Reflexões sobre indisciplina na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3800 |
Resumo: | Este artigo refere-se de uma pesquisa realizada com o tema a indisciplina na escola tendo como metodologia o estudo de caso da Escola Estadual do Campo Professora Julia Folda, localizado no Município de Marquinho Estado do Paraná. O objetivo foi verificar o entendimento dos professores sobre a temática bem como resolvem ocorrências de indisciplina na sala de aula também foram entrevistados os alunos “indisciplinados” e disciplinados com o intuito de saber deles questões relacionadas a indisciplina. O problema norteador de pesquisa foi: há distinção entre indisciplina e violência? Quando surgem algumas atitudes de indisciplina como o professor resolve? Para atingir os objetivos propostos foram realizadas entrevistas de caráter qualitativo com perguntas direcionadas a seis professores e dezoito alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam para as seguintes dimensões que vêm comprometendo a disciplina na escola: qualificação dos professores, apoio pedagógico e pais poucos “presentes” na escola e na vida escolar do filho. Diante disso, a proposta desse trabalho é indicar caminhos que possam ser utilizados pelos docentes, no sentido de contribuir com algumas sugestões para resolver casos de indisciplina. O interesse em pesquisar a respeito do assunto surgiu quando comecei a trabalhar como pedagoga nessa escola e tinha constantes reclamações dos professores em relação ao comportamento dos alunos que diziam ser indisciplinados. Comecei a ler e pesquisar sobre o assunto em busca de solucionar os casos de indisciplina pois na sala pedagógica todo dia tinha aluno que respondia mal o professor, não fazia as atividades e atrapalhava os colegas de estudo. Por meio do diálogo conscientizando os educandos da importância do conhecimento científico e conversas com os professores a respeito de variar a metodologia e trabalhar na prevenção da indisciplina os casos foram diminuindo. Nesse sentido, a pesquisa é de relevância, porque a indisciplina é comum nas escolas e algumas vezes o professor não sabe como resolver e a pesquisa pode auxiliar em suas atitudes em sala de aula. |
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Gehlen, Maria EloáElias, Marines20172020-09-08T19:03:59Z20202020-09-08T19:03:59Z2017https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3800Este artigo refere-se de uma pesquisa realizada com o tema a indisciplina na escola tendo como metodologia o estudo de caso da Escola Estadual do Campo Professora Julia Folda, localizado no Município de Marquinho Estado do Paraná. O objetivo foi verificar o entendimento dos professores sobre a temática bem como resolvem ocorrências de indisciplina na sala de aula também foram entrevistados os alunos “indisciplinados” e disciplinados com o intuito de saber deles questões relacionadas a indisciplina. O problema norteador de pesquisa foi: há distinção entre indisciplina e violência? Quando surgem algumas atitudes de indisciplina como o professor resolve? Para atingir os objetivos propostos foram realizadas entrevistas de caráter qualitativo com perguntas direcionadas a seis professores e dezoito alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam para as seguintes dimensões que vêm comprometendo a disciplina na escola: qualificação dos professores, apoio pedagógico e pais poucos “presentes” na escola e na vida escolar do filho. Diante disso, a proposta desse trabalho é indicar caminhos que possam ser utilizados pelos docentes, no sentido de contribuir com algumas sugestões para resolver casos de indisciplina. O interesse em pesquisar a respeito do assunto surgiu quando comecei a trabalhar como pedagoga nessa escola e tinha constantes reclamações dos professores em relação ao comportamento dos alunos que diziam ser indisciplinados. Comecei a ler e pesquisar sobre o assunto em busca de solucionar os casos de indisciplina pois na sala pedagógica todo dia tinha aluno que respondia mal o professor, não fazia as atividades e atrapalhava os colegas de estudo. Por meio do diálogo conscientizando os educandos da importância do conhecimento científico e conversas com os professores a respeito de variar a metodologia e trabalhar na prevenção da indisciplina os casos foram diminuindo. Nesse sentido, a pesquisa é de relevância, porque a indisciplina é comum nas escolas e algumas vezes o professor não sabe como resolver e a pesquisa pode auxiliar em suas atitudes em sala de aula.This study is a discipline in the school having as methodology or case study of the Field State School of Professor Julia Folda, located in the Municipality of Marquinho State of Paraná. The objective of this was the problem of knowledge about the subject as well as the occurrence of indiscipline in the classroom were also interviewed the students "undisciplined" and disciplined in order to know about subjects related to indiscipline. The guiding problem of research was: is there a distinction between indiscipline and violence? When do some attitudes of indiscipline emerge as a teacher of resolution? For the proposed objectives, qualitative interviews were conducted with questions directed to six teachers and eighteen students from the Final Years of Primary Education. The results are a discipline in the school: qualification of teachers, pedagogical support and parents few "present" in school and the school life of the child. Therefore, a proposal of work is to indicate ways that are attended by teachers, without sense of contribution with some suggestions to solve cases of indiscipline. The interest in researching the subject arose when I began to work as a pedagogue in this school and the constant demands of teachers regarding the behavior of students who claimed to be undisciplined. I began to read and research on the subject in order to solve the cases of indiscipline in the classroom all day pedagogic who is poorly answered the teacher, did not do as activities and disrupted study colleagues. Through dialogue, the students were made aware of the importance of scientific knowledge and conversations with teachers regarding the variation of methodology and work in the prevention of indiscipline in the cases were diminishing. In this sense the research is of relevance because an indiscipline is common in schools and sometimes the teacher does not know how to solve and a research can aid in their attitudes in the classroom.Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-08-21T13:36:15Z No. of bitstreams: 1 ELIAS.pdf: 756196 bytes, checksum: 619f701393f2f7d4169f63bab50005e7 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-09-08T19:03:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ELIAS.pdf: 756196 bytes, checksum: 619f701393f2f7d4169f63bab50005e7 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-08T19:03:59Z (GMT). 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