Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12126 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de um projeto de extensão do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade e Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, inicialmente planejado para ser desenvolvido de forma presencial, mas que fora adaptado para o formato remoto, devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Como objetivo geral, visamos promover cursos de formação para professores e licenciandos de forma online, discutindo a temática da Educação Ambiental de maneira interdisciplinar e integrada, apresentando assuntos, estratégias metodológicas e ações que podem ser transpostas, contextualizadas e trabalhadas em sala de aula com as diferentes faixas etárias. Foram 17 encontros virtuais no formato de live, transmitidos pelo YouTube e divididos em três módulos temáticos, entre os meses de junho e outubro de 2020, contando com a participação de 28 palestrantes especialistas em cada uma das temáticas apresentadas. Nosso público-alvo foi composto principalmente por alunos de Graduação e professores já formados que atuam na Educação Básica. Conseguimos atingir um total de mais de 9650 pessoas de todo o Brasil, número muito superior ao inicialmente previsto, caso o projeto tivesse sido desenvolvido de maneira presencial, cujo alcance seria muito menor e restrito. |
id |
UFFS-2_fd72ea704f732b5e80b859b05c510631 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12126 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19O presente trabalho é resultado de um projeto de extensão do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade e Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, inicialmente planejado para ser desenvolvido de forma presencial, mas que fora adaptado para o formato remoto, devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Como objetivo geral, visamos promover cursos de formação para professores e licenciandos de forma online, discutindo a temática da Educação Ambiental de maneira interdisciplinar e integrada, apresentando assuntos, estratégias metodológicas e ações que podem ser transpostas, contextualizadas e trabalhadas em sala de aula com as diferentes faixas etárias. Foram 17 encontros virtuais no formato de live, transmitidos pelo YouTube e divididos em três módulos temáticos, entre os meses de junho e outubro de 2020, contando com a participação de 28 palestrantes especialistas em cada uma das temáticas apresentadas. Nosso público-alvo foi composto principalmente por alunos de Graduação e professores já formados que atuam na Educação Básica. Conseguimos atingir um total de mais de 9650 pessoas de todo o Brasil, número muito superior ao inicialmente previsto, caso o projeto tivesse sido desenvolvido de maneira presencial, cujo alcance seria muito menor e restrito.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1212610.36661/2595-4520.2021v4i3.12126Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 291-3082595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12126/7811Copyright (c) 2021 Rafael Alberto Moretto, Joyce Ingrid de Lima, Maria Vitória Guidorzi, Heloísa Canato Affonsohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoretto, Rafael AlbertoLima, Joyce Ingrid deGuidorzi, Maria VitóriaAffonso, Heloísa Canato2021-07-13T05:20:54Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12126Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:54Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19 |
title |
Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19 |
spellingShingle |
Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19 Moretto, Rafael Alberto |
title_short |
Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19 |
title_full |
Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19 |
title_fullStr |
Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19 |
title_sort |
Formação de Professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19 |
author |
Moretto, Rafael Alberto |
author_facet |
Moretto, Rafael Alberto Lima, Joyce Ingrid de Guidorzi, Maria Vitória Affonso, Heloísa Canato |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Joyce Ingrid de Guidorzi, Maria Vitória Affonso, Heloísa Canato |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moretto, Rafael Alberto Lima, Joyce Ingrid de Guidorzi, Maria Vitória Affonso, Heloísa Canato |
description |
O presente trabalho é resultado de um projeto de extensão do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade e Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, inicialmente planejado para ser desenvolvido de forma presencial, mas que fora adaptado para o formato remoto, devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Como objetivo geral, visamos promover cursos de formação para professores e licenciandos de forma online, discutindo a temática da Educação Ambiental de maneira interdisciplinar e integrada, apresentando assuntos, estratégias metodológicas e ações que podem ser transpostas, contextualizadas e trabalhadas em sala de aula com as diferentes faixas etárias. Foram 17 encontros virtuais no formato de live, transmitidos pelo YouTube e divididos em três módulos temáticos, entre os meses de junho e outubro de 2020, contando com a participação de 28 palestrantes especialistas em cada uma das temáticas apresentadas. Nosso público-alvo foi composto principalmente por alunos de Graduação e professores já formados que atuam na Educação Básica. Conseguimos atingir um total de mais de 9650 pessoas de todo o Brasil, número muito superior ao inicialmente previsto, caso o projeto tivesse sido desenvolvido de maneira presencial, cujo alcance seria muito menor e restrito. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12126 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12126 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12126 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12126/7811 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 291-308 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613235601408 |