O ensino de Ciências/Biologia e a inclusão de alunos com deficiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grudka, Janice Helena
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3563
Resumo: Um dos desafios enfrentados pela educação brasileira atualmente é a construção da Educação Inclusiva, decorrente da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, (2008). Este desafio está implicado na formação de professores, tanto em relação à formação inicial, quanto à formação continuada, no que tange à educação especial e a educação inclusiva. O objetivo desse trabalho é analisar e refletir sobre as principais possibilidades e dificuldades que são encontrados nas práticas de inclusão escolar vividas pelos professores do Ensino de Ciências/Biologia. Os dados para análise da pesquisa bibliográfica foram obtidos através da busca realizada em trabalhos publicados da Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), na 9º edição, 10º edição e no volume 11. Estes dados foram organizados sob categorias definidas a priori: as dificuldades e as possibilidades apresentadas pelos professores no ensino de Ciências/Biologia em relação aos alunos com deficiências. Na sequência, os dados foram analisados segundo referenciais que tratam do ensino de Ciências/Biologia. Conclui-se que o ensino de Ciências/Biologia é bastante complexo, mas não impossível de se ministrar para alunos com deficiências. A educação inclusiva deve começar nas séries iniciais da educação básica, para que dessa forma, os futuros desafios dos professores dos próximos anos, sejam vencidos por novas metodologias e didáticas para atuar com os alunos com deficiências, possibilitando um ensino de qualidade para todos os alunos.
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Os dados para análise da pesquisa bibliográfica foram obtidos através da busca realizada em trabalhos publicados da Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), na 9º edição, 10º edição e no volume 11. Estes dados foram organizados sob categorias definidas a priori: as dificuldades e as possibilidades apresentadas pelos professores no ensino de Ciências/Biologia em relação aos alunos com deficiências. Na sequência, os dados foram analisados segundo referenciais que tratam do ensino de Ciências/Biologia. Conclui-se que o ensino de Ciências/Biologia é bastante complexo, mas não impossível de se ministrar para alunos com deficiências. A educação inclusiva deve começar nas séries iniciais da educação básica, para que dessa forma, os futuros desafios dos professores dos próximos anos, sejam vencidos por novas metodologias e didáticas para atuar com os alunos com deficiências, possibilitando um ensino de qualidade para todos os alunos.One of the challenges faced by Brazilian education today is the construction of the Inclusive Education, due to the National Special Educational Policy in perspective of Inclusive Education (2008). This challenge is implicated in teacher training, both in relation to initial and continued education, as regards special and inclusive education. The objective of this paper is to verify and reflect on the main possibilities and difficulties that are found on the practices of scholar inclusion, experienced by the Science/Biology teachers. The data for the analysis of this research were obtained through the search performed in published works of the Journal of Teaching of Biology of the Brazilian Association of Teaching of Biology (SBEnBio). These data were organized by some categories: the difficulties and possibilities presented by teachers in science / biology teaching in relation to students with disabilities. Following, the data were analyzed according to references that deal with the teaching of Sciences / Biology. It is concluded that the teaching of science / biology is quite complex, but not impossible to minister to students with disabilities. Inclusive education must begin in the early grades so that future challenges for subsequent teachers can be overcome by new methodologies and didactics to better work with students with disabilities, enabling effective teaching.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2020-02-14T14:06:39Z No. of bitstreams: 1 GRUDKA.pdf: 483088 bytes, checksum: ff86d128cfa290634ee2242bc1f5b98f (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-20T12:59:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GRUDKA.pdf: 483088 bytes, checksum: ff86d128cfa290634ee2242bc1f5b98f (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-20T12:59:07Z (GMT). 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