Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1852 |
Resumo: | As mudanças sociais, científicas e econômicas experienciadas no cenário nacional tornaram os consumidores mais exigentes e o mercado mais competitivo. As organizações com ou sem fins lucrativos, devem igualmente se desenvolver para adaptarem-se e equilibrarem-se a este cenário. O processo de planejamento estratégico surge como uma ferramenta organizacional de apoio à tomada de decisão que oportuniza uma gestão mais eficiente, de modo que a organização escolha, com maior probabilidade de êxito, a melhor estratégia. O objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta de Planejamento Estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina – SC. Em relação a sua abordagem, esta é uma pesquisa qualiquantitativa. Quanto aos seus fins, pode ser classificada como descritiva, em sua subdivisão é um estudo de caso. No que diz respeito aos meios de investigação, classifica-se como uma pesquisa científica de campo, bibliográfica e documental. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa de campo foram entrevista semiestruturada com a presidente da organização, e a aplicação de questionário com as empresas associadas a CDL Xavantina. As informações obtidas foram analisadas por meio de gráficos e tabelas no que se refere aos itens quantitativos e análise de conteúdo dos elementos qualitativos. A análise dos resultados possibilitou formular uma proposta de planejamento estratégico conforme o modelo definido por Pereira (2010), constando declaração de valores, missão, visão e fatores críticos do sucesso para a CDL Xavantina. Ademais, a análise ambiental interna e externa, possibilitou a montagem da Matriz SWOT, verificando-se lacunas a serem aprimoradas, mediante a identificação de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. A partir da constatação que a organização deve adotar uma estratégia ofensiva, propôs-se estratégias, ações estratégicas e sugestões de acompanhamento, para a implantação e controle do planejamento estratégico na organização. |
id |
UFFS_67e256d73b9642444adc583c77272751 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1852 |
network_acronym_str |
UFFS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
repository_id_str |
3924 |
spelling |
Recktenvald, MarceloAigner, Elisane Maria2017-11-282018-03-23T19:58:49Z2018-03-232018-03-23T19:58:49Z2017https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1852As mudanças sociais, científicas e econômicas experienciadas no cenário nacional tornaram os consumidores mais exigentes e o mercado mais competitivo. As organizações com ou sem fins lucrativos, devem igualmente se desenvolver para adaptarem-se e equilibrarem-se a este cenário. O processo de planejamento estratégico surge como uma ferramenta organizacional de apoio à tomada de decisão que oportuniza uma gestão mais eficiente, de modo que a organização escolha, com maior probabilidade de êxito, a melhor estratégia. O objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta de Planejamento Estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina – SC. Em relação a sua abordagem, esta é uma pesquisa qualiquantitativa. Quanto aos seus fins, pode ser classificada como descritiva, em sua subdivisão é um estudo de caso. No que diz respeito aos meios de investigação, classifica-se como uma pesquisa científica de campo, bibliográfica e documental. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa de campo foram entrevista semiestruturada com a presidente da organização, e a aplicação de questionário com as empresas associadas a CDL Xavantina. As informações obtidas foram analisadas por meio de gráficos e tabelas no que se refere aos itens quantitativos e análise de conteúdo dos elementos qualitativos. A análise dos resultados possibilitou formular uma proposta de planejamento estratégico conforme o modelo definido por Pereira (2010), constando declaração de valores, missão, visão e fatores críticos do sucesso para a CDL Xavantina. Ademais, a análise ambiental interna e externa, possibilitou a montagem da Matriz SWOT, verificando-se lacunas a serem aprimoradas, mediante a identificação de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. A partir da constatação que a organização deve adotar uma estratégia ofensiva, propôs-se estratégias, ações estratégicas e sugestões de acompanhamento, para a implantação e controle do planejamento estratégico na organização.The social, scientific and economic changes experienced on the national scene have made consumers more demanding and the market more competitive. For-profit and not-for-profit organizations must also develop to adapt to and balance this scenario. The strategic planning process emerges as an organizational tool to support decision making that allows for more efficient management so that the organization is more likely to choose the best strategy. The objective of this work is to elaborate a proposal of Strategic Planning for the Shopkeepers Leaders Chamber in Xavantina - SC. In relation to its approach, this is a qualitative-quantitative research. As for its purposes, it can be classified as descriptive, in its subdivision is a case study. With regard to the means of investigation, it is classified as a field scientific, bibliographical and documentary research. The data collection instruments used in the field research were a semi-structured interview with the president of the organization, and the application of a questionnaire with the companies associated with CDL Xavantina. The information obtained was analyzed through graphs and tables with regard to the quantitative items and content analysis of the qualitative elements. The analysis of the results made it possible to formulate a strategic planning proposal according to the model defined by Pereira (2010), with a statement of values, mission, vision and critical success factors for CDL Xavantina. In addition, the internal and external environmental analysis allowed the assembly of the SWOT Matrix, checking for gaps to be improved by identifying strengths and weaknesses, opportunities and threats. Based on the observation that the organization should adopt an offensive strategy, strategies, strategic actions and follow-up suggestions were proposed for the implementation and control of strategic planning in the organization.