Uma unidade de ensino potencialmente significativa com o aplicativo TRE Einstein para ensinar a relatividade especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Geogenes Melo de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27052
Resumo: O presente trabalho destinou-se a elaborar e aplicar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e proposta por Marco A. Moreira e, também, desenvolver um aplicativo de jogos educacionais para ser aplicado durante a execução da UEPS. As unidades de ensino são, em linhas gerais, ferramentas que buscam facilitar a aprendizagem de um certo conhecimento, através de novas técnicas que podem ou não fazer uso de mídias educacionais. A UEPS desenvolvida nesse trabalho tem sua atenção no que tangue ao ensino da Teoria da Relatividade Especial (TRE) voltada a uma abordagem mais teórica, proporcionando ao estudante condições para um maior entendimento conceitual com menor ênfase na abordagem matemática. Acredita-se que dessa forma, o que se está aprendendo nas salas de aulas se aproxime mais tanto da Física quanto ciência da natureza, além do que, sendo bem entendido um conceito, a inserção da matemática ao menos será mais fácil. O aplicativo TRE Einstein, que é, de fato, o produto educacional desse trabalho, foi desenvolvido para ser aplicado na UEPS, visto que na sua essência encontra-se uma maior valorização ao entendimento e reflexão sobre os conceitos físicos que a matematização dos mesmos. Todavia, o aplicativo é versátil o suficiente para poder ser tranquilamente usado como parte de qualquer metodologia para o ensino da relatividade, seja aquela mais tradicionalista ou mais contemporânea.
id UFRN_7392bd150762a7dff47c5a1c446bbc83
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27052
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Geogenes Melo deNunes, Luciana Angélica da SilvaOliveira, Paulo Henrique Sousa deMedeiros, Deusdedit Monteiro2019-05-09T22:16:44Z2019-05-09T22:16:44Z2018-10-04LIMA, Geogenes Melo de. Uma unidade de ensino potencialmente significativa com o aplicativo TRE Einstein para ensinar a relatividade especial. 2018. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27052O presente trabalho destinou-se a elaborar e aplicar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e proposta por Marco A. Moreira e, também, desenvolver um aplicativo de jogos educacionais para ser aplicado durante a execução da UEPS. As unidades de ensino são, em linhas gerais, ferramentas que buscam facilitar a aprendizagem de um certo conhecimento, através de novas técnicas que podem ou não fazer uso de mídias educacionais. A UEPS desenvolvida nesse trabalho tem sua atenção no que tangue ao ensino da Teoria da Relatividade Especial (TRE) voltada a uma abordagem mais teórica, proporcionando ao estudante condições para um maior entendimento conceitual com menor ênfase na abordagem matemática. Acredita-se que dessa forma, o que se está aprendendo nas salas de aulas se aproxime mais tanto da Física quanto ciência da natureza, além do que, sendo bem entendido um conceito, a inserção da matemática ao menos será mais fácil. O aplicativo TRE Einstein, que é, de fato, o produto educacional desse trabalho, foi desenvolvido para ser aplicado na UEPS, visto que na sua essência encontra-se uma maior valorização ao entendimento e reflexão sobre os conceitos físicos que a matematização dos mesmos. Todavia, o aplicativo é versátil o suficiente para poder ser tranquilamente usado como parte de qualquer metodologia para o ensino da relatividade, seja aquela mais tradicionalista ou mais contemporânea.The present work was created to develop and implement a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) based on David Ausubel's Theory of Significant Learning and proposed by Marco A. Moreira. Our work also developed an educational gaming App to be applied during the implementation of the PSTU. Teaching units are, in general terms, didactic tools created to improve the teaching and learning process of a subject, using new techniques that may or may not make use of educational media. The PSTU developed in this work is focused on the teaching of Special Theory of Relativity (STR) specially in a theoretical approach, giving to the student conditions for a greater conceptual understanding with less emphasis on the mathematical approach. Using this way, what is learned in the classroom is closer to both physics and science in general, in fact, understanding a concept, the insertion of mathematics will at least be easier. The App TRE Einstein is the educational product of this work and it was developed to be applied in the PSTU, given that its major concern is a greater appreciation for the understanding and reflection on the physical concepts than the mathematization of them. However, the App is versatile enough to be easily used as part of any methodology for teaching relativity, from the most traditional methodology to the most contemporary methodology.