Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3276 |
Resumo: | A sobrevivência de uma empresa nos dias atuais tem se tornado cada vez mais difícil, pois o mercado está em constante mudança em um curto espaço de tempo, por isso a empresa deve estar ciente de qual caminho busca percorrer e aonde ela deseja chegar. Para isso, o planejamento estratégico é uma ferramenta que proporciona o devido apoio a gestão para suas tomadas de decisão, no qual conhecendo os objetivos e diretrizes, a empresa poderá se posicionar no mercado de maneira competitiva. Portanto, com uma gestão eficiente e um planejamento adequado a empresa se torna mais preparada para lidar com as dificuldades e aproveitar as oportunidades. Neste trabalho, a finalidade é propor um planejamento estratégico para a microempresa Belly Store Emporium Mulher, que atua em Chapecó-SC desde 2014. A pesquisa se classifica como descritiva, de abordagem qualitativa, com a utilização de pesquisa bibliográfica, de campo, estudo de caso e documental. Os resultados revelam a empresa não possuía um planejamento estratégico definido em sua totalidade, e sim apenas algumas de suas etapas. Sendo assim, os resultados obtidos com essa pesquisa foram: a necessidade de elaboração da proposta de um planejamento estratégico para a empresa; a definição do negócio da empresa; a reformulação da missão, visão e valores; a realização da análise da matriz SWOT, a elaboração dos objetivos, estratégias competitivas e o plano de ação para atingir os resultados desejados. Com a obtenção dessas informações a empresa se mostrou disposta a implantar a proposta do estudo e melhorar seu desempenho, tornando-se mais competitiva. |
id |
UFFS_a91cc96cc09a9fc53da71a45a6f77208 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rd.uffs.edu.br:prefix/3276 |
network_acronym_str |
UFFS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
repository_id_str |
3924 |
spelling |
Tosta, Humberto TonaniFontoura, Daniela Brusco20192019-11-08T13:11:44Z20192019-11-08T13:11:44Z2019https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3276A sobrevivência de uma empresa nos dias atuais tem se tornado cada vez mais difícil, pois o mercado está em constante mudança em um curto espaço de tempo, por isso a empresa deve estar ciente de qual caminho busca percorrer e aonde ela deseja chegar. Para isso, o planejamento estratégico é uma ferramenta que proporciona o devido apoio a gestão para suas tomadas de decisão, no qual conhecendo os objetivos e diretrizes, a empresa poderá se posicionar no mercado de maneira competitiva. Portanto, com uma gestão eficiente e um planejamento adequado a empresa se torna mais preparada para lidar com as dificuldades e aproveitar as oportunidades. Neste trabalho, a finalidade é propor um planejamento estratégico para a microempresa Belly Store Emporium Mulher, que atua em Chapecó-SC desde 2014. A pesquisa se classifica como descritiva, de abordagem qualitativa, com a utilização de pesquisa bibliográfica, de campo, estudo de caso e documental. Os resultados revelam a empresa não possuía um planejamento estratégico definido em sua totalidade, e sim apenas algumas de suas etapas. Sendo assim, os resultados obtidos com essa pesquisa foram: a necessidade de elaboração da proposta de um planejamento estratégico para a empresa; a definição do negócio da empresa; a reformulação da missão, visão e valores; a realização da análise da matriz SWOT, a elaboração dos objetivos, estratégias competitivas e o plano de ação para atingir os resultados desejados. Com a obtenção dessas informações a empresa se mostrou disposta a implantar a proposta do estudo e melhorar seu desempenho, tornando-se mais competitiva.The survival of a company nowadays has become increasingly difficult because the market is constantly changing in a short time, so the company must be aware of which way it seeks to go and where it wants to go. For this, strategic planning is a tool that provides due management support for its decision-making, in which knowing the objectives and guidelines, the company can position itself in the market in a competitive way. Therefore, with efficient management and proper planning the company becomes more prepared to deal with the difficulties and seize the opportunities. In this work, the purpose is to propose a strategic plan for the Belly Store Emporium Women, which has been operating in Chapecó-SC since 2014. The research is classified as descriptive, with a qualitative approach, using bibliographical, field research, case and documentary. The results reveal that the company did not have a defined strategic planning in its entirety, but only a few steps of it. Thus, the results obtained with this research were: the need to elaborate the proposal of a strategic planning for the company; the definition of the business of the company; the reformulation of mission, vision and values; the analysis of the SWOT matrix, the elaboration of the objectives, competitive strategies and the plan of action to achieve the desired results. With this information, the company was willing to implement the study proposal and improve its performance, making it more competitive.