Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretto, Rafael Alberto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Joyce Ingrid de, Guidorzi, Maria Vitória, Affonso, Heloísa Canato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12126
Resumo: O presente trabalho é resultado de um projeto de extensão do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade e Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, inicialmente planejado para ser desenvolvido de forma presencial, mas que fora adaptado para o formato remoto, devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Como objetivo geral, visamos promover cursos de formação para professores e licenciandos de forma online, discutindo a temática da Educação Ambiental de maneira interdisciplinar e integrada, apresentando assuntos, estratégias metodológicas e ações que podem ser transpostas, contextualizadas e trabalhadas em sala de aula com as diferentes faixas etárias. Foram 17 encontros virtuais no formato de live, transmitidos pelo YouTube e divididos em três módulos temáticos, entre os meses de junho e outubro de 2020, contando com a participação de 28 palestrantes especialistas em cada uma das temáticas apresentadas. Nosso público-alvo foi composto principalmente por alunos de Graduação e professores já formados que atuam na Educação Básica. Conseguimos atingir um total de mais de 9650 pessoas de todo o Brasil, número muito superior ao inicialmente previsto, caso o projeto tivesse sido desenvolvido de maneira presencial, cujo alcance seria muito menor e restrito.
id UFFS-2_fd72ea704f732b5e80b859b05c510631
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12126
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19O presente trabalho é resultado de um projeto de extensão do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade e Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, inicialmente planejado para ser desenvolvido de forma presencial, mas que fora adaptado para o formato remoto, devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Como objetivo geral, visamos promover cursos de formação para professores e licenciandos de forma online, discutindo a temática da Educação Ambiental de maneira interdisciplinar e integrada, apresentando assuntos, estratégias metodológicas e ações que podem ser transpostas, contextualizadas e trabalhadas em sala de aula com as diferentes faixas etárias. Foram 17 encontros virtuais no formato de live, transmitidos pelo YouTube e divididos em três módulos temáticos, entre os meses de junho e outubro de 2020, contando com a participação de 28 palestrantes especialistas em cada uma das temáticas apresentadas. Nosso público-alvo foi composto principalmente por alunos de Graduação e professores já formados que atuam na Educação Básica. Conseguimos atingir um total de mais de 9650 pessoas de todo o Brasil, número muito superior ao inicialmente previsto, caso o projeto tivesse sido desenvolvido de maneira presencial, cujo alcance seria muito menor e restrito.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1212610.36661/2595-4520.2021v4i3.12126Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 291-3082595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12126/7811Copyright (c) 2021 Rafael Alberto Moretto, Joyce Ingrid de Lima, Maria Vitória Guidorzi, Heloísa Canato Affonsohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoretto, Rafael AlbertoLima, Joyce Ingrid deGuidorzi, Maria VitóriaAffonso, Heloísa Canato2021-07-13T05:20:54Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12126Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:54Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19
title Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19
spellingShingle Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19
Moretto, Rafael Alberto
title_short Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19
title_full Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19
title_fullStr Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19
title_full_unstemmed Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19
title_sort Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19
author Moretto, Rafael Alberto
author_facet Moretto, Rafael Alberto
Lima, Joyce Ingrid de
Guidorzi, Maria Vitória
Affonso, Heloísa Canato
author_role author
author2 Lima, Joyce Ingrid de
Guidorzi, Maria Vitória
Affonso, Heloísa Canato
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moretto, Rafael Alberto
Lima, Joyce Ingrid de
Guidorzi, Maria Vitória
Affonso, Heloísa Canato
description O presente trabalho é resultado de um projeto de extensão do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade e Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, inicialmente planejado para ser desenvolvido de forma presencial, mas que fora adaptado para o formato remoto, devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Como objetivo geral, visamos promover cursos de formação para professores e licenciandos de forma online, discutindo a temática da Educação Ambiental de maneira interdisciplinar e integrada, apresentando assuntos, estratégias metodológicas e ações que podem ser transpostas, contextualizadas e trabalhadas em sala de aula com as diferentes faixas etárias. Foram 17 encontros virtuais no formato de live, transmitidos pelo YouTube e divididos em três módulos temáticos, entre os meses de junho e outubro de 2020, contando com a participação de 28 palestrantes especialistas em cada uma das temáticas apresentadas. Nosso público-alvo foi composto principalmente por alunos de Graduação e professores já formados que atuam na Educação Básica. Conseguimos atingir um total de mais de 9650 pessoas de todo o Brasil, número muito superior ao inicialmente previsto, caso o projeto tivesse sido desenvolvido de maneira presencial, cujo alcance seria muito menor e restrito.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12126
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12126
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12126
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12126/7811
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 291-308
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613235601408