Análise das funções de marketing em uma cooperativa de crédito - unidade Chapecó/SC
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1107 |
Resumo: | O marketing visto como uma ferramenta de gestão, dispõe de mecanismos muito importantes para tomada de decisão e definições de estratégias. É necessário utilizá-lo a favor da organização, é preciso estar atento às mudanças, às demandas e às necessidades dos clientes. Seja em organizações privadas ou sem fins lucrativos, o marketing precisa ser tratado como ferramenta vital na divulgação e na comunicação das organizações para com seus clientes. Quando a organização está inserida dentro de outra, no caso da cooperativa desse estudo, é necessário abordar e utilizar mecanismos de endomarketing também, a fim de promover internamente seus produtos e serviços, considerando a satisfação em fazer parte da organização pelos seus colaboradores. Nessa perspectiva, o objetivo desses estudo é verificar a melhor forma de desenvolver o marketing integrado da cooperativa no posto de atendimento de Chapecó-SC, visto que a cooperativa atua em várias cidades do Brasil. Para a realização deste estudo, envolvendo estas variáveis, adotou-se a metodologia caracterizada, quanto aos fins como exploratória, descritiva e aplicada. Quanto aos meios, bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso, além de ser uma pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. Para sua análise, utilizou-se o método de análise de conteúdo. Participaram dessa pesquisa colaboradores de uma agroindústria onde a cooperativa está inserida, cooperados e não cooperados à mesma, além dos colaboradores da cooperativa, todas as coletas realizadas na unidade de Chapecó-SC. Observou-se então que a organização em questão necessita de melhorias quanto à aplicação do marketing integrado, existem ações isoladas e sem padronização, muitos não cooperados à mesma dizem desconhecer a cooperativa ou não conhecer os serviços por ela oferecidos. Com a verificação de que há um setor comercial instalado, porém com apenas uma pessoa trabalhando, foi possível propor algumas estratégias, dentre as quais a implantação de uma comissão de marketing para atuar nessa área, uma pesquisa de marketing em outras unidades e a realização de campanhas de adesão e/ou de divulgação, que com planos de ações definidos, propõe-se a utilização das mesmas pela cooperativa. |
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Nessa perspectiva, o objetivo desses estudo é verificar a melhor forma de desenvolver o marketing integrado da cooperativa no posto de atendimento de Chapecó-SC, visto que a cooperativa atua em várias cidades do Brasil. Para a realização deste estudo, envolvendo estas variáveis, adotou-se a metodologia caracterizada, quanto aos fins como exploratória, descritiva e aplicada. Quanto aos meios, bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso, além de ser uma pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. Para sua análise, utilizou-se o método de análise de conteúdo. Participaram dessa pesquisa colaboradores de uma agroindústria onde a cooperativa está inserida, cooperados e não cooperados à mesma, além dos colaboradores da cooperativa, todas as coletas realizadas na unidade de Chapecó-SC. Observou-se então que a organização em questão necessita de melhorias quanto à aplicação do marketing integrado, existem ações isoladas e sem padronização, muitos não cooperados à mesma dizem desconhecer a cooperativa ou não conhecer os serviços por ela oferecidos. Com a verificação de que há um setor comercial instalado, porém com apenas uma pessoa trabalhando, foi possível propor algumas estratégias, dentre as quais a implantação de uma comissão de marketing para atuar nessa área, uma pesquisa de marketing em outras unidades e a realização de campanhas de adesão e/ou de divulgação, que com planos de ações definidos, propõe-se a utilização das mesmas pela cooperativa.Marketing seen as a management tool, has very important mechanisms for decision making and definitions of strategies. It is necessary to use it in favor of the organization, you must be aware of the changes, the demands and the needs of the customers. Whether in private or nonprofit organizations, marketing needs to be treated as a vital tool in communicating and communicating organizations to their customers. When the organization is inserted within another, in the case of the cooperative of this study, it is necessary to approach and use endomarketing mechanisms also, in order to internally promote its products and services, considering the satisfaction in making the organization part of its collaborators. In this perspective, the objective of these studies is to verify the best way to develop integrated marketing of the cooperative in the service station of Chapecó-SC, since the cooperative operates in several cities in Brazil. For the accomplishment of this study, involving these variables, the methodology was adopted, as regards the purposes as exploratory, descriptive and applied. As for the means, bibliographical, field research and case study, besides being a qualitative research. Data were collected through questionnaires and semi-structured interviews. For its analysis, the content analysis method was used. Participating in this research were collaborators of an agroindustry where the cooperative is inserted, cooperated and not cooperated with it, besides the collaborators of the cooperative, all the collections made in the unit of Chapecó-SC. It was then observed that the cooperative in question needs improvements in the application of integrated marketing, there are isolated and nonstandardized actions, many non-cooperatives to the same say to ignore the cooperative or not to know the services offered by it. With the verification that there is a commercial sector installed, but with only one person working, it was possible to propose some strategies, among which the implementation of a marketing commission to work in this area, a marketing research in other units of the cooperative and Implementation of campaigns of adhesion and / or dissemination, which with defined action plans, it is proposed to use them by the cooperative.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-08-31T22:29:53Z No. of bitstreams: 1 CASSOL.pdf: 1377665 bytes, checksum: 4356e44135a535986598d352e64ff585 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-29T12:28:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CASSOL.pdf: 1377665 bytes, checksum: 4356e44135a535986598d352e64ff585 (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-29T12:28:22Z (GMT). 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