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2018-03-23T19:13:27Z No. of bitstreams: 1 AIGNER.pdf: 3261091 bytes, checksum: 4329b2f05e93d31d36d49b8f5af56025 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-23T19:58:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AIGNER.pdf: 3261091 bytes, checksum: 4329b2f05e93d31d36d49b8f5af56025 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-23T19:58:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AIGNER.pdf: 3261091 bytes, checksum: 4329b2f05e93d31d36d49b8f5af56025 (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóPlanejamento estratégicoVantagem competitivaProposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1852/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALAIGNER.pdfAIGNER.pdfapplication/pdf3261091https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1852/1/AIGNER.pdf4329b2f05e93d31d36d49b8f5af56025MD51prefix/18522019-06-26 15:11:30.687oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242019-06-26T18:11:30Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC |
title |
Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC |
spellingShingle |
Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC Aigner, Elisane Maria Planejamento estratégico Vantagem competitiva |
title_short |
Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC |
title_full |
Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC |
title_fullStr |
Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC |
title_full_unstemmed |
Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC |
title_sort |
Proposta de planejamento estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina - SC |
author |
Aigner, Elisane Maria |
author_facet |
Aigner, Elisane Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Recktenvald, Marcelo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aigner, Elisane Maria |
contributor_str_mv |
Recktenvald, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Vantagem competitiva |
topic |
Planejamento estratégico Vantagem competitiva |
description |
As mudanças sociais, científicas e econômicas experienciadas no cenário nacional tornaram os consumidores mais exigentes e o mercado mais competitivo. As organizações com ou sem fins lucrativos, devem igualmente se desenvolver para adaptarem-se e equilibrarem-se a este cenário. O processo de planejamento estratégico surge como uma ferramenta organizacional de apoio à tomada de decisão que oportuniza uma gestão mais eficiente, de modo que a organização escolha, com maior probabilidade de êxito, a melhor estratégia. O objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta de Planejamento Estratégico para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xavantina – SC. Em relação a sua abordagem, esta é uma pesquisa qualiquantitativa. Quanto aos seus fins, pode ser classificada como descritiva, em sua subdivisão é um estudo de caso. No que diz respeito aos meios de investigação, classifica-se como uma pesquisa científica de campo, bibliográfica e documental. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa de campo foram entrevista semiestruturada com a presidente da organização, e a aplicação de questionário com as empresas associadas a CDL Xavantina. As informações obtidas foram analisadas por meio de gráficos e tabelas no que se refere aos itens quantitativos e análise de conteúdo dos elementos qualitativos. A análise dos resultados possibilitou formular uma proposta de planejamento estratégico conforme o modelo definido por Pereira (2010), constando declaração de valores, missão, visão e fatores críticos do sucesso para a CDL Xavantina. Ademais, a análise ambiental interna e externa, possibilitou a montagem da Matriz SWOT, verificando-se lacunas a serem aprimoradas, mediante a identificação de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. A partir da constatação que a organização deve adotar uma estratégia ofensiva, propôs-se estratégias, ações estratégicas e sugestões de acompanhamento, para a implantação e controle do planejamento estratégico na organização. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-28 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-23T19:58:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-23 2018-03-23T19:58:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1852 |
url |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Chapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
collection |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1852/2/license.txt https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1852/1/AIGNER.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 4329b2f05e93d31d36d49b8f5af56025 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809094602955685888 |