Marketing em cooperativas: um estudo comparativo em cooperativas do oeste catarinense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1018 |
Resumo: | A gestão de marketing é desenvolvida com o intuito de alinhar as habilidades organizacionais com as demandas do ambiente externo, de modo a entregar valor e atender as necessidades e desejos dos clientes e stakeholders. Sob esse enfoque, observa-se a constante interação do marketing com informações internas e externas das organizações, o que denota a necessidade de um sistema de informação que facilite a coleta, armazenagem e análise dos dados obtidos, bem como o emprego de pesquisas de marketing. As atividades do marketing se correlacionam, portanto, com a existência de informações consistentes que irão fornecer base para o seu planejamento, consequentemente irão influenciar nos objetivos e metas organizacionais. A partir disto, os profissionais de marketing poderão adotar estratégias para a oferta dos itens do composto de marketing (produto, preço, praça e promoção). Nas cooperativas, o emprego destas atividades guarda algumas peculiaridades, devido as suas características, princípios e doutrina. Diante disto, este trabalho tem como objetivo diagnosticar as atividades de marketing empregadas por cooperativas localizadas no Oeste Catarinense. Para a realização deste estudo, envolvendo estas variáveis, adotou-se metodologia caracterizada, quanto aos fins como exploratória, descritiva e aplicada. Quanto aos meios, bibliográfica, pesquisa de campo, estudo de casos múltiplos e pesquisa documental, além de ser uma pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. Para sua análise, utilizou-se o método de leitura horizontal e vertical de Thiollent. Participaram deste estudo três cooperativas localizadas no Oeste Catarinense, sendo que em uma delas considerou-se a atuação do marketing institucional e do marketing nas atividades do supermercado da instituição. Apontaram-se três níveis diferentes de estruturação quanto ao marketing: na primeira cooperativa, há atividades voltadas apenas à comunicação, sem previsão de mudanças para seus processos; na segunda cooperativa, embora desempenhe atividades semelhantes as da primeira, há um planejamento em fase de estruturação, além de haver um nível maior de organização nas atividades do setor; enquanto na terceira cooperativa, identificou-se o emprego mais abrangente das atividades de marketing, com exceção da realização de pesquisas em seu marketing institucional. As principais propostas para as cooperativas foram, de modo geral, a adoção e aprimoramento do sistema de informação; a utilização de pesquisas mercadológicas, conforme metodologia proposta e a inserção do setor de marketing nas decisões sobre estas pesquisas; a realização de um plano de marketing, segundo metodologia proposta; a ampliação da participação do marketing em atividades do composto de marketing, em especial quanto a produtos/serviços e distribuição; bem como o aperfeiçoamento em alguns dos processos de comunicação interna. |
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Sob esse enfoque, observa-se a constante interação do marketing com informações internas e externas das organizações, o que denota a necessidade de um sistema de informação que facilite a coleta, armazenagem e análise dos dados obtidos, bem como o emprego de pesquisas de marketing. As atividades do marketing se correlacionam, portanto, com a existência de informações consistentes que irão fornecer base para o seu planejamento, consequentemente irão influenciar nos objetivos e metas organizacionais. A partir disto, os profissionais de marketing poderão adotar estratégias para a oferta dos itens do composto de marketing (produto, preço, praça e promoção). Nas cooperativas, o emprego destas atividades guarda algumas peculiaridades, devido as suas características, princípios e doutrina. Diante disto, este trabalho tem como objetivo diagnosticar as atividades de marketing empregadas por cooperativas localizadas no Oeste Catarinense. Para a realização deste estudo, envolvendo estas variáveis, adotou-se metodologia caracterizada, quanto aos fins como exploratória, descritiva e aplicada. Quanto aos meios, bibliográfica, pesquisa de campo, estudo de casos múltiplos e pesquisa documental, além de ser uma pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. Para sua análise, utilizou-se o método de leitura horizontal e vertical de Thiollent. Participaram deste estudo três cooperativas localizadas no Oeste Catarinense, sendo que em uma delas considerou-se a atuação do marketing institucional e do marketing nas atividades do supermercado da instituição. Apontaram-se três níveis diferentes de estruturação quanto ao marketing: na primeira cooperativa, há atividades voltadas apenas à comunicação, sem previsão de mudanças para seus processos; na segunda cooperativa, embora desempenhe atividades semelhantes as da primeira, há um planejamento em fase de estruturação, além de haver um nível maior de organização nas atividades do setor; enquanto na terceira cooperativa, identificou-se o emprego mais abrangente das atividades de marketing, com exceção da realização de pesquisas em seu marketing institucional. 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