Educação matemática crítica: aproximações ou distanciamentos em relação à BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zandonay, Jaqueline
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3892
Resumo: O estudo objetivou promover algumas reflexões em busca de aproximações ou distanciamentos entre a Pedagogia de Paulo Freire, a Educação Matemática Crítica e a Política Educacional da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino da Matemática, para o Ensino Médio. A metodologia utilizada na pesquisa é de natureza qualitativa, com análise documental para a constituição de dados considerando a análise de conteúdo para a discussão final de dados e resultados. Ancorando-se metodologicamente na análise categorial de Bardin (2016), determina-se a primeira categoria como sendo a axial das demais determinadas no estudo, por perpassar vertical e horizontalmente o texto, permeando as análises subsequentes. A pesquisa vem reiterar, por meio da Pedagogia de Paulo Freire e da Educação Matemática Crítica, a importância da politicidade na educação, inerente à natureza educacional, assim como a dialogicidade com criticidade e a autonomia. Por isso, um dos eixos axiais deste estudo diz respeito às formas de “leitura do mundo”, de “leituras da palavra e da escrita”, de “leituras dos números/dados/técnicas”, as “leituras tecnológicas” e “leituras críticas da vida”, especialmente dos jovens que estão à mercê da intencionalidade e relação entre o poder e o conhecimento. Algumas reflexões em estudo intencionaram promover atos dialógicos reflexivos, críticos e transformadores ao propor uma possibilidade de interpretação da BNCC com o olhar voltado para a Pedagogia de Paulo Freire e Educação Matemática Crítica, como o desvelamento de transformações sociopolíticas com equidade e justiça social. Propõe-se o “matematicar”, ou seja, teorizar para praticar e assim pactuar de forma transparente o transformar. Através da opção interpretativa da Educação Matemática Crítica de acordo com o contexto em que os currículos estão inseridos, ultrapassa as fronteiras curriculares. Dessa forma ocorre o fortalecimento da intersecção e da interconexão entre a Pedagogia de Paulo Freire e a Educação Matemática Crítica, ou seja, estabelece que as aproximações entre a Pedagogia de Paulo Freire e a Educação Matemática Crítica não são as mesmas que se estabelecem com o documento da BNCC em relação aos quesitos analisados. Intenciona-se que a escolha por uma Educação Matemática Crítica Transformadora colabore na elaboração de propostas de transformações sustentadas no ato de questionar, no ato de identificar necessidades ou “problemas”, no ato de problematizar possíveis resoluções e evoluções imbricadas ao ato de promover a transformação social que somente em conjunto se construirá, para transformar com amorosidade o contexto vivenciado.
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A pesquisa vem reiterar, por meio da Pedagogia de Paulo Freire e da Educação Matemática Crítica, a importância da politicidade na educação, inerente à natureza educacional, assim como a dialogicidade com criticidade e a autonomia. Por isso, um dos eixos axiais deste estudo diz respeito às formas de “leitura do mundo”, de “leituras da palavra e da escrita”, de “leituras dos números/dados/técnicas”, as “leituras tecnológicas” e “leituras críticas da vida”, especialmente dos jovens que estão à mercê da intencionalidade e relação entre o poder e o conhecimento. Algumas reflexões em estudo intencionaram promover atos dialógicos reflexivos, críticos e transformadores ao propor uma possibilidade de interpretação da BNCC com o olhar voltado para a Pedagogia de Paulo Freire e Educação Matemática Crítica, como o desvelamento de transformações sociopolíticas com equidade e justiça social. Propõe-se o “matematicar”, ou seja, teorizar para praticar e assim pactuar de forma transparente o transformar. Através da opção interpretativa da Educação Matemática Crítica de acordo com o contexto em que os currículos estão inseridos, ultrapassa as fronteiras curriculares. Dessa forma ocorre o fortalecimento da intersecção e da interconexão entre a Pedagogia de Paulo Freire e a Educação Matemática Crítica, ou seja, estabelece que as aproximações entre a Pedagogia de Paulo Freire e a Educação Matemática Crítica não são as mesmas que se estabelecem com o documento da BNCC em relação aos quesitos analisados. Intenciona-se que a escolha por uma Educação Matemática Crítica Transformadora colabore na elaboração de propostas de transformações sustentadas no ato de questionar, no ato de identificar necessidades ou “problemas”, no ato de problematizar possíveis resoluções e evoluções imbricadas ao ato de promover a transformação social que somente em conjunto se construirá, para transformar com amorosidade o contexto vivenciado.The study aimed to promote some reflections in search of approximations or distances between Paulo Freire's Pedagogy, Critical Mathematics Education, and the Educational Policy of the Common National Curriculum Base (BNCC) of Mathematics Teaching, for High School. The methodology used in the research is qualitative in nature, with documentary analysis for the constitution of data considering content analysis for the final discussion of data and results. Anchoring itself methodologically in Bardin's category analysis (2016), the first category is defined as the axial of the other ones determined in the study, by going vertically and horizontally through the text, permeating subsequent analyses. The research reiterates, through Paulo Freire's Pedagogy and Critical Mathematics Education, the importance of politicity in education, inherent to the educational nature, as well as dialogicity with criticality and autonomy. Therefore, one of the axial axes of this study concerns the ways of "reading the world", "readings of the word and writing", "readings of numbers/data/techniques", "technological readings" and "critical readings of life, especially of young people who are at the mercy of intentionality and the relationship between power and knowledge. Some reflections in the study intended to promote reflexive, critical and transformative dialogical acts by proposing a possibility of interpretation of the BNCC with a focus on Paulo Freire's Pedagogy and Critical Mathematics Education such as the dismantling of socio-political transformations with equity and social justice. It is proposed the "mathematics", that is, theorize to practice and thus agree in a transparent way to transform it. Through the interpretative option of Critical Mathematics Education according to the context in which curricula are inserted crosses curricular boundaries. Therefore, it occurs the strengthening of the intersection and interconnection between Paulo Freire's Pedagogy and Critical Math Education, in other words, it establishes that the approaches between Paulo Freire's Pedagogy and Critical Math Education are not the same as those established with the BNCC's document in relation to the analyzed questions. It is intended that the choice for a Critical Transformational Mathematical Education collaborates in the elaboration of proposals of transformations sustained in the act of questioning, in the act of identifying needs or "problems", in the act of problematizing possible resolutions and evolutions imbricated to the act of promoting social transformation that will only be built together, to transform with love the context experienced.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2020-12-28T13:47:49Z No. of bitstreams: 1 ZANDONAY.pdf: 2942510 bytes, checksum: 3aa8fde7d4d854312a0e589e4dcdf2fe (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-01-08T13:54:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZANDONAY.pdf: 2942510 bytes, checksum: 3aa8fde7d4d854312a0e589e4dcdf2fe (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-08T13:54:03Z (GMT). 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