Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1121 |
Resumo: | Na realidade atual, a vantagem competitiva é de grande relevância para as empresas se manterem no mercado. O planejamento estratégico auxilia os gestores nas tarefas de analisar o ambiente e favorecer a posição da organização, através de práticas condizentes com a realidade de mercado e interna da empresa. Dessa forma as empresas que desenvolvem o planejamento estratégico podem atingir seus objetivos e antecipar-se frente aos problemas possibilitando maior vantagem competitiva. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta de planejamento estratégico para a empresa X Systems. O estudo configura-se de acordo com os objetivos como aplicada e descritiva, quanto aos procedimentos de coleta e fontes de informação trata-se de um estudo de caso, pesquisa de campo, bibliográfica e documental e a pela natureza dos dados trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os procedimentos de coletas foram, entrevistas semiestruturada aplicadas com os diretores da empresa, questionário com os funcionários, documental através dos nos documentos da empresa e sites institucionais, sendo que a análise dos dados ocorreu através da análise de conteúdo. Os resultados do presente estudo apontam para uma proposta de implantação do planejamento estratégico, visto que a empresa se encontra em um estágio onde a postura estratégica é de crescimento, por apresentar oportunidades, mas ao mesmo tempo possuir muitos pontos Fracos. Diante disso as estratégias visam trabalhar seu ambiente interno, diminuindo os pontos fracos, ao mesmo tempo em que são aproveitadas as oportunidades que o mercado está oferecendo. A finalidade é auxiliar no desenvolvimento da organização, adequando às estratégias conforme a sua realidade. |
id |
UFFS_333f621ca6e433996f892a7466439de0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1121 |
network_acronym_str |
UFFS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
repository_id_str |
3924 |
spelling |
Begnini, SérgioAlbara, Josiane2016-06-172017-09-29T17:54:47Z2017-09-062017-09-29T17:54:47Z2016https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1121Na realidade atual, a vantagem competitiva é de grande relevância para as empresas se manterem no mercado. O planejamento estratégico auxilia os gestores nas tarefas de analisar o ambiente e favorecer a posição da organização, através de práticas condizentes com a realidade de mercado e interna da empresa. Dessa forma as empresas que desenvolvem o planejamento estratégico podem atingir seus objetivos e antecipar-se frente aos problemas possibilitando maior vantagem competitiva. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta de planejamento estratégico para a empresa X Systems. O estudo configura-se de acordo com os objetivos como aplicada e descritiva, quanto aos procedimentos de coleta e fontes de informação trata-se de um estudo de caso, pesquisa de campo, bibliográfica e documental e a pela natureza dos dados trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os procedimentos de coletas foram, entrevistas semiestruturada aplicadas com os diretores da empresa, questionário com os funcionários, documental através dos nos documentos da empresa e sites institucionais, sendo que a análise dos dados ocorreu através da análise de conteúdo. Os resultados do presente estudo apontam para uma proposta de implantação do planejamento estratégico, visto que a empresa se encontra em um estágio onde a postura estratégica é de crescimento, por apresentar oportunidades, mas ao mesmo tempo possuir muitos pontos Fracos. Diante disso as estratégias visam trabalhar seu ambiente interno, diminuindo os pontos fracos, ao mesmo tempo em que são aproveitadas as oportunidades que o mercado está oferecendo. A finalidade é auxiliar no desenvolvimento da organização, adequando às estratégias conforme a sua realidade.In the current reality, the competitive advantage is of great importance for companies to stay on the market. Strategic planning helps managers the task of analyzing the environment and promote the organization's position through practices consistent with the market reality and internal company. Thus companies developing strategic planning can achieve your goals and to anticipate with the problems allowing greater competitive advantage. In this context, this study aims to develop a strategic planning proposal for the company X Systems. The study set up in accordance with the objectives as applied and descriptive, as the procedures for collection and information sources it is a case study, field research, literature and documents and the nature of the data it is about a qualitative research. collection procedures were semistructured interviews applied to the directors of the company, questionnaire with employees, documents through the company documents and institutional sites, and data analysis occurred through content analysis. The results of this study point to a strategic planning implementation of the proposal, as the company is in a stage where the strategic posture is growth, to present opportunities, but at the same time have many weaknesses. Thus the strategies aim to work your internal environment, reducing weaknesses at the same time they are taken advantage of the opportunities the market is offering. The purpose is to assist in the development of the organization, adapting the strategies according to their reality.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-06T18:23:41Z No. of bitstreams: 1 ALBARA.pdf: 2840202 bytes, checksum: 1000b7a5381e00a2f98b40b2d05827f8 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-29T17:54:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALBARA.pdf: 2840202 bytes, checksum: 1000b7a5381e00a2f98b40b2d05827f8 (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-29T17:54:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALBARA.pdf: 2840202 bytes, checksum: 1000b7a5381e00a2f98b40b2d05827f8 (MD5) Previous issue date: 2016porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóPlanejamento estratégicoVantagem competitivaProposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systemsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1121/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALALBARA.pdfALBARA.pdfapplication/pdf2840202https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1121/1/ALBARA.pdf1000b7a5381e00a2f98b40b2d05827f8MD51prefix/11212019-06-27 10:25:00.153oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242019-06-27T13:25Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems |
title |
Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems |
spellingShingle |
Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems Albara, Josiane Planejamento estratégico Vantagem competitiva |
title_short |
Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems |
title_full |
Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems |
title_fullStr |
Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems |
title_full_unstemmed |
Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems |
title_sort |
Proposta de planejamento estratégico: o caso da empresa X Systems |
author |
Albara, Josiane |
author_facet |
Albara, Josiane |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Begnini, Sérgio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albara, Josiane |
contributor_str_mv |
Begnini, Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Vantagem competitiva |
topic |
Planejamento estratégico Vantagem competitiva |
description |
Na realidade atual, a vantagem competitiva é de grande relevância para as empresas se manterem no mercado. O planejamento estratégico auxilia os gestores nas tarefas de analisar o ambiente e favorecer a posição da organização, através de práticas condizentes com a realidade de mercado e interna da empresa. Dessa forma as empresas que desenvolvem o planejamento estratégico podem atingir seus objetivos e antecipar-se frente aos problemas possibilitando maior vantagem competitiva. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta de planejamento estratégico para a empresa X Systems. O estudo configura-se de acordo com os objetivos como aplicada e descritiva, quanto aos procedimentos de coleta e fontes de informação trata-se de um estudo de caso, pesquisa de campo, bibliográfica e documental e a pela natureza dos dados trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os procedimentos de coletas foram, entrevistas semiestruturada aplicadas com os diretores da empresa, questionário com os funcionários, documental através dos nos documentos da empresa e sites institucionais, sendo que a análise dos dados ocorreu através da análise de conteúdo. Os resultados do presente estudo apontam para uma proposta de implantação do planejamento estratégico, visto que a empresa se encontra em um estágio onde a postura estratégica é de crescimento, por apresentar oportunidades, mas ao mesmo tempo possuir muitos pontos Fracos. Diante disso as estratégias visam trabalhar seu ambiente interno, diminuindo os pontos fracos, ao mesmo tempo em que são aproveitadas as oportunidades que o mercado está oferecendo. A finalidade é auxiliar no desenvolvimento da organização, adequando às estratégias conforme a sua realidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-17 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-29T17:54:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-06 2017-09-29T17:54:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1121 |
url |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Chapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
collection |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1121/2/license.txt https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1121/1/ALBARA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 1000b7a5381e00a2f98b40b2d05827f8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809094598080856064 |