Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1015 |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou identificar as estratégias de marketing desenvolvidas pelos três maiores supermercados de Chapecó-SC. Na sequência buscou analisá-las com base na legislação de proteção aos direitos dos consumidores e nos pressupostos éticos da gestão organizacional. Para atingir o objetivo, foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas com os gestores de marketing das organizações, análise dos tabloides promocionais e observação no interior de cada estabelecimento. Os resultados demonstraram que as organizações atuam em um mercado dinâmico e estão em sintonia com as exigências deste. Através da análise foi possível concluir que os três supermercados buscam por meio da capacitação de seus funcionários o conhecimento da legislação vigente e o bom atendimento ao cliente. Não obstante, buscam desenvolver relacionamentos duradouros com seus clientes, com base na atuação ética. |
id |
UFFS_91df1e30bb5890086c0c633f1d6d3abf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1015 |
network_acronym_str |
UFFS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
repository_id_str |
3924 |
spelling |
Labes, Emerson MoisésMartins, Gesibel Makoski2015-06-182017-08-29T19:06:57Z2017-08-282017-08-29T19:06:57Z2015https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1015A presente pesquisa objetivou identificar as estratégias de marketing desenvolvidas pelos três maiores supermercados de Chapecó-SC. Na sequência buscou analisá-las com base na legislação de proteção aos direitos dos consumidores e nos pressupostos éticos da gestão organizacional. Para atingir o objetivo, foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas com os gestores de marketing das organizações, análise dos tabloides promocionais e observação no interior de cada estabelecimento. Os resultados demonstraram que as organizações atuam em um mercado dinâmico e estão em sintonia com as exigências deste. Através da análise foi possível concluir que os três supermercados buscam por meio da capacitação de seus funcionários o conhecimento da legislação vigente e o bom atendimento ao cliente. Não obstante, buscam desenvolver relacionamentos duradouros com seus clientes, com base na atuação ética.This research aimed to identify the marketing strategies developed by the three largest supermarkets Chapecó-SC. The strategies were analyzed based on consumer rights and ethical presuppositions of organizational management. Semi-structured interviews were developed with the marketing managers of organizations, analysis of promotional tabloids and observation within each establishment. The results showed that organizations operate in a dynamic market and are in tune with the requirements of this market. Concluding, through analysis that the three supermarkets seek through training of its employees knowledge of current legislation and good customer service. developing lasting relationship with its costumers, based on ethical performance.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-08-28T19:04:18Z No. of bitstreams: 1 MARTINS.pdf: 1264509 bytes, checksum: 6766e7584db9a9570b5642c37f2a6945 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-29T19:06:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARTINS.pdf: 1264509 bytes, checksum: 6766e7584db9a9570b5642c37f2a6945 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-29T19:06:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARTINS.pdf: 1264509 bytes, checksum: 6766e7584db9a9570b5642c37f2a6945 (MD5) Previous issue date: 2015porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóDireito do consumidorÉticaMarketingConsumidorEstratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1015/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALMARTINS.pdfMARTINS.pdfapplication/pdf1264509https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1015/1/MARTINS.pdf6766e7584db9a9570b5642c37f2a6945MD51prefix/10152022-02-24 15:56:28.721oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242022-02-24T18:56:28Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC |
title |
Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC |
spellingShingle |
Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC Martins, Gesibel Makoski Direito do consumidor Ética Marketing Consumidor |
title_short |
Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC |
title_full |
Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC |
title_fullStr |
Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC |
title_sort |
Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC |
author |
Martins, Gesibel Makoski |
author_facet |
Martins, Gesibel Makoski |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Labes, Emerson Moisés |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Gesibel Makoski |
contributor_str_mv |
Labes, Emerson Moisés |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito do consumidor Ética Marketing Consumidor |
topic |
Direito do consumidor Ética Marketing Consumidor |
description |
A presente pesquisa objetivou identificar as estratégias de marketing desenvolvidas pelos três maiores supermercados de Chapecó-SC. Na sequência buscou analisá-las com base na legislação de proteção aos direitos dos consumidores e nos pressupostos éticos da gestão organizacional. Para atingir o objetivo, foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas com os gestores de marketing das organizações, análise dos tabloides promocionais e observação no interior de cada estabelecimento. Os resultados demonstraram que as organizações atuam em um mercado dinâmico e estão em sintonia com as exigências deste. Através da análise foi possível concluir que os três supermercados buscam por meio da capacitação de seus funcionários o conhecimento da legislação vigente e o bom atendimento ao cliente. Não obstante, buscam desenvolver relacionamentos duradouros com seus clientes, com base na atuação ética. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-18 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-29T19:06:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-08-28 2017-08-29T19:06:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1015 |
url |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Chapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
collection |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1015/2/license.txt https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1015/1/MARTINS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 6766e7584db9a9570b5642c37f2a6945 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809094596968316928 |