Considerações sobre o ensino de poesia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/323 |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo investigar como a poesia é vista pelos professores da área de literatura e como eles trabalham com esse gênero literário em sala de aula. Tendo em vista que o gênero em questão é cercado de mitos e pouco trabalhado, buscou-se entrevistar professores de literatura do ensino médio da rede estadual de ensino para esclarecer a razão para esse problema. Os questionamentos basearam-se em perguntas referentes às formações dos professores e sobre seus trabalhos com poesia. Após a análise dos dados, ficou claro que a poesia não é muito trabalhada e o motivo é a falta de preparação por parte dos professores. Isso acontece na formação inicial do futuro profissional e é um problema relacionado ao currículo, porque este, em algumas instituições, não traz aprofundamentos específicos para trabalhos com o gênero. Ficou claro também que os professores não leem muito e isso implica em fatores negativos, porque é lendo que se está buscando a própria qualificação. Em se tratando de gêneros literários, os professores dão ênfase para alguns e minimizam outros, como é o caso da poesia. Isso ocorre porque em suas formações trabalharam mais com determinado gênero, por isso apresentam uma maior identificação em relação a ele. A partir disso, discutimos o quanto a concepção do currículo interfere na formação dos professores e em suas práticas em sala de aula. |
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Isso acontece na formação inicial do futuro profissional e é um problema relacionado ao currículo, porque este, em algumas instituições, não traz aprofundamentos específicos para trabalhos com o gênero. Ficou claro também que os professores não leem muito e isso implica em fatores negativos, porque é lendo que se está buscando a própria qualificação. Em se tratando de gêneros literários, os professores dão ênfase para alguns e minimizam outros, como é o caso da poesia. Isso ocorre porque em suas formações trabalharam mais com determinado gênero, por isso apresentam uma maior identificação em relação a ele. A partir disso, discutimos o quanto a concepção do currículo interfere na formação dos professores e em suas práticas em sala de aula.Ese trabajo tiene por objetivo hacer una investigación sobre cómo la poesía es vista por los profesores de literatura y cómo ellos trabajan con ese género literario en las clases. Teniendo en cuenta que el género en cuestión es rodeado de mitos y poco trabajado, se buscó hacer una entrevista con profesores de literatura de la enseñanza media de la red estadual para identificar la causa de este problema. Las preguntas se basaron en cuestiones relativas a la formación de los profesores y en sus trabajos con la poesía. Después de analizar los datos, se percibió que la poesía no es mucho estudiada y la razón es la falta de preparación por parte de los profesores. Eso sucede en la formación inicial de los futuros profesionales y se relaciona con el problema curricular porque en algunas instituciones, el currículo no proporciona conocimientos específicos para trabajar con el género. Quedó claro también, que los profesores no leen mucho y eso es un factor negativo, ya que es leyendo que se está buscando la propia calificación. Sobre los géneros literarios, los profesores dan énfasis para algunos y minimizan otros, como es el caso de la poesía. Eso ocurre porque en sus formaciones trabajaron más con aquel género y por eso presentan una mayor identificación con él. Discutimos en el trabajo cómo la concepción del currículo interfiere en la formación de los profesores y en sus prácticas en la clase.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-09T17:37:23Z No. of bitstreams: 1 POLITOSKI.pdf: 603528 bytes, checksum: 482cf98b27f538e3174215cce5662543 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-13T12:56:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 POLITOSKI.pdf: 603528 bytes, checksum: 482cf98b27f538e3174215cce5662543 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-13T12:56:27Z (GMT). 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