Estratégias de ensino de ciências e a promoção do pensamento crítico em contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boszko, Camila
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/356
Resumo: Internacionalmente os estudos tendo como base um processo de ensino e aprendizagem baseado na promoção do Pensamento Crítico (PC) para a construção da alfabetização científica vem sendo cada vez mais valorizados. Muitos documentos tendo como foco a reestruturação do currículo foram criados, objetivando a promoção do PC. Porém, mesmo com essa crescente discussão a nível mundial e com a construção destes documentos internacionais norteadores desde 1990, em contexto brasileiro, a discussão sobre a promoção do PC, encontra-se incipiente. Dessa forma, acreditamos que analisar estratégias de ensino utilizadas no Brasil para ensinar Ciências é crucial no sentido de criarmos subsídios para facilitar a compreensão acerca das possibilidades de promoção do PC em Ciências, bem como X’Xde seus desdobramentos no desenvolvimento curricular e em processos de formação de professores. Dessa forma, realizamos uma análise dos referencias brasileiros que discutem a promoção do PC, fazendo uma pesquisa do estado da arte nos seguintes bancos de dados: SciELO, no Banco de Teses da CAPES e no Banco de Teses e Dissertações do IBICT; esta análise nos mostrou a precariedade de discussão acerca da promoção do PC em contextos educativos. Com o intuito de realizar compreensão mais detalhada das estratégias de ensino de Ciências utilizadas em contexto brasileiro, procedemos a análise de 6 estratégias a fim identificar se estas constituem elementos que possam vir a estimular a promoção do PC. Para tanto, utilizou-se critérios de análise definidos por Tenreiro-Vieira e Viera (2013), sendo eles: citar os critérios, sendo estes subdivididos em 39 elementos de análise. As estratégias de ensino analisadas foram: Experimentação Investigativa, Ensino por Investigação, Educar pela Pesquisa, Resolução de Problemas, Situações de Estudo e Pedagogia de Projetos. Na comparação entre as estratégias de ensino em contexto brasileiro, a que mais apresentou estes elementos foi a “Pedagogia de Projetos” apresentando 38 elementos, logo depois “Ensino por Investigação” apresentando 34 elementos, seguida de “Educar pela Pesquisa” com 29, “Experimentação Investigativa” com 26 elementos, “Resolução de Problemas” apresentando 19 elementos e “Situações de Estudo” com 10 elementos constituintes. Com este estudo, não desejamos apontar uma estratégia ideal para ensinar Ciências; pelo contrário desejamos instigar novos estudos que venham a favorecer professores na hora de escolher/adaptar a estratégia de ensino para sua realidade, bem como estimular um processo de escolha mais reflexivo e direcionado ao desenvolvimento de atitudes críticas. Acreditamos também que estudos nesta direção possam ser empreendidos para análise de políticas publicas educacionais curriculares, materiais didáticos e em processos de formação de professores na perspectiva de envidarmos esforços para avançar no desenvolvimento desta área, em contexto brasileiro.
