Gênero e sexualidade no contexto atual: mapeando discussões no ENPEC e na ANPED Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Walczak, Aline Teresinha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2614
Resumo: A sociedade é formada por discursos, que são produzidos e reproduzidos pelos sujeitos, de acordo com determinados períodos históricos. Estes discursos são estereotipados a partir dos chamados determinismos biológicos, que enquadram, classificam e diferenciam os sujeitos de acordo com suas características anatômicas e fisiológicas. Assim, a escola, como instituição social, reproduz ou produz discursos e práticas estereotipadas referentes ao gênero e à sexualidade. O presente trabalho buscou problematizar e investigar, a partir da análise de pesquisas publicadas em dois eventos da área da Educação, o IX, X e XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e do IX, X e XI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (ANPED SUL), as abordagens das questões de gênero e sexualidade nos espaços escolares. Assim, a referida pesquisa tem caráter qualitativo em Educação, sendo realizada por meio da análise documental. Dos resultados encontrados nas análises, emergiram três categorias, sendo estas: i) Escola como um espaço para as Discussões de Gênero e Sexualidade; ii) Escola como reprodutora dos discursos e práticas estereotipadas; iii) Concepções professores sobre o trabalho com as questões de gênero e sexualidade. Identificamos a partir dos dados que, as escolas podem ser locais de produção e reprodução de discursos e práticas estereotipadas, constituindo-se, contudo, como instituições que podem apresentar significativo potencial de evidenciar e, a partir disso, descontruir estes estereótipos por meio de questionamentos, reflexões e discussões pertinentes à temática. Ainda foi possível evidenciar equívocos nas abordagens da temática por parte dos professores, sendo respaldas em seus preconceitos e estereótipos de gênero e sexualidade, que limitam o trabalho da mesma nos determinismos biológicos e em concepções higienistas. Assim, tornam-se fundamentais mais investigações e discussões pertinentes às questões de gênero e sexualidade nos espaços escolares, bem como formações de professores que trabalhem no viés da temática, com o objetivo de melhor preparar e capacitar os futuros professores no trabalho com os diferentes gêneros e sexualidades emergidos no contexto escolar.
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O presente trabalho buscou problematizar e investigar, a partir da análise de pesquisas publicadas em dois eventos da área da Educação, o IX, X e XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e do IX, X e XI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (ANPED SUL), as abordagens das questões de gênero e sexualidade nos espaços escolares. Assim, a referida pesquisa tem caráter qualitativo em Educação, sendo realizada por meio da análise documental. Dos resultados encontrados nas análises, emergiram três categorias, sendo estas: i) Escola como um espaço para as Discussões de Gênero e Sexualidade; ii) Escola como reprodutora dos discursos e práticas estereotipadas; iii) Concepções professores sobre o trabalho com as questões de gênero e sexualidade. Identificamos a partir dos dados que, as escolas podem ser locais de produção e reprodução de discursos e práticas estereotipadas, constituindo-se, contudo, como instituições que podem apresentar significativo potencial de evidenciar e, a partir disso, descontruir estes estereótipos por meio de questionamentos, reflexões e discussões pertinentes à temática. Ainda foi possível evidenciar equívocos nas abordagens da temática por parte dos professores, sendo respaldas em seus preconceitos e estereótipos de gênero e sexualidade, que limitam o trabalho da mesma nos determinismos biológicos e em concepções higienistas. Assim, tornam-se fundamentais mais investigações e discussões pertinentes às questões de gênero e sexualidade nos espaços escolares, bem como formações de professores que trabalhem no viés da temática, com o objetivo de melhor preparar e capacitar os futuros professores no trabalho com os diferentes gêneros e sexualidades emergidos no contexto escolar.The society is formed by discourses, which are produced and reproduced by its interviewees, according to the historical importance. These discourses are stereotyped from the so-called biological determinisms, which fit, classify and differentiate subjects according to their anatomical and physiological characteristics. Therefore, the school as a social institution reproduces or produces stereotyped discourses and practices regarding gender and sexuality. This work sought to investigate how issues of gender and sexuality are being addressed in school spaces. The research also has a qualitative character in Education, being realized through documentary analysis in the annals of two events of the Education area, namely: IX, X and XI National Meeting of Research in Education in Sciences (ENPEC) and IX, X and XI Seminar on Research in Education of the Southern Region (ANPED SUL). From the results found in the analyzes, three categories emerged: i) School as a space for Gender and Sexuality Discussions; ii) School as reproducer of oppression; iii) Teaching staff conceptions about working with issues of gender and sexuality. We identify from the data that schools can be places of production and reproduction of stereotyped discourses and practices, but they constitute as institutions that can present significant potential to evidence and, from this, deconstruct the stereotypes through questioning, reflections and discussions relevant to the topic. It was also possible to show misunderstandings in the thematic approaches on the part of the teachers, being supported in their prejudices and stereotypes of gender and sexuality, that limit the work of the same one in the biological determinisms and in hygienist conceptions. Thus, major investigations and discussions pertaining to issues of gender and sexuality in school spaces become fundamental, as well as teacher trainings that work in the bias of the theme, with the aim of better preparing and training future teachers in the work with the different genres and sexualities emerged in the school context.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-11T15:51:05Z No. of bitstreams: 1 WALCZAK.pdf: 496660 bytes, checksum: 06596097c1a32ee44c7f324142783bcd (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-14T21:00:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WALCZAK.pdf: 496660 bytes, checksum: 06596097c1a32ee44c7f324142783bcd (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-14T21:00:04Z (GMT). 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