Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1730 |
Resumo: | O uso das redes sociais como referência de divulgação de uma marca tornou-se um comportamento importante para os processos de marketing digital. O Facebook, enquanto ferramenta de disseminação da informação é um recurso que possibilita o monitoramento da interação entre os seus usuários e a replicação de audiência. O objetivo deste estudo foi analisar a interação da Fanpage do Facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo/RS, com seus seguidores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, com dados secundários e de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através da Fanpage da IES, e foram obtidos através de um relatório gerado pela própria Fanpage. A análise considerou o período de abril à agosto de 2017; e para dar subsídio aos dados coletados referente as tipologias de publicações contemplou-se os principais acontecimentos da Universidade que ocorreram no período de análise. Como resultado, destaca-se, no perfil dos usuários, a predominância do gênero feminino, dos jovens de 18 a 24 anos e de, em sua maioria, residirem na cidade de Cerro Largo ou cidades próximas. Observa-se também o crescimento da interação dos usuários com a página, a qual pode ser visualizada no aumento do alcance e do envolvimento nas publicações; assim como também observa-se que as imagens, são a tipologia de postagem mais utilizado pela Fanpage. A interação da UFFS – Campus Cerro Largo, através do Facebook vem sendo realizada de forma planejada, organizada e com o intuito de divulgar informações de interesse do público universitário; além disso é notória a preocupação da Assessoria de Comunicação - ASCOM/CL em produzir um material na Fanpage que desperte interesse no público, como imagens diferenciadas e criativas, e gifs com conteúdos marcantes, os quais chamam atenção e conseguem transmitir a mensagem a qual se propõe. |
id |
UFFS_aaa209831c338191958e2f13c85c68cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1730 |
network_acronym_str |
UFFS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
repository_id_str |
3924 |
spelling |
Visentini, Monize SâmaraDalcin, DionéiaFrota, Mariângela BrumScheid, Liara Laís2017-11-232018-02-28T13:49:18Z2018-02-232018-02-28T13:49:18Z2017-11-23https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1730O uso das redes sociais como referência de divulgação de uma marca tornou-se um comportamento importante para os processos de marketing digital. O Facebook, enquanto ferramenta de disseminação da informação é um recurso que possibilita o monitoramento da interação entre os seus usuários e a replicação de audiência. O objetivo deste estudo foi analisar a interação da Fanpage do Facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo/RS, com seus seguidores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, com dados secundários e de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através da Fanpage da IES, e foram obtidos através de um relatório gerado pela própria Fanpage. A análise considerou o período de abril à agosto de 2017; e para dar subsídio aos dados coletados referente as tipologias de publicações contemplou-se os principais acontecimentos da Universidade que ocorreram no período de análise. Como resultado, destaca-se, no perfil dos usuários, a predominância do gênero feminino, dos jovens de 18 a 24 anos e de, em sua maioria, residirem na cidade de Cerro Largo ou cidades próximas. Observa-se também o crescimento da interação dos usuários com a página, a qual pode ser visualizada no aumento do alcance e do envolvimento nas publicações; assim como também observa-se que as imagens, são a tipologia de postagem mais utilizado pela Fanpage. A interação da UFFS – Campus Cerro Largo, através do Facebook vem sendo realizada de forma planejada, organizada e com o intuito de divulgar informações de interesse do público universitário; além disso é notória a preocupação da Assessoria de Comunicação - ASCOM/CL em produzir um material na Fanpage que desperte interesse no público, como imagens diferenciadas e criativas, e gifs com conteúdos marcantes, os quais chamam atenção e conseguem transmitir a mensagem a qual se propõe.The virtual social network usage as reference on a brand disclosure become an important behavior for digital marketing processes. Facebook, while a promulgation tool of information is a resource that enable the monitoring of interactions between its users and audience replication. The goal of this study was to analyze the interaction on Facebook fan pageUniversidade Federal da FronteiraSul (UFFS) – Campus Cerro Largo/RS, and its followers. Towards this end, a descriptive survey was develop, with aid of secondary data and quantitative approach. The collected data was accomplish through the fan page of IES, and obtained through a report engendered by the fan page itself. The analysis considered the time from April to August 2017; and to assist the collected data regarding to the publications typologies it was contemplated the main happenings in the University that occurred during the analysis period. As results, it is notice, on the users’ profiles, the predominance of feminine gender, and young ones from 18 to 24 years old and, on its majority, Cerro Largo or nearby locations citizens. It is observe an increase of interactions from the users on the page, which can be visualize on the raise of reach and involvement on publications; as well as observed for the images, the most utilized typology of post on the fan page. The UFFS- campus Cerro Largo interactions on Facebookis planned, organized and in order to disclose information of university public interest; moreover, it is notice the concern of the Comunication Advisory –ASCOM/CL on producing content on the fan page that arouse the public interest, with different and creative images, gifs with outstanding elements, which calls attention and that transmit the massage proposed.