Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Gesibel Makoski
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1015
Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar as estratégias de marketing desenvolvidas pelos três maiores supermercados de Chapecó-SC. Na sequência buscou analisá-las com base na legislação de proteção aos direitos dos consumidores e nos pressupostos éticos da gestão organizacional. Para atingir o objetivo, foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas com os gestores de marketing das organizações, análise dos tabloides promocionais e observação no interior de cada estabelecimento. Os resultados demonstraram que as organizações atuam em um mercado dinâmico e estão em sintonia com as exigências deste. Através da análise foi possível concluir que os três supermercados buscam por meio da capacitação de seus funcionários o conhecimento da legislação vigente e o bom atendimento ao cliente. Não obstante, buscam desenvolver relacionamentos duradouros com seus clientes, com base na atuação ética.
id UFFS_91df1e30bb5890086c0c633f1d6d3abf
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1015
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Labes, Emerson MoisésMartins, Gesibel Makoski2015-06-182017-08-29T19:06:57Z2017-08-282017-08-29T19:06:57Z2015https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1015A presente pesquisa objetivou identificar as estratégias de marketing desenvolvidas pelos três maiores supermercados de Chapecó-SC. Na sequência buscou analisá-las com base na legislação de proteção aos direitos dos consumidores e nos pressupostos éticos da gestão organizacional. Para atingir o objetivo, foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas com os gestores de marketing das organizações, análise dos tabloides promocionais e observação no interior de cada estabelecimento. Os resultados demonstraram que as organizações atuam em um mercado dinâmico e estão em sintonia com as exigências deste. Através da análise foi possível concluir que os três supermercados buscam por meio da capacitação de seus funcionários o conhecimento da legislação vigente e o bom atendimento ao cliente. Não obstante, buscam desenvolver relacionamentos duradouros com seus clientes, com base na atuação ética.This research aimed to identify the marketing strategies developed by the three largest supermarkets Chapecó-SC. The strategies were analyzed based on consumer rights and ethical presuppositions of organizational management. Semi-structured interviews were developed with the marketing managers of organizations, analysis of promotional tabloids and observation within each establishment. The results showed that organizations operate in a dynamic market and are in tune with the requirements of this market. Concluding, through analysis that the three supermarkets seek through training of its employees knowledge of current legislation and good customer service. developing lasting relationship with its costumers, based on ethical performance.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-08-28T19:04:18Z No. of bitstreams: 1 MARTINS.pdf: 1264509 bytes, checksum: 6766e7584db9a9570b5642c37f2a6945 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-29T19:06:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARTINS.pdf: 1264509 bytes, checksum: 6766e7584db9a9570b5642c37f2a6945 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-29T19:06:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARTINS.pdf: 1264509 bytes, checksum: 6766e7584db9a9570b5642c37f2a6945 (MD5) Previous issue date: 2015porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóDireito do consumidorÉticaMarketingConsumidorEstratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1015/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALMARTINS.pdfMARTINS.pdfapplication/pdf1264509https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1015/1/MARTINS.pdf6766e7584db9a9570b5642c37f2a6945MD51prefix/10152022-02-24 15:56:28.721oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242022-02-24T18:56:28Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC
title Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC
spellingShingle Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC
Martins, Gesibel Makoski
Direito do consumidor
Ética
Marketing
Consumidor
title_short Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC
title_full Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC
title_fullStr Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC
title_full_unstemmed Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC
title_sort Estratégias de marketing e direitos do consumidor: um destaque para os três maiores supermercados da cidade de Chapecó - SC
author Martins, Gesibel Makoski
author_facet Martins, Gesibel Makoski
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Labes, Emerson Moisés
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Gesibel Makoski
contributor_str_mv Labes, Emerson Moisés
dc.subject.por.fl_str_mv Direito do consumidor
Ética
Marketing
Consumidor
topic Direito do consumidor
Ética
Marketing
Consumidor
description A presente pesquisa objetivou identificar as estratégias de marketing desenvolvidas pelos três maiores supermercados de Chapecó-SC. Na sequência buscou analisá-las com base na legislação de proteção aos direitos dos consumidores e nos pressupostos éticos da gestão organizacional. Para atingir o objetivo, foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas com os gestores de marketing das organizações, análise dos tabloides promocionais e observação no interior de cada estabelecimento. Os resultados demonstraram que as organizações atuam em um mercado dinâmico e estão em sintonia com as exigências deste. Através da análise foi possível concluir que os três supermercados buscam por meio da capacitação de seus funcionários o conhecimento da legislação vigente e o bom atendimento ao cliente. Não obstante, buscam desenvolver relacionamentos duradouros com seus clientes, com base na atuação ética.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-29T19:06:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-28
2017-08-29T19:06:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1015
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Chapecó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1015/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1015/1/MARTINS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
6766e7584db9a9570b5642c37f2a6945
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809094596968316928