Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albara, Josiane
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1121
Resumo: Na realidade atual, a vantagem competitiva é de grande relevância para as empresas se manterem no mercado. O planejamento estratégico auxilia os gestores nas tarefas de analisar o ambiente e favorecer a posição da organização, através de práticas condizentes com a realidade de mercado e interna da empresa. Dessa forma as empresas que desenvolvem o planejamento estratégico podem atingir seus objetivos e antecipar-se frente aos problemas possibilitando maior vantagem competitiva. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta de planejamento estratégico para a empresa X Systems. O estudo configura-se de acordo com os objetivos como aplicada e descritiva, quanto aos procedimentos de coleta e fontes de informação trata-se de um estudo de caso, pesquisa de campo, bibliográfica e documental e a pela natureza dos dados trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os procedimentos de coletas foram, entrevistas semiestruturada aplicadas com os diretores da empresa, questionário com os funcionários, documental através dos nos documentos da empresa e sites institucionais, sendo que a análise dos dados ocorreu através da análise de conteúdo. Os resultados do presente estudo apontam para uma proposta de implantação do planejamento estratégico, visto que a empresa se encontra em um estágio onde a postura estratégica é de crescimento, por apresentar oportunidades, mas ao mesmo tempo possuir muitos pontos Fracos. Diante disso as estratégias visam trabalhar seu ambiente interno, diminuindo os pontos fracos, ao mesmo tempo em que são aproveitadas as oportunidades que o mercado está oferecendo. A finalidade é auxiliar no desenvolvimento da organização, adequando às estratégias conforme a sua realidade.
id UFFS_333f621ca6e433996f892a7466439de0
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1121
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Begnini, SérgioAlbara, Josiane2016-06-172017-09-29T17:54:47Z2017-09-062017-09-29T17:54:47Z2016https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1121Na realidade atual, a vantagem competitiva é de grande relevância para as empresas se manterem no mercado. O planejamento estratégico auxilia os gestores nas tarefas de analisar o ambiente e favorecer a posição da organização, através de práticas condizentes com a realidade de mercado e interna da empresa. Dessa forma as empresas que desenvolvem o planejamento estratégico podem atingir seus objetivos e antecipar-se frente aos problemas possibilitando maior vantagem competitiva. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta de planejamento estratégico para a empresa X Systems. O estudo configura-se de acordo com os objetivos como aplicada e descritiva, quanto aos procedimentos de coleta e fontes de informação trata-se de um estudo de caso, pesquisa de campo, bibliográfica e documental e a pela natureza dos dados trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os procedimentos de coletas foram, entrevistas semiestruturada aplicadas com os diretores da empresa, questionário com os funcionários, documental através dos nos documentos da empresa e sites institucionais, sendo que a análise dos dados ocorreu através da análise de conteúdo. Os resultados do presente estudo apontam para uma proposta de implantação do planejamento estratégico, visto que a empresa se encontra em um estágio onde a postura estratégica é de crescimento, por apresentar oportunidades, mas ao mesmo tempo possuir muitos pontos Fracos. Diante disso as estratégias visam trabalhar seu ambiente interno, diminuindo os pontos fracos, ao mesmo tempo em que são aproveitadas as oportunidades que o mercado está oferecendo. A finalidade é auxiliar no desenvolvimento da organização, adequando às estratégias conforme a sua realidade.In the current reality, the competitive advantage is of great importance for companies to stay on the market. Strategic planning helps managers the task of analyzing the environment and promote the organization's position through practices consistent with the market reality and internal company. Thus companies developing strategic planning can achieve your goals and to anticipate with the problems allowing greater competitive advantage. In this context, this study aims to develop a strategic planning proposal for the company X Systems. The study set up in accordance with the objectives as applied and descriptive, as the procedures for collection and information sources it is a case study, field research, literature and documents and the nature of the data it is about a qualitative research. collection procedures were semistructured interviews applied to the directors of the company, questionnaire with employees, documents through the company documents and institutional sites, and data analysis occurred through content analysis. The results of this study point to a strategic planning implementation of the proposal, as the company is in a stage where the strategic posture is growth, to present opportunities, but at the same time have many weaknesses. Thus the strategies aim to work your internal environment, reducing weaknesses at the same time they are taken advantage of the opportunities the market is offering. The purpose is to assist in the development of the organization, adapting the strategies according to their reality.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-06T18:23:41Z No. of bitstreams: 1 ALBARA.pdf: 2840202 bytes, checksum: 1000b7a5381e00a2f98b40b2d05827f8 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-29T17:54:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALBARA.pdf: 2840202 bytes, checksum: 1000b7a5381e00a2f98b40b2d05827f8 (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-29T17:54:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALBARA.pdf: 2840202 bytes, checksum: 1000b7a5381e00a2f98b40b2d05827f8 (MD5) Previous issue date: 2016porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóPlanejamento estratégicoVantagem competitivaProposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systemsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1121/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALALBARA.pdfALBARA.pdfapplication/pdf2840202https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1121/1/ALBARA.pdf1000b7a5381e00a2f98b40b2d05827f8MD51prefix/11212019-06-27 10:25:00.153oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242019-06-27T13:25Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems
title Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems
spellingShingle Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems
Albara, Josiane
Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
title_short Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems
title_full Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems
title_fullStr Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems
title_full_unstemmed Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems
title_sort Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems
author Albara, Josiane
author_facet Albara, Josiane
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Begnini, Sérgio
dc.contributor.author.fl_str_mv Albara, Josiane
contributor_str_mv Begnini, Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
topic Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
description Na realidade atual, a vantagem competitiva é de grande relevância para as empresas se manterem no mercado. O planejamento estratégico auxilia os gestores nas tarefas de analisar o ambiente e favorecer a posição da organização, através de práticas condizentes com a realidade de mercado e interna da empresa. Dessa forma as empresas que desenvolvem o planejamento estratégico podem atingir seus objetivos e antecipar-se frente aos problemas possibilitando maior vantagem competitiva. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta de planejamento estratégico para a empresa X Systems. O estudo configura-se de acordo com os objetivos como aplicada e descritiva, quanto aos procedimentos de coleta e fontes de informação trata-se de um estudo de caso, pesquisa de campo, bibliográfica e documental e a pela natureza dos dados trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os procedimentos de coletas foram, entrevistas semiestruturada aplicadas com os diretores da empresa, questionário com os funcionários, documental através dos nos documentos da empresa e sites institucionais, sendo que a análise dos dados ocorreu através da análise de conteúdo. Os resultados do presente estudo apontam para uma proposta de implantação do planejamento estratégico, visto que a empresa se encontra em um estágio onde a postura estratégica é de crescimento, por apresentar oportunidades, mas ao mesmo tempo possuir muitos pontos Fracos. Diante disso as estratégias visam trabalhar seu ambiente interno, diminuindo os pontos fracos, ao mesmo tempo em que são aproveitadas as oportunidades que o mercado está oferecendo. A finalidade é auxiliar no desenvolvimento da organização, adequando às estratégias conforme a sua realidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-29T17:54:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-06
2017-09-29T17:54:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1121
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Chapecó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1121/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1121/1/ALBARA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
1000b7a5381e00a2f98b40b2d05827f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809094598080856064