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-02-23T17:17:15Z No. of bitstreams: 1 SCHEID.pdf: 2840139 bytes, checksum: 51d5607f447f5d945c04329e05b27825 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-02-28T13:49:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHEID.pdf: 2840139 bytes, checksum: 51d5607f447f5d945c04329e05b27825 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-28T13:49:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHEID.pdf: 2840139 bytes, checksum: 51d5607f447f5d945c04329e05b27825 (MD5) Previous issue date: 2017-11-23porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus Cerro LargoPlano de marketingRedes sociaisUniversidades públicas federaisCerro Largo (RS)Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)Marketing digitalEstudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1730/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALSCHEID.pdfSCHEID.pdfapplication/pdf2840139https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1730/1/SCHEID.pdf51d5607f447f5d945c04329e05b27825MD51prefix/17302021-11-16 17:30:37.791oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242021-11-16T19:30:37Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo |
title |
Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo |
spellingShingle |
Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo Scheid, Liara Laís Plano de marketing Redes sociais Universidades públicas federais Cerro Largo (RS) Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Marketing digital |
title_short |
Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo |
title_full |
Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo |
title_fullStr |
Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo |
title_full_unstemmed |
Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo |
title_sort |
Estudo da fanpage do facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo |
author |
Scheid, Liara Laís |
author_facet |
Scheid, Liara Laís |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Visentini, Monize Sâmara |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Dalcin, Dionéia |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Frota, Mariângela Brum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheid, Liara Laís |
contributor_str_mv |
Visentini, Monize Sâmara Dalcin, Dionéia Frota, Mariângela Brum |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de marketing Redes sociais Universidades públicas federais Cerro Largo (RS) Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Marketing digital |
topic |
Plano de marketing Redes sociais Universidades públicas federais Cerro Largo (RS) Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Marketing digital |
description |
O uso das redes sociais como referência de divulgação de uma marca tornou-se um comportamento importante para os processos de marketing digital. O Facebook, enquanto ferramenta de disseminação da informação é um recurso que possibilita o monitoramento da interação entre os seus usuários e a replicação de audiência. O objetivo deste estudo foi analisar a interação da Fanpage do Facebook da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo/RS, com seus seguidores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, com dados secundários e de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através da Fanpage da IES, e foram obtidos através de um relatório gerado pela própria Fanpage. A análise considerou o período de abril à agosto de 2017; e para dar subsídio aos dados coletados referente as tipologias de publicações contemplou-se os principais acontecimentos da Universidade que ocorreram no período de análise. Como resultado, destaca-se, no perfil dos usuários, a predominância do gênero feminino, dos jovens de 18 a 24 anos e de, em sua maioria, residirem na cidade de Cerro Largo ou cidades próximas. Observa-se também o crescimento da interação dos usuários com a página, a qual pode ser visualizada no aumento do alcance e do envolvimento nas publicações; assim como também observa-se que as imagens, são a tipologia de postagem mais utilizado pela Fanpage. A interação da UFFS – Campus Cerro Largo, através do Facebook vem sendo realizada de forma planejada, organizada e com o intuito de divulgar informações de interesse do público universitário; além disso é notória a preocupação da Assessoria de Comunicação - ASCOM/CL em produzir um material na Fanpage que desperte interesse no público, como imagens diferenciadas e criativas, e gifs com conteúdos marcantes, os quais chamam atenção e conseguem transmitir a mensagem a qual se propõe. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-23 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-28T13:49:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-02-23 2018-02-28T13:49:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1730 |
url |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Cerro Largo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
collection |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1730/2/license.txt https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1730/1/SCHEID.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 51d5607f447f5d945c04329e05b27825 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809094602524721152 |