Clima organizacional: um estudo de caso no supermercado de uma cooperativa do oeste de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ost, Emanuela Regina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1402
Resumo: A administração de recursos humanos atualmente exerce um papel fundamental dentro das organizações. A área de recursos humanos deve estar sempre buscando através de modelos de gestão melhorar o desempenho e os resultados da organização. Para tanto é necessário conhecer o comportamento dos trabalhadores, bem como o clima organizacional predominante na organização. Considerando a atual importância da administração de recursos humanos dentro das organizações, o presente estudo tem por objetivo verificar a percepção dos trabalhadores sobre o clima organizacional no supermercado de uma cooperativa do Oeste de Santa Catarina. Para o desenvolvimento do presente estudo, utilizou-se uma metodologia caracterizada como pesquisa aplicada, quanto à natureza, com abordagem quanti-qualitativa. Quanto aos objetivos ela se caracterizou como pesquisa descritiva, e foi operacionalizada por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionários aplicados in loco com 36 trabalhadores do supermercado da cooperativa do Oeste de Santa Catarina. Para a análise dos dados, utilizou-se o modelo de Martins (2008) e análise das médias obtidas. Os resultados identificados evidenciam que o clima organizacional do supermercado é bom e favorável, obtendo médias satisfatórias nos fatores apoio da chefia e da organização, conforto físico e coesão entre colegas. O fator recompensa ficou a poucos décimos da média desejável para um bom clima organizacional, e o único fator que evidencia a insatisfação dos trabalhadores é de controle e pressão exercida sobre eles. Os resultados obtidos demonstram a necessidade de monitoramento periódico do clima organizacional na organização, a fim de buscar manter os trabalhadores satisfeitos em seu ambiente de trabalho, e assim manter um bom desempenho organizacional.
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Quanto aos objetivos ela se caracterizou como pesquisa descritiva, e foi operacionalizada por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionários aplicados in loco com 36 trabalhadores do supermercado da cooperativa do Oeste de Santa Catarina. Para a análise dos dados, utilizou-se o modelo de Martins (2008) e análise das médias obtidas. Os resultados identificados evidenciam que o clima organizacional do supermercado é bom e favorável, obtendo médias satisfatórias nos fatores apoio da chefia e da organização, conforto físico e coesão entre colegas. O fator recompensa ficou a poucos décimos da média desejável para um bom clima organizacional, e o único fator que evidencia a insatisfação dos trabalhadores é de controle e pressão exercida sobre eles. Os resultados obtidos demonstram a necessidade de monitoramento periódico do clima organizacional na organização, a fim de buscar manter os trabalhadores satisfeitos em seu ambiente de trabalho, e assim manter um bom desempenho organizacional.The management of human resources nowadays exercise a role subjacent inside a organization. The area of human resources must be always seeking through models of management to improve the accomplishment and the results of the organization. Therefore, it is a need to know the behavior of the workers, and the organizational climate in the organization. Taking in count the importance of human resource management inside a organization, this study has the purpose verify the perception of workers about the institutional climate at a supermarket of a cooperative in the west of Santa Catarina. To the development of the study, it was used the methodology known as applied research, with the approach quantitative and qualitative. As the purposes, it is characterize as a descriptive research, and was operated with bibliographic research, field research and case study. The data was collected through a questionnaire applied on the spot with thirty-six workers of the supermarket of the cooperative of the west of Santa Catarina. To analyze the data, it was used the model of Martins (2008) and the review of average obtained. The identified results show of that the supermarket organizational climate is good and friendly, the averages obtained was satisfying in facts as leadership and organizational support, physical comfort and cohesion among coworkers. The reward factor was a few tenths under the desirable average to a good organizational climate, and the only factor that shows of discontent from the workers is control and pressure exerted on them. The obtained results show of the need of periodically monitoring the organization’s organizational climate, to seek keeping the workers satisfied in their work environment, and to maintain a good organizational performance.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-06T17:22:20Z No. of bitstreams: 1 OST.pdf: 1854496 bytes, checksum: 6c402a7d85d3aea4797fcf67327ad217 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T17:07:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OST.pdf: 1854496 bytes, checksum: 6c402a7d85d3aea4797fcf67327ad217 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-11T17:07:30Z (GMT). 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