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA: ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONALEnsino de FísicaTeoria da Relatividade EspecialUnidade de ensino potencialmente significativoAplicativoUma unidade de ensino potencialmente significativa com o aplicativo TRE Einstein para ensinar a relatividade especialA potentially significant teaching unit with the TRE Einstein app to teach special relativityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTUnidadeensinopotencialmente_Lima_2018.pdf.txtUnidadeensinopotencialmente_Lima_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain200412https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27052/2/Unidadeensinopotencialmente_Lima_2018.pdf.txt1cea67ac73502e5149a7ca86ebb5e1a0MD52THUMBNAILUnidadeensinopotencialmente_Lima_2018.pdf.jpgUnidadeensinopotencialmente_Lima_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1389https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27052/3/Unidadeensinopotencialmente_Lima_2018.pdf.jpg9b7c3fcd94ae3b954b2dd14cb5ee3564MD53ORIGINALUnidadeensinopotencialmente_Lima_2018.pdfapplication/pdf3934899https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27052/1/Unidadeensinopotencialmente_Lima_2018.pdf30601e2d19785c72674b92fd93bd470dMD51123456789/270522019-05-26 03:22:15.308oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27052Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:22:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma unidade de ensino potencialmente significativa com o aplicativo TRE Einstein para ensinar a relatividade especial
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A potentially significant teaching unit with the TRE Einstein app to teach special relativity
title Uma unidade de ensino potencialmente significativa com o aplicativo TRE Einstein para ensinar a relatividade especial
spellingShingle Uma unidade de ensino potencialmente significativa com o aplicativo TRE Einstein para ensinar a relatividade especial
Lima, Geogenes Melo de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA: ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL
Ensino de Física
Teoria da Relatividade Especial
Unidade de ensino potencialmente significativo
Aplicativo
title_short Uma unidade de ensino potencialmente significativa com o aplicativo TRE Einstein para ensinar a relatividade especial
title_full Uma unidade de ensino potencialmente significativa com o aplicativo TRE Einstein para ensinar a relatividade especial
title_fullStr Uma unidade de ensino potencialmente significativa com o aplicativo TRE Einstein para ensinar a relatividade especial
title_full_unstemmed Uma unidade de ensino potencialmente significativa com o aplicativo TRE Einstein para ensinar a relatividade especial
title_sort Uma unidade de ensino potencialmente significativa com o aplicativo TRE Einstein para ensinar a relatividade especial
author Lima, Geogenes Melo de
author_facet Lima, Geogenes Melo de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nunes, Luciana Angélica da Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Paulo Henrique Sousa de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Geogenes Melo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Deusdedit Monteiro
contributor_str_mv Medeiros, Deusdedit Monteiro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA: ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA: ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL
Ensino de Física
Teoria da Relatividade Especial
Unidade de ensino potencialmente significativo
Aplicativo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Teoria da Relatividade Especial
Unidade de ensino potencialmente significativo
Aplicativo
description O presente trabalho destinou-se a elaborar e aplicar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e proposta por Marco A. Moreira e, também, desenvolver um aplicativo de jogos educacionais para ser aplicado durante a execução da UEPS. As unidades de ensino são, em linhas gerais, ferramentas que buscam facilitar a aprendizagem de um certo conhecimento, através de novas técnicas que podem ou não fazer uso de mídias educacionais. A UEPS desenvolvida nesse trabalho tem sua atenção no que tangue ao ensino da Teoria da Relatividade Especial (TRE) voltada a uma abordagem mais teórica, proporcionando ao estudante condições para um maior entendimento conceitual com menor ênfase na abordagem matemática. Acredita-se que dessa forma, o que se está aprendendo nas salas de aulas se aproxime mais tanto da Física quanto ciência da natureza, além do que, sendo bem entendido um conceito, a inserção da matemática ao menos será mais fácil. O aplicativo TRE Einstein, que é, de fato, o produto educacional desse trabalho, foi desenvolvido para ser aplicado na UEPS, visto que na sua essência encontra-se uma maior valorização ao entendimento e reflexão sobre os conceitos físicos que a matematização dos mesmos. Todavia, o aplicativo é versátil o suficiente para poder ser tranquilamente usado como parte de qualquer metodologia para o ensino da relatividade, seja aquela mais tradicionalista ou mais contemporânea.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-09T22:16:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-09T22:16:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Geogenes Melo de. Uma unidade de ensino potencialmente significativa com o aplicativo TRE Einstein para ensinar a relatividade especial. 2018. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27052
identifier_str_mv LIMA, Geogenes Melo de. Uma unidade de ensino potencialmente significativa com o aplicativo TRE Einstein para ensinar a relatividade especial. 2018. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27052/2/Unidadeensinopotencialmente_Lima_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27052/3/Unidadeensinopotencialmente_Lima_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27052/1/Unidadeensinopotencialmente_Lima_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1cea67ac73502e5149a7ca86ebb5e1a0
9b7c3fcd94ae3b954b2dd14cb5ee3564
30601e2d19785c72674b92fd93bd470d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832697963446272