Formação continuada de professores no contexto da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sponchiado, Laercio Francisco
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3997
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar se a formação docente continuada está possibilitando aos professores atuarem com os estudantes que apresentam deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Para isso, buscou-se situar a trajetória de vida pessoal e profissional do pesquisador, bem como sua imbricação com o tema. Ou seja, a pesquisa sobre a temática brotou do convívio familiar de ter alguém com dificuldade de aprendizagem, que nos faz ver e rever o estudante deficiente na sua relação com a escola e com o professor. Portanto, uma experiência pessoal, enquanto pai, que influenciou o fazer e agir profissional enquanto professor, levando a preocupar-se com a questão da inclusão dos estudantes com deficiência no ambiente escolar. Como metodologia para seu desenvolvimento, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A revisão bibliográfica baseou-se na produção realizada sobre a temática no período de 2014 a 2018, especialmente nos artigos publicados pela SciELO e Anped. Buscamos também outras concepções de educação inclusiva e de formação de professores em Mantoan (2003; 2011); Mantoan; Prieto e Arantes (2006); Jannuzzi (1992; 2004); Mazzotta (1982; 1996); Freire (1980; 1987; 1991; 2011); Libâneo (2017); Nóvoa (2019); Nóvoa e Vieira (2017); Vasconcellos (2011); Pacheco (2007); Sartori (2013) e outros. Quanto à pesquisa documental, buscamos especialmente nos registros cursivos, que são os documentos elaborados por agências governamentais, como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (1961, 1971 e 1996); a Constituição Federal de 1988; a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008); os Planos decenais de Educação (2001-2010 e 2014-2024). E ainda, as Declarações Mundiais de Educação, como a Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Declaração de Jomtien, 1990); a Declaração de Salamanca (1994) e a Declaración de Buenos Aires (2017). Em relação aos pressupostos metodológicos, utilizamos a abordagem qualitativa na busca da compreensão da temática proposta, embasados em Minayo (1994), Gatti (2005); Gil (2010; 2002) e Gaskell (2008). Como parte integrante da metodologia de pesquisa, fizemos uso de um instrumento de pesquisa conhecido como grupo focal, compreendendo que ele contribuiria mais significativamente no processo da pesquisa. Por fim, essa pesquisa tem como objetivo final a disponibilização de uma proposta de formação em torno da temática da Formação Continuada de professores: do discurso à prática na inclusão, para os professores da escola pesquisada, cumprindo assim, a exigência do Mestrado Profissional em Educação, que é a disponibilização de um produto.
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Como metodologia para seu desenvolvimento, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A revisão bibliográfica baseou-se na produção realizada sobre a temática no período de 2014 a 2018, especialmente nos artigos publicados pela SciELO e Anped. Buscamos também outras concepções de educação inclusiva e de formação de professores em Mantoan (2003; 2011); Mantoan; Prieto e Arantes (2006); Jannuzzi (1992; 2004); Mazzotta (1982; 1996); Freire (1980; 1987; 1991; 2011); Libâneo (2017); Nóvoa (2019); Nóvoa e Vieira (2017); Vasconcellos (2011); Pacheco (2007); Sartori (2013) e outros. Quanto à pesquisa documental, buscamos especialmente nos registros cursivos, que são os documentos elaborados por agências governamentais, como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (1961, 1971 e 1996); a Constituição Federal de 1988; a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008); os Planos decenais de Educação (2001-2010 e 2014-2024). E ainda, as Declarações Mundiais de Educação, como a Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Declaração de Jomtien, 1990); a Declaração de Salamanca (1994) e a Declaración de Buenos Aires (2017). Em relação aos pressupostos metodológicos, utilizamos a abordagem qualitativa na busca da compreensão da temática proposta, embasados em Minayo (1994), Gatti (2005); Gil (2010; 2002) e Gaskell (2008). Como parte integrante da metodologia de pesquisa, fizemos uso de um instrumento de pesquisa conhecido como grupo focal, compreendendo que ele contribuiria mais significativamente no processo da pesquisa. Por fim, essa pesquisa tem como objetivo final a disponibilização de uma proposta de formação em torno da temática da Formação Continuada de professores: do discurso à prática na inclusão, para os professores da escola pesquisada, cumprindo assim, a exigência do Mestrado Profissional em Educação, que é a disponibilização de um produto.This research aims to investigate whether continuing teacher education is enabling teachers to work with students who have disabilities, global developmental disorders and high skills or giftedness. For this, we sought to situate the researcher's personal and professional life trajectory, as well as his imbrication with the theme. In other words, research on the theme sprang from the family life of having someone with a learning disability, which makes us see and review the disabled student in his relationship with the school and the teacher. Therefore, a personal experience, as a father, that influenced doing and acting professionally as a teacher, leading to concern with the issue of including students with disabilities in the school environment. As a methodology for its development, we use bibliographic, documentary and field research. The bibliographic review was based on the production carried out on the theme from 2014 to 2018, especially in the articles published by SciELO and Anped. We also seek other conceptions of inclusive education and teacher training in Mantoan (2003; 2011); Mantoan; Prieto and Arantes (2006); Jannuzzi (1992; 2004); Mazzotta (1982; 1996); Freire (1980; 1987; 1991; 2011); Libâneo (2017); Nóvoa (2019); Nóvoa and Vieira (2017); Vasconcellos (2011); Pacheco (2007); Sartori (2013) and others. As for documentary research, we look especially in cursive records, which are documents prepared by government agencies, such as the Brazilian Education Guidelines and Bases Laws (1961, 1971 and 1996); the 1988 Federal Constitution; the National Special Education Policy from the perspective of Inclusive Education (2008); the 10-year Education Plans (2001-2010 and 2014-2024). And yet, the World Education Declarations, such as the World Declaration on Education for All (Jomtien Declaration, 1990); the Salamanca Declaration (1994) and the Buenos Aires Declaration (2017). Regarding the methodological assumptions, we used the qualitative approach in the search for understanding the proposed theme, based on Minayo (1994), Gatti (2005); Gil (2010; 2002) and Gaskell (2008). As an integral part of the research methodology, we used a research instrument known as a focus group, understanding that it would contribute more significantly to the research process. Finally, this research has as its final objective the availability of a training proposal around the theme of Continuing Education for teachers: from speech to practice in inclusion, for the teachers of the researched school, thus fulfilling the requirement of the Professional Master in Education, which is making a product available.Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2021-04-15T01:59:51Z No. of bitstreams: 1 SPONCHIADO.pdf: 1272817 bytes, checksum: 9821cf2a8a975e77cc9dbde294129705 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-15T21:07:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SPONCHIADO.pdf: 1272817 bytes, checksum: 9821cf2a8a975e77cc9dbde294129705 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-15T21:07:17Z (GMT). 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