O fechamento das escolas do campo no município de Barão de Cotegipe-RS: correlação de forças e principais impactos
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2715 |
Resumo: | A Educação do Campo busca uma escola com sua identidade própria, vinculada a processos de formação onde os sujeitos do campo sejam os próprios protagonistas desse processo. A nucleação das Escolas Municipais do Campo do Município de Barão de Cotegipe – RS, foi que desencadeou esse trabalho. O presente estudo investigou o fechamento das Escolas do Campo do município de Barão de Cotegipe – RS, no ano de 2015, visando explicitar as implicações, correlações de forças e concepções que conduziram ao fechamento de cinco escolas do campo, pertencentes à rede municipal de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, investigativa, na modalidade de estudo de caso. Como instrumentos de pesquisa utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, questionários, pesquisa documental, bibliográfica e histórica, buscando informações de como está sendo desenvolvido o trabalho pedagógico e se o mesmo está contemplando a realidade dos educandos que vivem no campo. Dentre os principais documentos analisados, foram consultados as Diretrizes Curriculares Nacionais da LDB, os documentos das Conferências Nacionais Por Uma Educação do Campo e aprofundado estudo acerca do paradigma da Educação do Campo. Concluiu-se que o fechamento das escolas era imprescindível, pois o número de alunos estava muito reduzido e não havia perspectivas de aumento dos mesmos para o ano de 2016, porém o impacto seria menor se a nucleação tivesse ocorrido no campo, pois o transporte escolar já se fazia presente em todas as comunidades envolvidas; com relação aos alunos, os mesmos levantam mais pontos negativos do que positivos em relação ao fechamento dessas escolas do campo, não se sentem inseridos nesse contexto atual, onde sua vivência, sua cultura e sua história não fazem parte da nova realidade; os pais consideram que a nucleação foi positiva com relação ao pedagógico, pois seus filhos têm mais acesso às tecnologias e um professor por série, mas que a mesma poderia ter sido feita no campo. Os professores avaliam que a nucleação foi positiva na maioria dos aspectos pesquisados. |
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Onçay, Solange Todero VonOnçay, Solange Todero VonSartori, JerônimoOdy, Leandro CarlosBerria, Marilena2018-01-112019-04-11T17:11:49Z2019-04-11T17:11:49Z2018https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2715A Educação do Campo busca uma escola com sua identidade própria, vinculada a processos de formação onde os sujeitos do campo sejam os próprios protagonistas desse processo. A nucleação das Escolas Municipais do Campo do Município de Barão de Cotegipe – RS, foi que desencadeou esse trabalho. O presente estudo investigou o fechamento das Escolas do Campo do município de Barão de Cotegipe – RS, no ano de 2015, visando explicitar as implicações, correlações de forças e concepções que conduziram ao fechamento de cinco escolas do campo, pertencentes à rede municipal de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, investigativa, na modalidade de estudo de caso. Como instrumentos de pesquisa utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, questionários, pesquisa documental, bibliográfica e histórica, buscando informações de como está sendo desenvolvido o trabalho pedagógico e se o mesmo está contemplando a realidade dos educandos que vivem no campo. Dentre os principais documentos analisados, foram consultados as Diretrizes Curriculares Nacionais da LDB, os documentos das Conferências Nacionais Por Uma Educação do Campo e aprofundado estudo acerca do paradigma da Educação do Campo. Concluiu-se que o fechamento das escolas era imprescindível, pois o número de alunos estava muito reduzido e não havia perspectivas de aumento dos mesmos para o ano de 2016, porém o impacto seria menor se a nucleação tivesse ocorrido no campo, pois o transporte escolar já se fazia presente em todas as comunidades envolvidas; com relação aos alunos, os mesmos levantam mais pontos negativos do que positivos em relação ao fechamento dessas escolas do campo, não se sentem inseridos nesse contexto atual, onde sua vivência, sua cultura e sua história não fazem parte da nova realidade; os pais consideram que a nucleação foi positiva com relação ao pedagógico, pois seus filhos têm mais acesso às tecnologias e um professor por série, mas que a mesma poderia ter sido feita no campo. Os professores avaliam que a nucleação foi positiva na maioria dos aspectos pesquisados.The nucleation of the Municipal Schools of the Field of the Municipality of Barão de Cotegipe - RS, was that it triggered this work. The present study investigated the closure of Campo Schools in the municipality of Barão de Cotegipe, RS, in the year 2015, aiming to explain the implications, correlations of forces and conceptions that led to the closure of five rural schools belonging to the municipal school system . It is a qualitative, investigative research, in the form of case study. As research instruments, semi-structured interviews, questionnaires and documentary research were used, seeking information on how the pedagogical work is being developed and whether it is contemplating the reality of the students living in the field. Among the main documents analyzed, the LDB National Curricular Guidelines, the documents of the National Conferences for a Field Education and an in-depth study on the field education paradigm were consulted. It was concluded that the closure of schools was essential, since the number of students was very small and there were no prospects of increasing them for the year 2016, but the impact would be less if nucleation had occurred in the field, since school transportation was already present in all the communities involved; with regard to the students, they are more positive than the positive ones in relation to the closing of these rural schools, do not feel inserted in this current context, where their experience, their culture and their history are not part of the new reality; the parents consider that nucleation was positive in relation to pedagogy, since their children have more access to the technologies and one teacher per series, but that the same could have been done in the field. The teachers evaluated that nucleation was positive in most of the researched aspects.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-04-11T12:05:04Z No. of bitstreams: 1 BERRIA.pdf: 1024929 bytes, checksum: c48a00d7e2639929c9a78de9101b6afe (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-04-11T17:11:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BERRIA.pdf: 1024929 bytes, checksum: c48a00d7e2639929c9a78de9101b6afe (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-11T17:11:49Z (GMT). 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