Argumentação em atividades de modelagem matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1709 |
Resumo: | A modelagem na educação matemática vem se desenvolvendo significativamente nos últimos quarenta anos. Mesmo assim ainda não chegou significativamente nas escolas, provavelmente por limitações na formação em modelagem dos educadores, pelo pouco tempo para preparação de aulas, ou pela carência de estudos que mostrem o tipo de conhecimento ensinado e como ela contribui efetivamente para a aprendizagem da Matemática. O presente trabalho pretende contribuir nesse sentido, investigando os tipos de argumentações que estão presentes nas atividades de ensino de Matemática com modelagem na Escola Básica. Foram criados dois tipos de atividades: as de instrução matemática e as de modelagem, com a finalidade de revisar conteúdos e resolver problemas reais, respectivamente. A aplicação ocorreu em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. Um quadro com categorias de linguagem e argumentações foi desenvolvido e utilizado para analisar as manifestações dos alunos em avaliações ou anotadas em diário de bordo. Observou-se que os tipos de linguagens e argumentações dependem da forma de condução das atividades didáticas, que no processo de modelagem os tipos de argumentação mais frequentes são aqueles baseados em referências (experiências anteriores, pessoas e livros) e que os argumentos dedutivos e de generalização tendem a compor a etapa final do processo de argumentação. |
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Borges, Pedro Augusto PereiraTonello, Tancredo Heriberto2017-12-192018-02-27T18:23:05Z2018-02-212018-02-27T18:23:05Z2017https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1709A modelagem na educação matemática vem se desenvolvendo significativamente nos últimos quarenta anos. Mesmo assim ainda não chegou significativamente nas escolas, provavelmente por limitações na formação em modelagem dos educadores, pelo pouco tempo para preparação de aulas, ou pela carência de estudos que mostrem o tipo de conhecimento ensinado e como ela contribui efetivamente para a aprendizagem da Matemática. O presente trabalho pretende contribuir nesse sentido, investigando os tipos de argumentações que estão presentes nas atividades de ensino de Matemática com modelagem na Escola Básica. Foram criados dois tipos de atividades: as de instrução matemática e as de modelagem, com a finalidade de revisar conteúdos e resolver problemas reais, respectivamente. A aplicação ocorreu em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. Um quadro com categorias de linguagem e argumentações foi desenvolvido e utilizado para analisar as manifestações dos alunos em avaliações ou anotadas em diário de bordo. Observou-se que os tipos de linguagens e argumentações dependem da forma de condução das atividades didáticas, que no processo de modelagem os tipos de argumentação mais frequentes são aqueles baseados em referências (experiências anteriores, pessoas e livros) e que os argumentos dedutivos e de generalização tendem a compor a etapa final do processo de argumentação.Modeling in mathematics education has been developing significantly over the last forty years. Even so, it has not yet arrived significantly in schools, probably due to limitations in the modeling training of educators, the lack of time for class preparation, or the lack of studies that show the type of knowledge taught and how it contributes effectively to the learning of Mathematics. The present work intends to contribute in this sense, investigating the types of arguments that are present in the teaching activities of Mathematics with modeling in the Basic School. Two types of activities were created: mathematical instruction and modeling, in order to review contents and solve real problems, respectively. The application occurred in a second year high school class. A framework with language and argumentative categories was developed and used to analyze students' statements in assessments or annotated in logbooks. It was observed that the types of languages and arguments depend on the way of conducting didactic activities, that in the modeling process the most frequent types of argumentation are those based on references (previous experiences, people and books) and that the deductive and generalization tend to compose the final stage of the argumentation process.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2018-02-21T12:04:39Z No. of bitstreams: 1 TONELLO.pdf: 1425814 bytes, checksum: 22534a6884b215d2e68c8bbe355e76ad (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-02-27T18:21:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TONELLO.pdf: 1425814 bytes, checksum: 22534a6884b215d2e68c8bbe355e76ad (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-27T18:23:05Z (GMT). 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