Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura, Daniela Brusco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3276
Resumo: A sobrevivência de uma empresa nos dias atuais tem se tornado cada vez mais difícil, pois o mercado está em constante mudança em um curto espaço de tempo, por isso a empresa deve estar ciente de qual caminho busca percorrer e aonde ela deseja chegar. Para isso, o planejamento estratégico é uma ferramenta que proporciona o devido apoio a gestão para suas tomadas de decisão, no qual conhecendo os objetivos e diretrizes, a empresa poderá se posicionar no mercado de maneira competitiva. Portanto, com uma gestão eficiente e um planejamento adequado a empresa se torna mais preparada para lidar com as dificuldades e aproveitar as oportunidades. Neste trabalho, a finalidade é propor um planejamento estratégico para a microempresa Belly Store Emporium Mulher, que atua em Chapecó-SC desde 2014. A pesquisa se classifica como descritiva, de abordagem qualitativa, com a utilização de pesquisa bibliográfica, de campo, estudo de caso e documental. Os resultados revelam a empresa não possuía um planejamento estratégico definido em sua totalidade, e sim apenas algumas de suas etapas. Sendo assim, os resultados obtidos com essa pesquisa foram: a necessidade de elaboração da proposta de um planejamento estratégico para a empresa; a definição do negócio da empresa; a reformulação da missão, visão e valores; a realização da análise da matriz SWOT, a elaboração dos objetivos, estratégias competitivas e o plano de ação para atingir os resultados desejados. Com a obtenção dessas informações a empresa se mostrou disposta a implantar a proposta do estudo e melhorar seu desempenho, tornando-se mais competitiva.
id UFFS_a91cc96cc09a9fc53da71a45a6f77208
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/3276
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Tosta, Humberto TonaniFontoura, Daniela Brusco20192019-11-08T13:11:44Z20192019-11-08T13:11:44Z2019https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3276A sobrevivência de uma empresa nos dias atuais tem se tornado cada vez mais difícil, pois o mercado está em constante mudança em um curto espaço de tempo, por isso a empresa deve estar ciente de qual caminho busca percorrer e aonde ela deseja chegar. Para isso, o planejamento estratégico é uma ferramenta que proporciona o devido apoio a gestão para suas tomadas de decisão, no qual conhecendo os objetivos e diretrizes, a empresa poderá se posicionar no mercado de maneira competitiva. Portanto, com uma gestão eficiente e um planejamento adequado a empresa se torna mais preparada para lidar com as dificuldades e aproveitar as oportunidades. Neste trabalho, a finalidade é propor um planejamento estratégico para a microempresa Belly Store Emporium Mulher, que atua em Chapecó-SC desde 2014. A pesquisa se classifica como descritiva, de abordagem qualitativa, com a utilização de pesquisa bibliográfica, de campo, estudo de caso e documental. Os resultados revelam a empresa não possuía um planejamento estratégico definido em sua totalidade, e sim apenas algumas de suas etapas. Sendo assim, os resultados obtidos com essa pesquisa foram: a necessidade de elaboração da proposta de um planejamento estratégico para a empresa; a definição do negócio da empresa; a reformulação da missão, visão e valores; a realização da análise da matriz SWOT, a elaboração dos objetivos, estratégias competitivas e o plano de ação para atingir os resultados desejados. Com a obtenção dessas informações a empresa se mostrou disposta a implantar a proposta do estudo e melhorar seu desempenho, tornando-se mais competitiva.The survival of a company nowadays has become increasingly difficult because the market is constantly changing in a short time, so the company must be aware of which way it seeks to go and where it wants to go. For this, strategic planning is a tool that provides due management support for its decision-making, in which knowing the objectives and guidelines, the company can position itself in the market in a competitive way. Therefore, with efficient management and proper planning the company becomes more prepared to deal with the difficulties and seize the opportunities. In this work, the purpose is to propose a strategic plan for the Belly Store Emporium Women, which has been operating in Chapecó-SC since 2014. The research is classified as descriptive, with a qualitative approach, using bibliographical, field research, case and documentary. The results reveal that the company did not have a defined strategic planning in its entirety, but only a few steps of it. Thus, the results obtained with this research were: the need to elaborate the proposal of a strategic planning for the company; the definition of the business of the company; the reformulation of mission, vision and values; the analysis of the SWOT matrix, the elaboration of the objectives, competitive strategies and the plan of action to achieve the desired results. With this information, the company was willing to implement the study proposal and improve its performance, making it more competitive.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-10-10T19:59:06Z No. of bitstreams: 1 FONTOURA.pdf: 1751380 bytes, checksum: 2339716e3bec1bd2d167506fdecd5aff (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-11-08T13:11:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FONTOURA.pdf: 1751380 bytes, checksum: 2339716e3bec1bd2d167506fdecd5aff (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-08T13:11:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FONTOURA.pdf: 1751380 bytes, checksum: 2339716e3bec1bd2d167506fdecd5aff (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóPlanejamento estratégicoVantagem competitivaMicroempresasUma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3276/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALFONTOURA.pdfFONTOURA.pdfapplication/pdf1751380https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3276/1/FONTOURA.pdf2339716e3bec1bd2d167506fdecd5affMD51prefix/32762019-11-08 11:11:44.548oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242019-11-08T13:11:44Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher
title Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher
spellingShingle Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher
Fontoura, Daniela Brusco
Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
Microempresas
title_short Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher
title_full Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher
title_fullStr Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher
title_full_unstemmed Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher
title_sort Uma proposta de planejamento estratégico para uma microempresa: caso da Belly Store Emporium Mulher
author Fontoura, Daniela Brusco
author_facet Fontoura, Daniela Brusco
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tosta, Humberto Tonani
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontoura, Daniela Brusco
contributor_str_mv Tosta, Humberto Tonani
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
Microempresas
topic Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
Microempresas
description A sobrevivência de uma empresa nos dias atuais tem se tornado cada vez mais difícil, pois o mercado está em constante mudança em um curto espaço de tempo, por isso a empresa deve estar ciente de qual caminho busca percorrer e aonde ela deseja chegar. Para isso, o planejamento estratégico é uma ferramenta que proporciona o devido apoio a gestão para suas tomadas de decisão, no qual conhecendo os objetivos e diretrizes, a empresa poderá se posicionar no mercado de maneira competitiva. Portanto, com uma gestão eficiente e um planejamento adequado a empresa se torna mais preparada para lidar com as dificuldades e aproveitar as oportunidades. Neste trabalho, a finalidade é propor um planejamento estratégico para a microempresa Belly Store Emporium Mulher, que atua em Chapecó-SC desde 2014. A pesquisa se classifica como descritiva, de abordagem qualitativa, com a utilização de pesquisa bibliográfica, de campo, estudo de caso e documental. Os resultados revelam a empresa não possuía um planejamento estratégico definido em sua totalidade, e sim apenas algumas de suas etapas. Sendo assim, os resultados obtidos com essa pesquisa foram: a necessidade de elaboração da proposta de um planejamento estratégico para a empresa; a definição do negócio da empresa; a reformulação da missão, visão e valores; a realização da análise da matriz SWOT, a elaboração dos objetivos, estratégias competitivas e o plano de ação para atingir os resultados desejados. Com a obtenção dessas informações a empresa se mostrou disposta a implantar a proposta do estudo e melhorar seu desempenho, tornando-se mais competitiva.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-08T13:11:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2019-11-08T13:11:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3276
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Chapecó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3276/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3276/1/FONTOURA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
2339716e3bec1bd2d167506fdecd5aff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809094614261432320