Proposta de planejamento estratégico para uma empresa do ramo funerário na cidade de São Carlos/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Adriele Boettcher da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3265
Resumo: Diante do cenário de constantes mudanças, riscos e incertezas no qual as empresas estão inseridas, torna-se necessário que as empresas utilizem ferramentas de gestão para a tomada de decisão, a fim de alcançar a vantagem competitiva. Nesse sentido, o planejamento estratégico é fundamental para qualquer negócio, pois através da sua aplicabilidade os gestores obtêm informações sobre o ambiente externo e interno da empresa, auxiliando na tomada de decisão. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo principal desenvolver uma proposta de planejamento estratégico para uma empresa do ramo de artigos funerários. Em relação à metodologia, essa pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, descritiva, de abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada aplicada com gestor da empresa e o questionário com os colaboradores. Baseado no modelo proposto por Vasconcellos Filho e Pagnoncelli (2001) e outros modelos citados durante essa pesquisa foi possível desenvolver as etapas do planejamento estratégico, a partir desta perspectiva foi possível analisar o ambiente externo e interno da empresa e estabelecer as diretrizes organizacionais, elaborar a análise SWOT, objetivos estratégicos e os planos de ação. Sendo assim, os resultados apontam para uma postura estratégica de desenvolvimento que visa capturar as oportunidades do mercado utilizando as forças da empresa. A partir da implementação do planejamento estratégico a empresa apresentará mais pontos fortes e, de certo modo, conseguirá aproveitar todas as oportunidades, na intenção de alcançar a vantagem competitiva.
id UFFS_855286c33d0e0f60eb4cdd51de20ab6d
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/3265
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Mocellin, Ronei ArnoRosa, Adriele Boettcher da20192019-11-06T19:55:03Z20192019-11-06T19:55:03Z2019https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3265Diante do cenário de constantes mudanças, riscos e incertezas no qual as empresas estão inseridas, torna-se necessário que as empresas utilizem ferramentas de gestão para a tomada de decisão, a fim de alcançar a vantagem competitiva. Nesse sentido, o planejamento estratégico é fundamental para qualquer negócio, pois através da sua aplicabilidade os gestores obtêm informações sobre o ambiente externo e interno da empresa, auxiliando na tomada de decisão. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo principal desenvolver uma proposta de planejamento estratégico para uma empresa do ramo de artigos funerários. Em relação à metodologia, essa pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, descritiva, de abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada aplicada com gestor da empresa e o questionário com os colaboradores. Baseado no modelo proposto por Vasconcellos Filho e Pagnoncelli (2001) e outros modelos citados durante essa pesquisa foi possível desenvolver as etapas do planejamento estratégico, a partir desta perspectiva foi possível analisar o ambiente externo e interno da empresa e estabelecer as diretrizes organizacionais, elaborar a análise SWOT, objetivos estratégicos e os planos de ação. Sendo assim, os resultados apontam para uma postura estratégica de desenvolvimento que visa capturar as oportunidades do mercado utilizando as forças da empresa. A partir da implementação do planejamento estratégico a empresa apresentará mais pontos fortes e, de certo modo, conseguirá aproveitar todas as oportunidades, na intenção de alcançar a vantagem competitiva.Given the scenario of constant changes, risks and uncertainties in which companies are inserted, it becomes necessary for companies to use management tools for decision making in order to achieve competitive advantage. In this sense, strategic planning is fundamental for any business, because through its applicability managers obtain information about the external and internal environment of the company, helping in decision making. In this way, this work had as main objective to develop a proposal of strategic planning for a company of the branch of funeral articles. Regarding the methodology, this research is characterized as a case study, descriptive, of a qualitative approach performed through a bibliographical research, semi structured interview with the company manager and the questionnaire with the collaborators. Based on the model proposed by VasconcellosFilho and Paggnoncelli (2001) and other models cited during this research, it was possible to develop the stages of strategic planning, the company is prepared to conduct the organizational analysis, prepare a SWOT analysis, strategic objectives and action plans. Thus, the results point to a strategic development stance aimed at capturing market opportunities using company forces. From the implementation of strategic planning the company will present more strengths and, in a way, will be able to take advantage of every opportunity, in order to achieve competitive advantage.