Assédio moral no serviço público ocorrência e adoecimento em uma universidade federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freiria, Daniel Ipolito Silva da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2770
Resumo: Os relacionamentos na sociedade acontecem com o emprego de normas explicitas e implícitas. No trabalho, a fim de se alcançar resultados significativos há necessidade de sistematização e também a aplicação de regras. Contudo, onde há relações de poder, tende-se a disputas, e essas disputas podem levar a ocorrência de assédio moral no trabalho. O assédio moral trata-se de um fenômeno, que usa um conjunto de violências geralmente psicológicas que são repetidas contra o trabalhador e acabam por desestabilizá-lo e pode vir a lesar sua saúde física e mental. Em casos mais extremos levar ao suicídio. Mais ainda, essas agressões, muitas vezes, são sutis, confundindo a vítima. O trabalho nunca é neutro, interfere na saúde do indivíduo de modo positivo ou negativo gera qualidade de vida ou a degrada. Na área da educação os conflitos estão mais diretamente relacionados a recusa das diferenças e a disputador de poder uma vez que são poucos cargos com melhores salários. Neste cenário, em sua evolução a humanidade ao passar de um tempo agrário como seu modo de vida, para outro urbano comercial e industrial, modificou a sua noção de tempo. Entretanto, foi a globalização que transformou profundamente a relação de tempo espaço, pois proporcionou um aumento sem precedentes na velocidade da transmissão de informação e comunicação. Esse fato também impactou as relações do trabalho o volume de informação modificou as relações organizacionais implicando ao trabalhador novos e ainda indefinidos papéis no mundo do trabalho. Dessa maneira, complicou-se ainda mais essas relações de poder e o assédio moral no trabalho incorporou inclusive um aspecto pedagógico banalizando este tipo de violência. A presente pesquisa teve como seu universo a Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Chapecó – SC uma instituição ainda jovem com seus nove anos de vida. O objetivo foi identificar a ocorrência de assédio moral avaliando, suas consequências para a saúde do servidor, suas características e propor ações que visem a prevenção e o combate. Para que se alcançasse os objetivos, a pesquisa aplicou abordagem quantitativa, também classificada como descritiva que busca descrever a realidade em todos os seus aspectos. É também aplicada, bibliográfica e de campo. Foi realizada uma tentativa de censo onde foi enviado o questionário para todos os servidores tanto do campus, quanto da reitoria, via e-mail duas vezes com um espaço de cinco dias entre o primeiro e o segundo envio, e também em grupo dos técnicos administrativos no Facebook com retorno de 125 respostas. Considera-se então as respostas obtidas como uma amostra não probabilística por critério de acessibilidade. O tratamento dos dados evidenciou a ocorrência de assédio moral, contudo essa ocorrência foi considerada baixa. Um fato que implicou para que a ocorrência encontrada fosse baixa e que os respondentes consideram assédio moral o que na verdade não é. Contudo, o trabalho é considerado relevante, pois é a primeira pesquisa a abordar o tema na instituição podendo contribuir para o desenvolvimento de políticas e práticas de combate e prevenção.
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A presente pesquisa teve como seu universo a Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Chapecó – SC uma instituição ainda jovem com seus nove anos de vida. O objetivo foi identificar a ocorrência de assédio moral avaliando, suas consequências para a saúde do servidor, suas características e propor ações que visem a prevenção e o combate. Para que se alcançasse os objetivos, a pesquisa aplicou abordagem quantitativa, também classificada como descritiva que busca descrever a realidade em todos os seus aspectos. É também aplicada, bibliográfica e de campo. Foi realizada uma tentativa de censo onde foi enviado o questionário para todos os servidores tanto do campus, quanto da reitoria, via e-mail duas vezes com um espaço de cinco dias entre o primeiro e o segundo envio, e também em grupo dos técnicos administrativos no Facebook com retorno de 125 respostas. Considera-se então as respostas obtidas como uma amostra não probabilística por critério de acessibilidade. O tratamento dos dados evidenciou a ocorrência de assédio moral, contudo essa ocorrência foi considerada baixa. Um fato que implicou para que a ocorrência encontrada fosse baixa e que os respondentes consideram assédio moral o que na verdade não é. Contudo, o trabalho é considerado relevante, pois é a primeira pesquisa a abordar o tema na instituição podendo contribuir para o desenvolvimento de políticas e práticas de combate e prevenção.Relationships in society happen with the use of explicit and implicit norms. At work, in order to achieve significant results there is a need for systematization and also the application of rules. However, where there are unequal relationships, there tends to be disputes, and such disputes can lead to harassment at work. Bullying is a phenomenon, which uses a set of generally psychological violence that is repeated against the worker and ends up in destabilization and can harm physically and mentally, in more extreme cases lead to suicide. Moreover, these aggressions are often subtle, confusing the victim. Work is never neutral; it interferes with the health of the individual in a positive or negative way, generates quality of life or degrades it. In the field of education, conflicts are more directly related to differences denial and to power dispute, since there are few positions with better salaries. In this scenario, in its evolution, humanity changed from an agrarian time as a way of life, to another urban commercial and industrial, modified its notion of time. However, it was globalization that profoundly transformed the space-time relationship, as it provided an unprecedented increase in the speed of information and communication transmission. This fact also impacted the labor relations, the volume of information changed the organizational relationships implying to the worker new and still undefined roles in the world of work. In this way, these unequal relationships became even more complicated, and moral harassment at work incorporated even a pedagogical aspect, banalizing this type of violence. The present research took place at the Federal University of the South Frontier, campus of Chapecó – SC, a young institution with nine years of life and its objective was to identify the occurrence of moral harassment, evaluating the consequences for the health of the server, the characteristics and to propose actions aiming prevention and combat. In order to achieve the objectives, the research applied a quantitative approach, also classified as descriptive, which seeks to describe reality in all its aspects. It is also applied, bibliographical and on field. A census attempt was carried out in which a questionnaire was sent to all the servers of both the campus and the rectory, via email, twice with a space of five days between the first and the second attempt, and also in a group of administrative technicians on Facebook with 125 replies. The answers obtained were considered as a nonprobabilistic sample by accessibility criterion. The treatment of the data evidenced the occurrence of moral harassment, however this occurrence was considered low. A fact that implied that the occurrence found was low is that the respondents considered bullying what in fact it is not. However, the work is considered relevant, since it is the first research that addresses the issue in the institution and can contribute to the development of policies and practices of combat and prevention.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-04-16T18:28:22Z No. of bitstreams: 1 FREIRIA.pdf: 1165924 bytes, checksum: d026386967db083c5f86a290059a1ab0 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-04-17T12:13:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FREIRIA.pdf: 1165924 bytes, checksum: d026386967db083c5f86a290059a1ab0 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-17T12:13:30Z (GMT). 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