Gestão do conhecimento: implementação de gestão de ideias em um supermercado na cidade de Chapecó/SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1055 |
Resumo: | Seguir e prever as tendências que afetam o comportamento do consumidor é cada vez mais papel e competência das organizações, o mundo complexo e as constantes mudanças são a nova realidade. As organizações necessitam desenvolver novas formas de relacionamento empresarial que valorizem a grande participação dos colaboradores na tomada de decisão, estimulando e desenvolvendo as pessoas para uma atuação estratégica, direcionando os profissionais para que busquem constantemente por conhecimento e por aperfeiçoamento das competências e habilidades. Através disso, a implementação de um programa para geração de ideias para inovação através da gestão do conhecimento se torna indispensável a organização. Neste contexto, o presente trabalho, tem como objetivo geral elaborar um modelo de gestão de ideias para inovação através da gestão do conhecimento, em um supermercado de Chapecó. A investigação configura-se como de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, documental. Os procedimentos técnicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso. A coleta dos dados se deu mediante entrevista semiestruturada com os colaboradores do mercado e formulários preenchidos pelos colaboradores. A análise de dados se deu mediante consulta a documentos de fontes primárias e secundárias e literatura especializada, realizando comparações entre os dados encontrados nessas fontes. Os resultados revelaram que o conhecimento gerado através da gestão da ideia traz inovações para o Supermercado, entretanto é necessário desenvolve-lo através de algum método. A implantação de gestão de ideias para inovação, através da gestão do conhecimento no supermercado é importante para garantir assim, a descentralização de conhecimento, a expansão do conhecimento para todos os colaboradores do setor e da organização, além de, corrigir processos, aumentar o conhecimento e tornar a empresa cada vez mais competitiva. |
id |
UFFS_d8f6bc6e8b43aaa44c501bd2732a7d7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1055 |
network_acronym_str |
UFFS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
repository_id_str |
3924 |
spelling |
Tosta, Kelly Cristina Benetti TonaniCarlesso, Tânia2017-07-112017-09-06T13:12:11Z2017-08-312017-09-06T13:12:11Z2017https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1055Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-08-31T17:05:13Z No. of bitstreams: 1 CARLESSO.pdf: 1471429 bytes, checksum: d5d7ec10cfe0d142abbae7fc1467c105 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-06T13:12:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARLESSO.pdf: 1471429 bytes, checksum: d5d7ec10cfe0d142abbae7fc1467c105 (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-06T13:12:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARLESSO.pdf: 1471429 bytes, checksum: d5d7ec10cfe0d142abbae7fc1467c105 (MD5) Previous issue date: 2017Seguir e prever as tendências que afetam o comportamento do consumidor é cada vez mais papel e competência das organizações, o mundo complexo e as constantes mudanças são a nova realidade. As organizações necessitam desenvolver novas formas de relacionamento empresarial que valorizem a grande participação dos colaboradores na tomada de decisão, estimulando e desenvolvendo as pessoas para uma atuação estratégica, direcionando os profissionais para que busquem constantemente por conhecimento e por aperfeiçoamento das competências e habilidades. Através disso, a implementação de um programa para geração de ideias para inovação através da gestão do conhecimento se torna indispensável a organização. Neste contexto, o presente trabalho, tem como objetivo geral elaborar um modelo de gestão de ideias para inovação através da gestão do conhecimento, em um supermercado de Chapecó. A investigação configura-se como de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, documental. Os procedimentos técnicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso. A coleta dos dados se deu mediante entrevista semiestruturada com os colaboradores do mercado e formulários preenchidos pelos colaboradores. A análise de dados se deu mediante consulta a documentos de fontes primárias e secundárias e literatura especializada, realizando comparações entre os dados encontrados nessas fontes. Os resultados revelaram que o conhecimento gerado através da gestão da ideia traz inovações para o Supermercado, entretanto é necessário desenvolve-lo através de algum método. A implantação de gestão de ideias para inovação, através da gestão do conhecimento no supermercado é importante para garantir assim, a