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-10-10T11:14:54Z No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 2190656 bytes, checksum: 354500e86b3052f629e6fdaa31c4ace8 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-11-06T19:55:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 2190656 bytes, checksum: 354500e86b3052f629e6fdaa31c4ace8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-06T19:55:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 2190656 bytes, checksum: 354500e86b3052f629e6fdaa31c4ace8 (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóPlanejamento estratégicoVantagem competitivaTomada de decisãoProposta de planejamento estratégico para uma empresa do ramo funerário na cidade de São Carlos/SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3265/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALROSA.pdfROSA.pdfapplication/pdf2190656https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3265/1/ROSA.pdf354500e86b3052f629e6fdaa31c4ace8MD51prefix/32652019-11-06 17:55:03.375oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242019-11-06T19:55:03Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de planejamento estratégico para uma empresa do ramo funerário na cidade de São Carlos/SC
title Proposta de planejamento estratégico para uma empresa do ramo funerário na cidade de São Carlos/SC
spellingShingle Proposta de planejamento estratégico para uma empresa do ramo funerário na cidade de São Carlos/SC
Rosa, Adriele Boettcher da
Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
Tomada de decisão
title_short Proposta de planejamento estratégico para uma empresa do ramo funerário na cidade de São Carlos/SC
title_full Proposta de planejamento estratégico para uma empresa do ramo funerário na cidade de São Carlos/SC
title_fullStr Proposta de planejamento estratégico para uma empresa do ramo funerário na cidade de São Carlos/SC
title_full_unstemmed Proposta de planejamento estratégico para uma empresa do ramo funerário na cidade de São Carlos/SC
title_sort Proposta de planejamento estratégico para uma empresa do ramo funerário na cidade de São Carlos/SC
author Rosa, Adriele Boettcher da
author_facet Rosa, Adriele Boettcher da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mocellin, Ronei Arno
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Adriele Boettcher da
contributor_str_mv Mocellin, Ronei Arno
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
Tomada de decisão
topic Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
Tomada de decisão
description Diante do cenário de constantes mudanças, riscos e incertezas no qual as empresas estão inseridas, torna-se necessário que as empresas utilizem ferramentas de gestão para a tomada de decisão, a fim de alcançar a vantagem competitiva. Nesse sentido, o planejamento estratégico é fundamental para qualquer negócio, pois através da sua aplicabilidade os gestores obtêm informações sobre o ambiente externo e interno da empresa, auxiliando na tomada de decisão. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo principal desenvolver uma proposta de planejamento estratégico para uma empresa do ramo de artigos funerários. Em relação à metodologia, essa pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, descritiva, de abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada aplicada com gestor da empresa e o questionário com os colaboradores. Baseado no modelo proposto por Vasconcellos Filho e Pagnoncelli (2001) e outros modelos citados durante essa pesquisa foi possível desenvolver as etapas do planejamento estratégico, a partir desta perspectiva foi possível analisar o ambiente externo e interno da empresa e estabelecer as diretrizes organizacionais, elaborar a análise SWOT, objetivos estratégicos e os planos de ação. Sendo assim, os resultados apontam para uma postura estratégica de desenvolvimento que visa capturar as oportunidades do mercado utilizando as forças da empresa. A partir da implementação do planejamento estratégico a empresa apresentará mais pontos fortes e, de certo modo, conseguirá aproveitar todas as oportunidades, na intenção de alcançar a vantagem competitiva.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-06T19:55:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2019-11-06T19:55:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3265
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Chapecó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3265/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3265/1/ROSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
354500e86b3052f629e6fdaa31c4ace8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809094613703589888