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-10-10T19:59:06Z No. of bitstreams: 1 FONTOURA.pdf: 1751380 bytes, checksum: 2339716e3bec1bd2d167506fdecd5aff (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-11-08T13:11:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FONTOURA.pdf: 1751380 bytes, checksum: 2339716e3bec1bd2d167506fdecd5aff (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-08T13:11:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FONTOURA.pdf: 1751380 bytes, checksum: 2339716e3bec1bd2d167506fdecd5aff (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóPlanejamento estratégicoVantagem competitivaMicroempresasUma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3276/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALFONTOURA.pdfFONTOURA.pdfapplication/pdf1751380https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3276/1/FONTOURA.pdf2339716e3bec1bd2d167506fdecd5affMD51prefix/32762019-11-08 11:11:44.548oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242019-11-08T13:11:44Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher |
title |
Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher |
spellingShingle |
Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher Fontoura, Daniela Brusco Planejamento estratégico Vantagem competitiva Microempresas |
title_short |
Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher |
title_full |
Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher |
title_fullStr |
Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher |
title_sort |
Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher |
author |
Fontoura, Daniela Brusco |
author_facet |
Fontoura, Daniela Brusco |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tosta, Humberto Tonani |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontoura, Daniela Brusco |
contributor_str_mv |
Tosta, Humberto Tonani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Vantagem competitiva Microempresas |
topic |
Planejamento estratégico Vantagem competitiva Microempresas |
description |
A sobrevivência de uma empresa nos dias atuais tem se tornado cada vez mais difícil, pois o mercado está em constante mudança em um curto espaço de tempo, por isso a empresa deve estar ciente de qual caminho busca percorrer e aonde ela deseja chegar. Para isso, o planejamento estratégico é uma ferramenta que proporciona o devido apoio a gestão para suas tomadas de decisão, no qual conhecendo os objetivos e diretrizes, a empresa poderá se posicionar no mercado de maneira competitiva. Portanto, com uma gestão eficiente e um planejamento adequado a empresa se torna mais preparada para lidar com as dificuldades e aproveitar as oportunidades. Neste trabalho, a finalidade é propor um planejamento estratégico para a microempresa Belly Store Emporium Mulher, que atua em Chapecó-SC desde 2014. A pesquisa se classifica como descritiva, de abordagem qualitativa, com a utilização de pesquisa bibliográfica, de campo, estudo de caso e documental. Os resultados revelam a empresa não possuía um planejamento estratégico definido em sua totalidade, e sim apenas algumas de suas etapas. Sendo assim, os resultados obtidos com essa pesquisa foram: a necessidade de elaboração da proposta de um planejamento estratégico para a empresa; a definição do negócio da empresa; a reformulação da missão, visão e valores; a realização da análise da matriz SWOT, a elaboração dos objetivos, estratégias competitivas e o plano de ação para atingir os resultados desejados. Com a obtenção dessas informações a empresa se mostrou disposta a implantar a proposta do estudo e melhorar seu desempenho, tornando-se mais competitiva. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-08T13:11:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2019-11-08T13:11:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3276 |
url |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Chapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
collection |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3276/2/license.txt https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3276/1/FONTOURA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 2339716e3bec1bd2d167506fdecd5aff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809094614261432320 |