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Dessa forma, acreditamos que analisar estratégias de ensino utilizadas no Brasil para ensinar Ciências é crucial no sentido de criarmos subsídios para facilitar a compreensão acerca das possibilidades de promoção do PC em Ciências, bem como X’Xde seus desdobramentos no desenvolvimento curricular e em processos de formação de professores. Dessa forma, realizamos uma análise dos referencias brasileiros que discutem a promoção do PC, fazendo uma pesquisa do estado da arte nos seguintes bancos de dados: SciELO, no Banco de Teses da CAPES e no Banco de Teses e Dissertações do IBICT; esta análise nos mostrou a precariedade de discussão acerca da promoção do PC em contextos educativos. Com o intuito de realizar compreensão mais detalhada das estratégias de ensino de Ciências utilizadas em contexto brasileiro, procedemos a análise de 6 estratégias a fim identificar se estas constituem elementos que possam vir a estimular a promoção do PC. Para tanto, utilizou-se critérios de análise definidos por Tenreiro-Vieira e Viera (2013), sendo eles: citar os critérios, sendo estes subdivididos em 39 elementos de análise. As estratégias de ensino analisadas foram: Experimentação Investigativa, Ensino por Investigação, Educar pela Pesquisa, Resolução de Problemas, Situações de Estudo e Pedagogia de Projetos. Na comparação entre as estratégias de ensino em contexto brasileiro, a que mais apresentou estes elementos foi a “Pedagogia de Projetos” apresentando 38 elementos, logo depois “Ensino por Investigação” apresentando 34 elementos, seguida de “Educar pela Pesquisa” com 29, “Experimentação Investigativa” com 26 elementos, “Resolução de Problemas” apresentando 19 elementos e “Situações de Estudo” com 10 elementos constituintes. Com este estudo, não desejamos apontar uma estratégia ideal para ensinar Ciências; pelo contrário desejamos instigar novos estudos que venham a favorecer professores na hora de escolher/adaptar a estratégia de ensino para sua realidade, bem como estimular um processo de escolha mais reflexivo e direcionado ao desenvolvimento de atitudes críticas. Acreditamos também que estudos nesta direção possam ser empreendidos para análise de políticas publicas educacionais curriculares, materiais didáticos e em processos de formação de professores na perspectiva de envidarmos esforços para avançar no desenvolvimento desta área, em contexto brasileiro.Internationally, studies about a teaching and learning process based on the promotion of Critical Thinking (CT) for the construction of scientific literacy have been increasingly valued. Many documents focusing on curriculum restructuring were designed to promote the CT. However, even with this growing worldwide discussion and with the construction of these international documents since 1990, in a Brazilian context, the discussion on the promotion of the CT is incipient. Thus, we believe that analyzing teaching strategies used in Brazil to teach science is crucial, with emphasis on creating subsidies to facilitate understanding about the possibilities of promotion of the CT in Sciences, as well as its developments in curricular development and in processes of teacher training. Therefore, we carried out an analysis of the Brazilian references that discuss the promotion of the CT, doing a state-of-the-art research in the following databases: SciELO, in the Bank of Theses of CAPES and in the Bank of Theses and Dissertations of the IBICT. This analysis showed us the precariousness of discussion about the promotion of CT in educational contexts. In order to obtain a more detailed understanding of the science teaching strategies used in the Brazilian context, we analyzed 6 strategies in order to identify if these are elements that could stimulate the promotion of the CT. To do so, we used the analysis criteria defined by Tenreiro-Vieira and Viera (2013), being: 1) Content; 2) Capacities of Thought; 3) Attitudes and Values; 4) Standards and Criteria, which are subdivided into 39 elements of analysis. The teaching strategies analyzed were: Research Experimentation, Research Teaching, Research Education, Problem Solving, Study Situations and Project Pedagogy. In the comparison between the teaching strategies in the Brazilian context, the one that most presented these elements was the "Pedagogy of Projects" presenting 38 elements, soon after "Teaching by Research" presenting 34 elements, followed by "Educating by Research" with 29, Investigative Experimentation "with 26 elements," Problem Solving "presenting 19 elements and" Situations of Study "with 10 constituent elements. With this study, we do not wish to point out an ideal strategy for teaching science; On the contrary, we wish to instigate new studies that favor teachers when choosing / adapting the teaching strategy to their reality, as well as stimulating a more reflective and directed process for the development of critical attitudes. We also believe that studies in this direction can be undertaken to analyze curricular public educational policies, didactic materials and teacher training processes in order to make efforts to advance in the development of this area in the Brazilian context.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-13T16:18:45Z No. of bitstreams: 1 BOSZKO.pdf: 792306 bytes, checksum: 0d8831232d9409374b9e67a1cead54ad (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-13T19:32:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BOSZKO.pdf: 792306 bytes, checksum: 0d8831232d9409374b9e67a1cead54ad (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-13T19:32:24Z (GMT). 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