A transição da Escola Itinerante Construtores do Futuro para colégio estadual e escola municipal e a participação da comunidade no ambiente escolar - Assentamento Egídio Brunetto - PR
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3025 |
Resumo: | Analisa o processo de transição da Escola Itinerante Construtores do Futuro para Escola Municipal do Campo Construtores do Futuro e Colégio Estadual do Campo 1° de Setembro e a participação da comunidade no processo de municipalização e estadualização da escola localizada do município de Rio Branco do Ivaí, região Centro Norte do Estado do Paraná. Inserção e contribuição na comunidade e na Escola Itinerante como educador e hoje assentado. Nessa conjuntura emergiu o interesse de entender a partir dessa pesquisa como a comunidade participou das discussões para o início da Escola Itinerante (EI) no acampamento e também como a comunidade contribuiu nas discussões para a transição da escola em municipal e colégio estadual. Foram realizadas entrevistas com pessoas que participaram da formação do acampamento e da escola, como dirigente do MST, direções locais, responsáveis pelos educandos, educadores (as) que participaram desse momento histórico. O trajeto da pesquisa aborda uma contextualização do Acampamento 1° de Setembro, a criação da Escola Itinerante e como a comunidade participou nessa fase, em seguida busca-se entender após a conquista da área para fins da Reforma Agrária, a necessidade da comunidade pensar esse processo do Estado criar a Escola/Colégio e esse momento de transição de que escola desejamos para os camponeses que atenda os “Princípios da Educação no MST”, que dessa maneira seja um ambiente que formem sujeitos construtores do futuro, contribuindo para uma sociedade que se difere da imposta pelo sistema capitalista. Com a pesquisa verificou se que a Escola/Colégio deve articular e criar mecanismos para fazer resgate das discussões que envolvem a comunidade, para que a escola seja um espaço democrático capaz de incidir na construção outras relações humanas. |
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Com a pesquisa verificou se que a Escola/Colégio deve articular e criar mecanismos para fazer resgate das discussões que envolvem a comunidade, para que a escola seja um espaço democrático capaz de incidir na construção outras relações humanas.It analyzes the transition process of the Itinerant School Builders of the Future for the Municipal School of the Field Builders of the Future and the State College of the 1st Field of September and the participation of the community in the process of municipalization and staging of the school located in the municipality of Rio Branco do Ivaí, Central region of the State of Paraná. Insertion and contribution in the community and in the Itinerant School as educator and today settled. At this juncture emerged the interest to understand from this research how the community participated in the discussions for the beginning of the Itinerant School in the camp and also how the community contributed in the discussions for the transition from school to municipal and state college. Interviews were conducted with people who participated in the formation of the camp and the school, with a leader of the MST, local leaders, responsible for the students and educators who participated in this historical moment. The course of the research deals with a contextualisation of the Campamento 1 ° September, the creation of the Itinerant School and how the community participated in that phase, afterwards it is sought to understand after the conquest of the area for the purpose of Agrarian Reform, the community need to think this process of the State to create the School / College and that moment of transition that school we want for the peasants that meets the "Principles of Education in the MST", that in this way is an environment that form constructive subjects of the future, contributing to a society that differs imposed by the capitalist system. With the research, it was verified that the School / College should articulate and create mechanisms to rescue the discussions that involve the community, so that the school is a democratic space capable of influencing the construction of other human relations.Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2019-06-05T23:13:58Z No. of bitstreams: 1 BARBOSA.pdf: 2233377 bytes, checksum: 8b3467e24824acb015687cdae8e98429 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-07-23T19:18:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BARBOSA.pdf: 2233377 bytes, checksum: 8b3467e24824acb015687cdae8e98429 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-23T19:18:54Z (GMT). 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