descentralização de conhecimento, a expansão do conhecimento para todos os colaboradores do setor e da organização, além de, corrigir processos, aumentar o conhecimento e tornar a empresa cada vez mais competitiva.porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóComportamento do consumidorGestão do conhecimentoInovaçãoConsumidorGestão do conhecimento: implementação de gestão de ideias em um supermercado na cidade de Chapecó/SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1055/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALCARLESSO.pdfCARLESSO.pdfapplication/pdf1471429https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1055/1/CARLESSO.pdfd5d7ec10cfe0d142abbae7fc1467c105MD51prefix/10552020-07-02 12:41:34.327oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242020-07-02T15:41:34Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento: implementação de gestão de ideias em um supermercado na cidade de Chapecó/SC |
title |
Gestão do conhecimento: implementação de gestão de ideias em um supermercado na cidade de Chapecó/SC |
spellingShingle |
Gestão do conhecimento: implementação de gestão de ideias em um supermercado na cidade de Chapecó/SC Carlesso, Tânia Comportamento do consumidor Gestão do conhecimento Inovação Consumidor |
title_short |
Gestão do conhecimento: implementação de gestão de ideias em um supermercado na cidade de Chapecó/SC |
title_full |
Gestão do conhecimento: implementação de gestão de ideias em um supermercado na cidade de Chapecó/SC |
title_fullStr |
Gestão do conhecimento: implementação de gestão de ideias em um supermercado na cidade de Chapecó/SC |
title_full_unstemmed |
Gestão do conhecimento: implementação de gestão de ideias em um supermercado na cidade de Chapecó/SC |
title_sort |
Gestão do conhecimento: implementação de gestão de ideias em um supermercado na cidade de Chapecó/SC |
author |
Carlesso, Tânia |
author_facet |
Carlesso, Tânia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlesso, Tânia |
contributor_str_mv |
Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Gestão do conhecimento Inovação Consumidor |
topic |
Comportamento do consumidor Gestão do conhecimento Inovação Consumidor |
description |
Seguir e prever as tendências que afetam o comportamento do consumidor é cada vez mais papel e competência das organizações, o mundo complexo e as constantes mudanças são a nova realidade. As organizações necessitam desenvolver novas formas de relacionamento empresarial que valorizem a grande participação dos colaboradores na tomada de decisão, estimulando e desenvolvendo as pessoas para uma atuação estratégica, direcionando os profissionais para que busquem constantemente por conhecimento e por aperfeiçoamento das competências e habilidades. Através disso, a implementação de um programa para geração de ideias para inovação através da gestão do conhecimento se torna indispensável a organização. Neste contexto, o presente trabalho, tem como objetivo geral elaborar um modelo de gestão de ideias para inovação através da gestão do conhecimento, em um supermercado de Chapecó. A investigação configura-se como de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, documental. Os procedimentos técnicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso. A coleta dos dados se deu mediante entrevista semiestruturada com os colaboradores do mercado e formulários preenchidos pelos colaboradores. A análise de dados se deu mediante consulta a documentos de fontes primárias e secundárias e literatura especializada, realizando comparações entre os dados encontrados nessas fontes. Os resultados revelaram que o conhecimento gerado através da gestão da ideia traz inovações para o Supermercado, entretanto é necessário desenvolve-lo através de algum método. A implantação de gestão de ideias para inovação, através da gestão do conhecimento no supermercado é importante para garantir assim, a descentralização de conhecimento, a expansão do conhecimento para todos os colaboradores do setor e da organização, além de, corrigir processos, aumentar o conhecimento e tornar a empresa cada vez mais competitiva. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-06T13:12:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-08-31 2017-09-06T13:12:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1055 |
url |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Chapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
collection |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1055/2/license.txt https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1055/1/CARLESSO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b d5d7ec10cfe0d142abbae7fc1467c105 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809094597548179456 |