A formação na Licenciatura em Educação do Campo: vivências e desafios em Biologia, Física e Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rafaela Alves dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3634
Resumo: Esta pesquisa pode nos fazer refletir sobre como é a vida acadêmica dos estudantes de uma licenciatura em Educação do Campo e o que os motiva a continuar perante os desafios enfrentados durante sua graduação, especialmente relacionado à área de formação que é as Ciências da Natureza. Este trabalho de conclusão de curso partiu de algumas questões que a pesquisa buscou responder, as quais se relacionavam à formação dos acadêmicos enquanto sujeitos críticos, e os resultados obtidos implicam nas práticas dos estudantes como futuros docentes. A pesquisa discutiu como os acadêmicos foram se apropriando dos conhecimentos de ciências e como foi essa relação com a sua formação enquanto professor. Esta pesquisa reflete sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, e aponta quais os desafios enfrentados por acadêmicos nos componentes curriculares de Biologia, Física e Química, e por professores formadores para ministrar estes componentes que compõe a área de Ciências da Natureza. O objetivo da pesquisa foi analisar as dificuldades, os desafios e as expectativas demandadas pelos discentes e docentes para a consolidação desse curso. Os dados foram obtidos através de duas técnicas de pesquisa a Plataforma Dados Abertos UFFS e a entrevista semiestruturada, que se baseou em um roteiro para os acadêmicos e outro para os professores (as) formadores (as). Foram entrevistados esses dois grupos de sujeitos, sete acadêmicos que cursavam os componentes curriculares de Estágio IV e TCC II, em 2019/2, e dois professores (as) que ministraram aulas dos componentes Curriculares de Biologia e Química. Esta pesquisa foi realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Erechim, investigando os desafios e dificuldades de professores (as) e acadêmicos do curso. Através das entrevistas, os acadêmicos relataram que o maior desafio para eles é a interdisciplinaridade, fazer uma relação entre os três campos disciplinares de Biologia, Física e Química. Por meio dos dados de reprovações e aprovações, obtivemos índices elevados de reprovações nos componentes de Ciências da Natureza, que se tornam preocupantes. Contudo, professores (as) entrevistados evidenciam que pelo fato de não saberem como foi a educação básica dos alunos, compreendem sua dificuldade em não conseguirem assimilar alguns conteúdos ministrados destes campos disciplinares, e que isto se torna um desafio grande para o curso.
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Esta pesquisa reflete sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, e aponta quais os desafios enfrentados por acadêmicos nos componentes curriculares de Biologia, Física e Química, e por professores formadores para ministrar estes componentes que compõe a área de Ciências da Natureza. O objetivo da pesquisa foi analisar as dificuldades, os desafios e as expectativas demandadas pelos discentes e docentes para a consolidação desse curso. Os dados foram obtidos através de duas técnicas de pesquisa a Plataforma Dados Abertos UFFS e a entrevista semiestruturada, que se baseou em um roteiro para os acadêmicos e outro para os professores (as) formadores (as). Foram entrevistados esses dois grupos de sujeitos, sete acadêmicos que cursavam os componentes curriculares de Estágio IV e TCC II, em 2019/2, e dois professores (as) que ministraram aulas dos componentes Curriculares de Biologia e Química. Esta pesquisa foi realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Erechim, investigando os desafios e dificuldades de professores (as) e acadêmicos do curso. Através das entrevistas, os acadêmicos relataram que o maior desafio para eles é a interdisciplinaridade, fazer uma relação entre os três campos disciplinares de Biologia, Física e Química. Por meio dos dados de reprovações e aprovações, obtivemos índices elevados de reprovações nos componentes de Ciências da Natureza, que se tornam preocupantes. Contudo, professores (as) entrevistados evidenciam que pelo fato de não saberem como foi a educação básica dos alunos, compreendem sua dificuldade em não conseguirem assimilar alguns conteúdos ministrados destes campos disciplinares, e que isto se torna um desafio grande para o curso.This research can make us reflect on what is the academic life of students of a degree in Rural Education and what motivates them to continue facing the challenges faced during their graduation, especially related to the area of formation that is the Natural Sciences. This course conclusion paper started from some questions that the research sought to answer, which were related to the formation of academics as critical subjects, and the results imply the students' practices as future teachers. The research discussed how academics were appropriating their knowledge of science and how it was related to their education as a teacher.This research reflects on the course in Field Education - Natural Sciences, and points out the challenges faced by academics in the Chemistry, Physics and Biology curriculum components, and by teacher trainers to teach these components that make up the Natural Sciences area. . The objective of the research was to analyze how difficulties, challenges and expectations demanded by students to reduce this course. The data were performed using two research techniques in the UFFS Open Data Platform and a semi-structured interview, which was based on a script for academics and another for trainers. Two groups of subjects were interviewed, seven academics who attended the curricular components of Stage IV and TCC II, in 2019/2, and two teachers who taught classes of Curriculum components of Biology and Chemistry. Through interviews, academics related to their biggest challenge is interdisciplinarity, making a relationship between the three components of Biology, Chemistry and Physics. Through disapproval and approval data, you get high rates of disapproval in the Natural Sciences components, which become worrying. However, the teachers interviewed prove that the fact that they do not know what the students' basic education was like, understand their difficulty in not achieving the same results as some of the teachers perform, and that this is a great challenge for the course. Thus, this research reports as difficulties and the positive points in the course of Education in the Field, allowing possible improvements and a recognition of the same. This research was carried out at the Federal University of Fronteira do Sul - Erechim Campus, investigating the challenges and difficulties of the teachers and students of the course.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-11T16:21:50Z No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 606425 bytes, checksum: f88dc95db998c46e659dcd0f1579a306 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-19T19:17:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS.pdf: 606425 bytes, checksum: f88dc95db998c46e659dcd0f1579a306 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-19T19:17:47Z (GMT). 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