Ressignificação do trabalho do coordenador pedagógico no redimensionamento da formação continuada em âmbito escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabris, Márcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2417
Resumo: Frente às dificuldades que permeiam, cotidianamente, o trabalho docente, este estudo focaliza a ressignificação do trabalho do coordenador pedagógico, no sentido de redimensionar a formação continuada docente. Para desenvolver a pesquisa, amparada em bases epistemológicas, vinculadas aos teóricos críticos da Educação, realizou-se uma investigação in loco, tendo em vista uma intervenção sob o viés da pesquisa-ação e da pesquisa participante. Para a coleta de dados, definiu-se como foco os seminários de formação continuada, planejados coletivamente, pelos docentes participantes, sendo de responsabilidade dos coordenadores pedagógicos a tarefa de organizar e orientar o processo formativo. Promover uma Educação de melhor qualidade nas redes públicas é, hoje, um grande desafio para os profissionais envolvidos com o processo educativo. Dessa forma, perseguir uma proposta que possa auxiliar na formação continuada de professores, em âmbito escolar, é uma tentativa de aprofundar os saberes docentes a partir daquilo que constitui a realidade vivenciada, qualificando a atuação profissional na perspectiva emancipatória. O processo interventivo desenvolvido foi de fundamental importância para verificação da proposta que o aporte teórico indica, uma vez que os encontros realizados trouxeram à tona angústias que envolvem o trabalho dos coordenadores e algumas resistências dos docentes diante da formação continuada. No entanto, conceitos foram se desconstruindo com o desenrolar dos seminários, bem como temas elencados para estudo tocaram em crenças arraigadas pelos docentes, promovendo debates e revolvendo verdades que, na maioria das vezes, não são questionadas na escola. A percepção de que os professores não estão acostumados a expressar suas opiniões e, tampouco, escutar as dos colegas, afasta-os do trabalho coletivo, o que foi oportuno e relevante ao estudo. Além disso, por considerarem que os elementos teóricos não auxiliam na resolução dos problemas escolares cotidianos, distanciam a teoria da prática. Evidenciou-se, assim, que o processo interventivo proposto foi imprescindível para dar início a um novo paradigma de formação continuada na escola, na qual os docentes são protagonistas, e os coordenadores, agentes articuladores do processo formativo. Nesse sentido, criar um ambiente de reflexão que conduza ao questionamento e à consequente constituição de uma autoria profissional, fortalecida frente às dificuldades cotidianas, é um caminho viável para auxiliar os professores no desenvolvimento de práticas transformadoras que contribuam para a construção de uma sociedade mais humana e justa.
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spelling Sartori, JerônimoSartori, JerônimoPereira, Thiago IngrassiaLevinski, Eliara ZavierukaFabris, Márcia2018-08-132019-02-08T13:12:19Z2019-02-08T13:12:19Z2018-09-25https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2417Frente às dificuldades que permeiam, cotidianamente, o trabalho docente, este estudo focaliza a ressignificação do trabalho do coordenador pedagógico, no sentido de redimensionar a formação continuada docente. Para desenvolver a pesquisa, amparada em bases epistemológicas, vinculadas aos teóricos críticos da Educação, realizou-se uma investigação in loco, tendo em vista uma intervenção sob o viés da pesquisa-ação e da pesquisa participante. Para a coleta de dados, definiu-se como foco os seminários de formação continuada, planejados coletivamente, pelos docentes participantes, sendo de responsabilidade dos coordenadores pedagógicos a tarefa de organizar e orientar o processo formativo. Promover uma Educação de melhor qualidade nas redes públicas é, hoje, um grande desafio para os profissionais envolvidos com o processo educativo. Dessa forma, perseguir uma proposta que possa auxiliar na formação continuada de professores, em âmbito escolar, é uma tentativa de aprofundar os saberes docentes a partir daquilo que constitui a realidade vivenciada, qualificando a atuação profissional na perspectiva emancipatória. O processo interventivo desenvolvido foi de fundamental importância para verificação da proposta que o aporte teórico indica, uma vez que os encontros realizados trouxeram à tona angústias que envolvem o trabalho dos coordenadores e algumas resistências dos docentes diante da formação continuada. No entanto, conceitos foram se desconstruindo com o desenrolar dos seminários, bem como temas elencados para estudo tocaram em crenças arraigadas pelos docentes, promovendo debates e revolvendo verdades que, na maioria das vezes, não são questionadas na escola. A percepção de que os professores não estão acostumados a expressar suas opiniões e, tampouco, escutar as dos colegas, afasta-os do trabalho coletivo, o que foi oportuno e relevante ao estudo. Além disso, por considerarem que os elementos teóricos não auxiliam na resolução dos problemas escolares cotidianos, distanciam a teoria da prática. Evidenciou-se, assim, que o processo interventivo proposto foi imprescindível para dar início a um novo paradigma de formação continuada na escola, na qual os docentes são protagonistas, e os coordenadores, agentes articuladores do processo formativo. Nesse sentido, criar um ambiente de reflexão que conduza ao questionamento e à consequente constituição de uma autoria profissional, fortalecida frente às dificuldades cotidianas, é um caminho viável para auxiliar os professores no desenvolvimento de práticas transformadoras que contribuam para a construção de uma sociedade mais humana e justa.Faced with the difficulties that pervade daily teaching work, this study focuses on the re-signification of the work of the pedagogical coordinator, in the sense of resizing the teacher's continuing education. In order to develop research based on epistemological foundations linked to critical Education theorists, an on-site investigation was carried out in an intervention that used action research and participant research as procedures for data collection in continuing education seminars, collectively planned by the participating teachers, with the pedagogical coordinators being the task of organizing and guiding the formative process. Promoting better quality Education in public networks today is a great challenge for the professionals involved in the educational processes. Therefore, pursuing a proposal that may help in the ongoing training of teachers in the school environment, was an attempt to deepen the teaching knowledge to from what constitutes the lived reality, qualifying the professional action in the emancipatory perspective. The intervention process developed was of fundamental importance as verification of the proposal that the theoretical contribution indicated. The meetings brought to the fore anguish that involve the work of the coordinators and some resistance of the teachers in the face of continuing education. However, concepts were deconstructed as the seminars unfolded, the topics listed for study touched on deep-seated beliefs among teachers, promoted debates and tampered with "truths", which are often not questioned at school. It was interesting to note that teachers are not accustomed to expressing their opinions or listening to their colleagues, which has hitherto diverted them from collective work. Also, they distance theory from practice because they consider that theoretical elements do not help solve everyday school problems. It was thus evidenced that the proposed intervention process was essential to initiate a new paradigm in the format of continued formation in this school, where teachers are protagonists and the coordinators responsible for the articulation of the formative process. Thus, creating a reflective environment that leads to the questioning and the consequent constitution of a professional authorship strengthened in the face of daily difficulties was a viable way to help teachers in the development of transformative practices that contribute to the construction of a more humane and fair.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-07T14:39:12Z No. of bitstreams: 1 FABRIS.pdf: 634774 bytes, checksum: 3093e5a2a4f74cd931ba2968bda7afa0 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-08T13:12:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FABRIS.pdf: 634774 bytes, checksum: 3093e5a2a4f74cd931ba2968bda7afa0 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-08T13:12:19Z (GMT). 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