem ser entendidas como heranças culturais da educação científica. As entrevistas foram gravadas em áudio e analisadas qualitativamente por meio da Análise de Conteúdo, compreendendo cada narrativa como um micro-estudo de caso. A análise evidencia o caráter idiossincrático das heranças culturais, em que os docentes deixaram marcas de diferentes formas nas trajetórias dos licenciandos: no modo como lidava com as dificuldades de aprendizagem, utilização de métodos e estratégias diferentes do ensino expositivo, e pelo suporte conceitual oferecido. Tais marcas parecem ter influenciado na escolha pela Licenciatura em Física. A relação afetiva entre professor e aluno foi o elemento comum nas três histórias e influenciou na escolha pelo magistério, sinalizando para a importância da dimensão afetiva nos processos educativos.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1251610.36661/2595-4520.2022v5n1.12516Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 377-3972595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12516/8445https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12516/8446Copyright (c) 2022 Leandro da Silva Barcellos, Geide Rosa Coelhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarcellos, Leandro da SilvaCoelho, Geide Rosa2022-07-22T19:24:48Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12516Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:24:48Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência |
title |
Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência |
spellingShingle |
Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência Barcellos, Leandro da Silva |
title_short |
Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência |
title_full |
Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência |
title_fullStr |
Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência |
title_full_unstemmed |
Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência |
title_sort |
Herança cultural da educação científica: a influência do professor de física na escolha pela docência |
author |
Barcellos, Leandro da Silva |
author_facet |
Barcellos, Leandro da Silva Coelho, Geide Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Geide Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcellos, Leandro da Silva Coelho, Geide Rosa |
description |
Nosso objetivo é construir indícios para compreender como professores de Física do ensino médio influenciaram na escolha de estudantes pela Licenciatura em Física. Para tanto, realizamos entrevistas narrativas e de explicitação individualmente com três alunos de uma Universidade federal, no segundo semestre de 2019, nas quais buscamos resgatar a história desses sujeitos para identificar e descrever a influência de docentes na forma de marcas deixadas nas experiências enquanto estudantes da educação básica. Tais marcas podem ser entendidas como heranças culturais da educação científica. As entrevistas foram gravadas em áudio e analisadas qualitativamente por meio da Análise de Conteúdo, compreendendo cada narrativa como um micro-estudo de caso. A análise evidencia o caráter idiossincrático das heranças culturais, em que os docentes deixaram marcas de diferentes formas nas trajetórias dos licenciandos: no modo como lidava com as dificuldades de aprendizagem, utilização de métodos e estratégias diferentes do ensino expositivo, e pelo suporte conceitual oferecido. Tais marcas parecem ter influenciado na escolha pela Licenciatura em Física. A relação afetiva entre professor e aluno foi o elemento comum nas três histórias e influenciou na escolha pelo magistério, sinalizando para a importância da dimensão afetiva nos processos educativos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12516 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12516 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12516 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12516/8445 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12516/8446 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Leandro da Silva Barcellos, Geide Rosa Coelho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Leandro da Silva Barcellos, Geide Rosa Coelho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 377-397 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613600505856 |